Neste fim de semana a Indy retorna das férias de verão, após uma breve pausa no calendário. O campeonato está em sua reta final, a décima 13ª etapa acontece na cidade de Madison, Illinois, com o GP de St. Louis (Bommarito Automotive Group 500).
A prova deste final de semana será disputada no World Wide Technology Raceway, em um circuito oval, com 1,25 milhas ou 2,01 km.
O circuito representa um bom desafio por conta das inclinações diferentes em cada uma das curvas. As curvas 1 e 2 têm características semelhantes ao circuito de New Hampshire Motor Spreedway, enquanto as curvas 3 e 4 são semelhantes ao Phoenix Raceway, o que significa que a primeira parte do circuito é mais travada, enquanto a outra parte do traçado é mais fluida por conta do raio mais longo das curvas. A prova conta com 260 voltas, totalizando os 500 quilômetros.
O traçado entrou para o calendário em 1997. Josef Newgarden, o rei dos ovais, venceu as provas de 2017, 2020 (R2), 2021 e 2022. Na etapa de 2023, a vitória ficou com Scott Dixon.
Quando a Indy mergulhou nas férias, Álex Palou mais uma vez era o líder do campeonato. O espanhol chegou aos 411 pontos, com três vitórias na temporada 2024, além de mais dois pódios. Will Power também está perseguindo o título de 2024, conta com 362 pontos, contra 358 de Scott Dixon. Colton Herta após vencer a etapa de Toronto foi aos 354 pontos, contra 340 de Pato O’Ward.
Neste retorno a Indy conta com algumas alterações: Alexander Rossi, que tinha se acidentado e precisou ser substituído por Pourchaire em Toronto, retorna em Gateway após liberação dos médicos;
A Juncos comunicou o rompimento com Agustin Canapino, desta forma o argentino não representará a equipe na próxima etapa.
Na Rahal Letterman Lanigan Racing, Jüri Vips guiará o quarto carro da equipe, na etapa de Portland – segunda depois do retorno das férias. O equipamento foi usando apenas nas 500 milhas de Indianápolis de 2024, guiado por Takuma Sato. O estoniano terá mais uma chance de correr na Indy, completando a sua terceira prova na categoria.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.