ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Isack Hadjar vence em Ímola e divide pódio com Gabriel Bortoleto

Hadjar aproveita o fim de semana em Ímola para faturar a sua segunda vitória na temporada 2024 da Fórmula 2 e escala a tabela

Neste domingo (19) a Fórmula 2 retornou para a pista na disputa pela corrida principal do fim de semana. Foi Isack Hadjar que brilhou na prova, conquistando a segunda vitória da temporada 2024. Partindo do terceiro lugar no grid, o piloto da Campos Racing fez uma corrida magistral para segurar a liderança e faturar a vitória, resultado excelente depois de um sábado desastroso.

O brasileiro Gabriel Bortoleto começou a prova ocupando a posição de pole, conquistada com a volta mais rápida realizada na sexta-feira. Porém, o piloto acabou perdendo posições logo depois do início da corrida, caindo para o quarto lugar. Bortoleto conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada ocupando a segunda posição, obtendo mais pontos neste fim de semana, além de ser o primeiro pódio do brasileiro na categoria.

Com o deslize do piloto da Invicta, Oliver Bearman aproveitou o momento para assumir a liderança. Hadjar rapidamente subiu para a segunda posição, enquanto Joshua Dürksen, da PHM AIX Racing, avançou do quinto para o terceiro lugar.

Bearman enfrentou dificuldades para manter a liderança, com Hadjar pressionando de perto. Na 4ª volta, o francês já estava dentro do alcance do DRS, o que aumentou a pressão sobre o piloto da Prema.

Os primeiros pit-stops ocorreram na volta 6, com Hadjar e Dürksen trocando seus pneus supermacios pelos médios. Entre os pilotos que pararam na mesma volta estavam Zane Maloney e Roman Stanek. Na volta seguinte, Bearman levou um grupo de carros para os boxes, incluindo Bortoleto, Franco Colapinto e Paul Aron. No entanto, Bearman teve problemas ao tentar sair dos boxes e caindo para o final do grid, o que deu a Hadjar a liderança efetiva da corrida.

Com os pilotos que largaram com pneus médios ainda na pista, Amaury Cordeel liderava, seguido por Pepe Martí, Juan Manuel Correa, Victor Martins, Kush Maini e Rafael Villagómez. Entretanto, a batalha real pela liderança estava entre Hadjar e Bortoleto, com o brasileiro diminuindo a vantagem do francês para 1,3 segundos na volta 16.

Mais atrás, Maloney enfrentava dificuldades, sendo pressionado por Jak Crawford, Richard Verschoor e Dennis Hauger. Na volta 17, Crawford ultrapassou Maloney e, rapidamente, passou também por Stanek.

Conforme a corrida se aproximava do fim, os pilotos que adotaram a estratégia alternativa começaram a fazer seus pits. No entanto, paradas ruins para Cordeel e Martí os tiraram da competição, deixando o caminho livre para Hadjar e Bortoleto.

 

Nos últimos momentos da corrida, Bortoleto se aproximou perigosamente de Hadjar, mas o francês demonstrou uma defesa impecável, segurando a posição e conquistando a vitória. Bortoleto teve que se contentar com o segundo lugar, enquanto Duerksen completou o pódio, marcando o primeiro pódio dele e da equipe na F2.

Antonelli, favorito da casa, terminou em quarto lugar, seguido por Colapinto e Aron. Crawford e Correa garantiram pontos importantes para a equipe DAMS Lucas Oil, terminando em sétimo e oitavo, respectivamente. Victor Martins, saindo do final do pelotão, terminou em nono, com Richard Verschoor completando o top 10.

Hadjar então pode consolidar sua segunda vitória na temporada 2024, fazendo uma prova segura com um bom ritmo. A Fórmula 2 retorna na próxima semana para o duelo em Mônaco.

Zane Maloney permanece na liderança a no Campeonato de Pilotos, apesar de terminar em 11º, o piloto conta com 68 pontos depois do pódio do sábado. No entanto, sua vantagem foi reduzida por conta da aproximação de Paul Aron separados por apenas cinco pontos, enquanto Isack Hadjar entra para ficar entre os três primeiros colocados com os 59 pontos.

Dennis Hauger aparece na quarta posição, depois de um fim de semana sem pontos, desta forma permanece com os 41 pontos, seguido por Gabriel Bortoleto que faturou 38 pontos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo