A Isotta Fraschini deixará o Mundial de Endurance da FIA antes do encerramento da temporada 2024. A equipe italiana não participará da prova programada para ser disputada no Circuito das Américas, em Austin no próximo mês, o anúncio acontece nesta quarta-feira (21).
O time competina na classe dos Hypercars com apenas um carro, o equipamento era guiado por Carl Bennett, Jean-Karl Vernay e Antonio Serravalle.
O campeonato além de correr nos Estados Unidos, ainda tem passagem programada para o Japão (Fuji) e Bahrein (Sakhir). A notícia chega poucos dias antes da etapa do Texas ser realizada, correspondendo como 6ª etapa do campeonato. Com a desistência da Isotta, a lista e inscritos para a etapa é reduzida para 36 carros.
Acreditava-se que seria difícil a marca italiana permanecer no grid em 2025, com a regra exigindo que os fabricantes dos hypercars inscrevam ao menos dois carros na competição. A Isotta precisaria ampliar o seu programa para dois carros por meio de um segundo carro de fábrica ou adquirindo um carro de outra empresa.
Em comunicado à imprensa, a equipe disse:
“A Isotta Fraschini Milano anunciou sua retirada imediata da temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Endurance, pois não há mais condições de continuar a parceria com a equipe francesa Duqueine.”
“Após uma temporada de estreia produtiva, destacada por um final bem-sucedido na icônica 24 Horas de Le Mans, a marca de automóveis decidiu redirecionar seus recursos para a reestruturação de seu programa de automobilismo e expansão de suas iniciativas de carros de pista e de rua.”
“A Isotta Fraschini estende sua sincera gratidão aos patrocinadores, pilotos, parceiros e fãs por seu apoio inabalável durante esta temporada inaugural. A empresa também agradece ao WEC e ao Automobile Club de l’Ouest (ACO) por seu apoio e espera um possível retorno em um futuro próximo.”
Miguel Valldecabres, que assumiu o cargo de CEO da Isotta no último quando Claudio Berro deixou a empresa, acrescentou:
“Estamos imensamente orgulhosos de nossas conquistas em nossa temporada de estreia. Competir no WEC foi uma honra e experiência incríveis, com as 24 Horas de Le Mans sendo um destaque particular.
“Essa decisão muito difícil não foi tomada de ânimo leve, mas nos permite desenvolver nossos sucessos, fomentando o crescimento de nossa marca e o desenvolvimento de nossos produtos nos mercados de corrida e hipercarros.”
“Como um novo fabricante com grandes ambições, não continuar na temporada do WEC 2024 é uma obrigação estratégica para conservar nossos recursos e garantir a continuidade do nosso projeto.
“Apesar desse difícil revés, estamos animados com o futuro. Nossa jornada como uma marca de desempenho continua, e estamos ansiosos para atingir novos marcos.”
Para a Isotta participou de apenas cinco etapas, abandonando duas corridas, incluindo a prova em São Paulo. O melhor resultado foi obtido nas 24 Horas de Le Mans com o 13° lugar, mas não resultou em pontos.