Nesta terça-feira (02) a McLaren confirmou uma mudança no departamento técnico. A alteração acontece movida pela saída de David Sanchez.
Ainda em março de 2023, Sanchez deixou a Ferrari, para assumir o cargo de diretor técnico, conceito e desempenho na McLaren. Com passagens pela Renault e McLaren, o francês estava na Ferrari desde 2012.
Com a confirmação da contratação, Sanchez passou por um período de quarentena até ser liberado para assumir o cargo na McLaren em janeiro de 2024.
Após três meses trabalhando com a nova equipe, Sanchez confirmou que o acordo que tinham estabelecido, não estava “alinhado com a realidade do cargo”, portanto, optaram pelo rompimento.
Em 2023, a McLaren mostrou uma grande motivação para realizar mudanças internas, motivados pela ambição de retornar ao topo o grid.
Ainda na temporada passada, a McLaren tinha realizado a contratação de novos funcionários, alguns passaram pelo período de “quarentena” assim como Sanchez, antes de assumir os seus postos.
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Em março de 2023, após a contratação de Sanchez, a McLaren confirmou a saída de James Key, em um momento que a equipe lidava com complicações no projeto do carro daquele ano e não tinha conquistado nenhum ponto. Key ingressou no departamento técnico da equipe ainda em 2019.
Os números indicavam na ocasião que a McLaren estava enfrentando uma dificuldade, em 2020 o time encerrou o cano como terceira colocada no mundial de construtores, ocuparam o quarto lugar em 2021 e o quinto em 2022. Na temporada de 2023 voltaram a ocupar o quarto lugar, se tornando a equipe que mais cresceu no ano depois de todas as alterações / atualizações realizadas no equipamento.
O ano em questão foi de muitas mudanças para a McLaren, como a saída de Andreas Seidl, enquanto Andrea Stella era designado para a função de chefe de equipe.
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Através de comunicado, a McLaren afirmou que as mudanças no departamento técnico são referentes “a busca incansável para estabelecer os mais altos padrões técnicos e subir no grid”.
- Rob Marshall foi designado para a função de designer chefe;
- Neil Houldey assumirá o cargo de diretor técnico de engenharia;
- Peter Prodromeu continuará na sua função como diretor técnico de aerodinâmica;
Quando ao departamento de conceito e desempenho “será simplificado” para se concentrar no desempenho, sendo liderado pelo diretor técnico de desempenho.
Andrea Stella assumiu a função de forma provisória até que uma nova contratação seja realizada.
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A McLaren está motivada para continuar o seu crescimento, atualmente o time trava uma disputa com a Mercedes pelo posto de terceira força no campeonato. A equipe chegou a marca de 55 pontos, contra os 26 conquistados pela Mercedes.
Em três corridas, a McLaren conseguiu extrair o melhor do carro na Austrália, faturando o primeiro pódio da equipe com Lando Norris ocupando a terceira posição. Em Melbourne, Max Verstappen abandonou a prova, enquanto Sergio Pérez não conseguiu se recuperar – como era o esperado – após a punição, desta forma Ferrari e McLaren tiveram a chance de obter um resultado melhor.
A dupla da Mercedes abandonou a corrida, não capitalizando nenhum ponto, bom para a McLaren que tinha os carros em P3 e P4.