Nesta segunda-feira (29), após a Indy passar pelo Alabama, a McLaren confirma que está encerrando o contrato com David Malukas.
O piloto foi liberado das suas obrigações contratuais com a equipe e não ocupa mais o carro nº6.
Malukas é um piloto de Chicado de 22 anos, foi contratado pela McLaren em 2023, mas não chegou a assumir o carro da equipe em nenhum dos eventos que foram realizados até o momento.
Antes da temporada de competições da Indy ser iniciada, Malukas sofreu uma lesão no pulso esquerdo, após um acidente de mountain bike. O piloto precisou passar por uma cirurgia e entrou em fase de recuperação. O acidente aconteceu no dia 11 de fevereiro, menos de um mês para a primeira batalha da Indy em St.Pete.
BREAKING NEWS: Arrow McLaren announces it has released No. 6 driver David Malukas from the team.#INDYCAR pic.twitter.com/A0n70W9vuR
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) April 29, 2024
Quando ficou claro que Malukas não conseguiria assumir o carro nas primeiras etapas, a McLaren começou a acionar outros pilotos. Callum Ilott guiou pela equipe em St. Pete e na corrida do milhão (que não era válida para o campeonato). Para as provas em Long Beach e no Alabama, a equipe contou com os serviços de Théo Pourchaire.
No comunicado, a equipe justificou que estava encerrando o contrato com Malukas pelo restante da temporada, pelo piloto estar indisponível durante este começo de temporada. O retorno do piloto também não pode ser confirmado, pelo longo período de recuperação.
“A Arrow McLaren anunciou hoje que a equipe dispensou David Malukas pelo restante da temporada 2024 da Indy, devido a ele estar indisponível durante toda a temporada até o momento, sem data de retorno confirmada, como resultado de uma lesão no pulso esquerdo, que ocorreu em 11 de fevereiro, em um incidete de mountain bike”, comentou a McLaren através de comunicado.
O time recorreu ao trabalho de dois pilotos que estão em outras categorias. Callum Ilott que ficou sem vaga no grid da Indy para 2024, está disputando a WEC, enquanto Théo Pourchaire que concluiu os seus trabalhos com a Fórmula 2, seguiu para a Super Fórmula Japonesa.
Malukas disputaria a sua terceira temporada da Indy com a McLaren ao lado de Pato O’Ward e Alexander Rossi, mas a lesão afastou o piloto da sua estreia com o time.
A equipe fará um novo anúncio nos próximos dias, informando qual piloto será atribuído ao carro nº6.
“Os últimos três meses foram desafiadores. Eu me senti privilegiado por ter a oportunidade de pilotar pela McLaren e lamento que isso nunca tenha se concretizado. Eu teria adorado continuar representando a equipe e seus parceiros daqui para frente. Eles têm sido bons e agradeço tudo o que fizeram por mim”, disse Malukas após a dispensa.
“Fiz o que era possível para acelerar o processo de reabilitação, tratamentos, fisioterapia, treino de força, mas minha recuperação demorou mais do que era previsto. Cada lesão é diferente em cada corpo, cicatriza em ritmo diferente. Vou voltar toda a minha atenção para voltar 100% e então provar que estou pronto e capaz de competir e vencer”, seguiu.
Statement from David Malukas:#INDYCAR pic.twitter.com/dv05zMYWjH
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) April 29, 2024
Malukas foi vice-campeão da Indy em 2021 e era um piloto atrativo para a McLaren colocar no terceiro carro da equipe. Vale mencionar que no meio desta contratação, o time também estava lidando com o acordo com Alex Palou que não foi para frente, além da saída de Felix Rosenqvist.