A Honda confirmou o fornecimento dos motores para a Aston Martin a partir de 2026, porém, após essa parceria ser estabelecida, é inevitável pensar em Fernando Alonso.
O bicampeão mundial passou a defender a Aston Martin em 2023, depois de deixar a Alpine. O piloto foi contratado pelo seu grande nome, mas o espanhol também escolheu a equipe por ver o potencial que Aston Martin tinha para explorar.
Atualmente Alonso conquistou quatro pódios em cinco corridas com o seu novo time. Embora a Aston Martin permaneça com os motores da Mercedes até 2025, o questionamento vai além. Alonso vai trabalhar outra vez com a Honda?
É difícil dizer quando Alonso vai deixar a Fórmula 1, o piloto ainda é bem competitivo na categoria e o seu nome é acompanhado da palavra ambição. Aos 41 anos, Alonso viu uma oportunidade e está em uma de suas melhores versões. Quando a Honda começar a fornecer os motores para a Aston Martin, o piloto terá 44 anos, a Aston Martin não tem objeções para não manter Alonso se o piloto se manter competitivo.
Quando a Honda retornou à Fórmula 1 trabalhando com a McLaren entre 2015 e 2017, Alonso estava com o time, mas foi um período bem complicado. Erros no projeto do carro, assim como os problemas na unidade de potência da Honda fizeram o piloto ficar cansado, desta forma, no GP do Japão de 2015 soltou no rádio “GP2 engine” (motor de GP2 em tradução).
LEIA MAIS: Aston Martin e Honda anunciam parceria para nova era de motores na F1
Alonso se arrependeu do episódio e gostaria de cancelar o que foi dito ou se tivesse oportunidade não teria falado algo desse tipo publicamente. A fala com o seu engenheiro ganhou proporções enormes e expos a Honda ao ridículo na casa da fornecedora de motores. Porém, as diversas trocas deixavam o piloto irritado, pois sempre era necessário arcar com punições no grid de largada.
Obviamente com Alonso na casa, a Honda foi questionada sobre o atrito com o espanhol e se eles realizariam alguma objeção caso o piloto permaneça na equipe.
“Temos acelerado o desenvolvimento durante todo o nosso recente tempo na Fórmula 1, enquanto trabalhamos com Alonso, e isso nos permitiu vencer o Campeonato Mundial. A escolha dos pilotos é de decisão da equipe. Então, se a equipe decidir que teremos Alonso como piloto novamente, não temos nenhuma objeção em que ele pilote”, afirmou Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation.
Enquanto estabeleciam o acordo para o fornecimento dos motores a partir de 2026, Alonso não foi uma pauta das negociações. Se o piloto permanecer com a equipe será “fantástico”, como mencionou Martin Whitmarsh, CEO do Grupo Aston Martin Performance Technologies.
“Claramente, Fernando está fazendo um ótimo trabalho na equipe e estou muito feliz em tê-lo como parte de nossa equipe, pois ele está dando uma grande contribuição dentro e fora das pistas. Obviamente, falei com Fernando há um tempo sobre a direção que queríamos seguir.”
“Ele é uma pessoa muito inteligente, tenho certeza que todos aqui estão se referindo a alguns comentários que foram feitos no calor da batalha uma vez, que foi memorável para alguns, mas acho que ele entende e respeita o que a Honda está fazendo. Temos que estar cientes – e não dissemos isso, mas devemos mencionar – a Honda venceu os Campeonatos Mundiais de 2021 e 2022e, e a menos que possamos vencê-los este ano, eles o farão novamente. Então eles são um grande parceiro para nós e acho que Fernando vê isso”, seguiu.
Não é novidade, todos notaram a mudança de postura de Fernando Alonso. Mesmo na Alpine, com a equipe não conseguindo cumprir com o que era esperado, o espanhol não se portou como antes.
“Temos que dar a ele um carro que seja consistentemente capaz de vencer corridas. Como espero que tenham observado, demos um passo razoável este ano, ainda não chegamos aonde deveríamos estar, mas continuamos a desenvolver as instalações da equipe e vamos ficar mais fortes. Espero que ele esteja por aí por alguns anos, e seria ótimo se ele estivesse em forma e competitivo como está hoje. Então seria fantástico tê-lo no carro em 2026 também”, comentou Whitmarsh.
Alonso vivia pedindo um carro um pouco mais competitivo, pois ele acreditava em seu potencial e poderia fazer a diferença. A Aston Martin progrediu e Alonso tem ficado cada vez mais confiante com o projeto. O piloto está almejando um resultado ainda melhor em Mônaco, acreditando que a Red Bull pode ser batida neste circuito.
O espanhol retornou para a categoria com o objetivo de conquistar mais um título mundial, talvez Alonso esteja mais próximo desse sonho nos próximos anos, principalmente se o time continuar crescendo.