A Hyundai está expandindo sua presença no automobilismo, lançando um ambicioso programa voltado para as corridas de resistência sob a marca de luxo Genesis. A novidade foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira (12), depois de onda de especulações que aconteceram nos últimos meses, indicando que a marca tinha interesse no WEC.
Em meados de julho, ocorreu uma visita da delegação da Hyundai as 24 Horas de Le Mans, o que resultou em um aguardo para um pronunciamento oficial da marca e seu interesse no Mundial de Endurance da FIA.
Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o projeto, ou quando o fabricante pretende realizar a sua estreia ou qual será o chassi base que servirá de aposta.
“A Genesis tem orgulho de anunciar sua entrada ambiciosa no mundo das corridas de resistência por meio do programa LMDh. A Genesis está explorando ativamente programas para fortalecer sua imagem de alto desempenho e, após uma avaliação completa de várias opções, o LMDh surgiu como a escolha mais estratégica para nós neste momento”, afirmou a Hyundai por meio do comunicado direcionado à imprensa.
“Analisamos cuidadosamente o LMDh e descobrimos que ele é um ajuste natural para nossas ambições de automobilismo e uma plataforma valiosa para impulsionar o desenvolvimento de futuras tecnologias de mobilidade para carros de rua. As corridas de resistência apresentam uma oportunidade incomparável de mostrar a tecnologia de ponta, a filosofia de design e o caráter voltado para o desempenho da Genesis em uma arena altamente competitiva. Este projeto é parte de nossa visão mais ampla para o futuro da mobilidade.”
A Hyundai também possui histórico em corridas de resistência, com destaque para suas vitórias nas 24 Horas de Nürburgring, de 2020 a 2023. O novo programa da Genesis no LMDh reforça o compromisso da marca em continuar inovando e competindo no mais alto nível do automobilismo mundial.
A montadora se destacou no Mundial de Rali (WCR) com títulos conquistados em 2019 e 2020, além de 31 vitórias individuais em ralis até o momento. Foram também obtidos quatro títulos no TCR.
Acredita-se que essa movimentação possa culminar em uma participação no WEC em 2026. A marca também pode correr no IMSA.
Também não foi comunicado quem será o parceiro de chassi do LMDh, mas provavelmente será a ORECA.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.