ColunistasDestaquesIndyPost

Indy – McLaren encerra contrato com David Malukas e busca novo piloto para o n°6

Sem previsão para assumir de vez o carro n°6 da equipe, David Malukas é dispensado pela McLaren. Time anunciará novo piloto nos próximos dias

Nesta segunda-feira (29), após a Indy passar pelo Alabama, a McLaren confirma que está encerrando o contrato com David Malukas.

O piloto foi liberado das suas obrigações contratuais com a equipe e não ocupa mais o carro nº6.

Malukas é um piloto de Chicado de 22 anos, foi contratado pela McLaren em 2023, mas não chegou a assumir o carro da equipe em nenhum dos eventos que foram realizados até o momento.

Antes da temporada de competições da Indy ser iniciada, Malukas sofreu uma lesão no pulso esquerdo, após um acidente de mountain bike. O piloto precisou passar por uma cirurgia e entrou em fase de recuperação. O acidente aconteceu no dia 11 de fevereiro, menos de um mês para a primeira batalha da Indy em St.Pete.

Quando ficou claro que Malukas não conseguiria assumir o carro nas primeiras etapas, a McLaren começou a acionar outros pilotos. Callum Ilott guiou pela equipe em St. Pete e na corrida do milhão (que não era válida para o campeonato). Para as provas em Long Beach e no Alabama, a equipe contou com os serviços de Théo Pourchaire.

No comunicado, a equipe justificou que estava encerrando o contrato com Malukas pelo restante da temporada, pelo piloto estar indisponível durante este começo de temporada. O retorno do piloto também não pode ser confirmado, pelo longo período de recuperação.

“A Arrow McLaren anunciou hoje que a equipe dispensou David Malukas pelo restante da temporada 2024 da Indy, devido a ele estar indisponível durante toda a temporada até o momento, sem data de retorno confirmada, como resultado de uma lesão no pulso esquerdo, que ocorreu em 11 de fevereiro, em um incidete de mountain bike”, comentou a McLaren através de comunicado.

O time recorreu ao trabalho de dois pilotos que estão em outras categorias. Callum Ilott que ficou sem vaga no grid da Indy para 2024, está disputando a WEC, enquanto Théo Pourchaire que concluiu os seus trabalhos com a Fórmula 2, seguiu para a Super Fórmula Japonesa.

Malukas disputaria a sua terceira temporada da Indy com a McLaren ao lado de Pato O’Ward e Alexander Rossi, mas a lesão afastou o piloto da sua estreia com o time.

A equipe fará um novo anúncio nos próximos dias, informando qual piloto será atribuído ao carro nº6.

“Os últimos três meses foram desafiadores. Eu me senti privilegiado por ter a oportunidade de pilotar pela McLaren e lamento que isso nunca tenha se concretizado. Eu teria adorado continuar representando a equipe e seus parceiros daqui para frente. Eles têm sido bons e agradeço tudo o que fizeram por mim”, disse Malukas após a dispensa.

“Fiz o que era possível para acelerar o processo de reabilitação, tratamentos, fisioterapia, treino de força, mas minha recuperação demorou mais do que era previsto. Cada lesão é diferente em cada corpo, cicatriza em ritmo diferente. Vou voltar toda a minha atenção para voltar 100% e então provar que estou pronto e capaz de competir e vencer”, seguiu.

Malukas foi vice-campeão da Indy em 2021 e era um piloto atrativo para a McLaren colocar no terceiro carro da equipe. Vale mencionar que no meio desta contratação, o time também estava lidando com o acordo com Alex Palou que não foi para frente, além da saída de Felix Rosenqvist.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo