AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Honda apresenta motor em Tóquio e inicia nova era na Fórmula 1 com Aston Martin

Fabricante japonesa revela em Tóquio a unidade de potência que equipará a Aston Martin no novo regulamento da F1, marcando sua permanência na categoria após rever planos de saída

A Honda revelou nesta madrugada de terça-feira (20) o seu novo motor que equipará os carros da Aston Martin na temporada 2026. O evento aconteceu em Tóquio, como um lançamento a parte do que será realizado pela equipe no início de fevereiro.

A fabricante japonesa decidiu estender sua permanência na Fórmula 1 por mais alguns anos após o sucesso da parceria com a Red Bull no atual ciclo técnico da categoria. Embora tenha anunciado em 2020 a intenção de se retirar da Fórmula 1, a Honda reviu seus planos diante dos resultados expressivos alcançados pela equipe austríaca nas temporadas seguintes. Com isso, optou por seguir envolvida no projeto, assumindo a construção e a manutenção das unidades de potência até o encerramento deste regulamento.

Desta forma, a marca japonesa deveria deixar a categoria neste momento que a competição está passando por uma mudança grandiosa no motor, mas eles foram atraídos pela nova era da categoria.

O RA626H, foi apresentado para a comunidade em um evento da Honda, contando com membros da Aston Martin e o CEO da F1 Stefano Domenicali – que brotou em mais uma apresentação, depois do evento da Red Bull em Detroit.

Para identificação da Honda neste ano, também foi revelado um novo logo para a marca, representando este projeto. Segundo o CEO da Honda, Toshihiro Mibe, ele será usado não apenas na Fórmula 1, mas em outras atividades de automobilismo que culminam na “transformação dos produtos automotivos da Honda”.

“Hoje também lançamos uma nova marca ‘H’ com um design renovado, que a Honda adotou como o novo símbolo que representa seu negócio automobilístico. Essa nova marca H simboliza a transformação do negócio automobilístico da Honda, por isso é um momento importante para nós”, comentou Mibe.

Honda – apresentação em Tóquio – Foto: divulgação Honda

Diferente da Red Bull, que em seu evento apresentou uma animação 3D, revelando partes do projeto, a Honda manteve o motor estático durante a apresentação e disponibilizou algumas fotos da unidade de potência, mas sem detalhes do projeto.

“Estou muito feliz em celebrar o início da nossa parceria com a Honda aqui em Tóquio hoje”, disse Lawrence Stroll. “A Aston Martin Aramco Formula 1 Team e a Honda compartilham muitos valores, e esses valores nos uniram para 2026 e além.”

“A forte colaboração entre o Centro de Tecnologia da AMR em Silverstone e a Honda Racing Corporation (HRC) em Sakura demonstra a profundidade da nossa parceria. Estamos confiantes de que temos todos os elementos necessários para lutar pela vitória no futuro e temos enorme fé na unidade de potência da Honda e nos engenheiros responsáveis ​​por ela.”

“Nossa jornada nem sempre será fácil e desafios inevitavelmente surgirão, mas vencer é o que impulsiona ambas as empresas e, juntos, esperamos muitos anos de parceria bem-sucedida.”

Para o novo ciclo de motores, a Fórmula 1 passará por uma grande mudança no regulamento, tanto dos chassis como dos motores. As novas unidades de potência têm uma divisão 50/50 entre os motores de combustão e elétrico. A categoria também conta com um limite de teto de gastos para o desenvolvimento dos motores, exigindo que os fabricantes busquem eficiência no desenvolvimento para alcançar os melhores recursos possíveis, mesmo com recursos limitados.

O presidente da Honda, Mibe, acrescentou: “A participação da Honda na F1, o auge do automobilismo, tem sido a personificação do espírito do fundador da empresa, Soichiro Honda, que inspirou os engenheiros da Honda a se comprometerem a se tornarem o número 1 do mundo e a enfrentarem os desafios mais difíceis.”

“Em 2026, a Fórmula 1 passará por uma grande mudança nos regulamentos, tanto para o chassi quanto para a unidade de potência. A Honda vê a F1 como um símbolo de desafio e inovação, e a HRC, divisão global de competição da Honda, desenvolveu a RA626H, a nova unidade de potência para a temporada de 2026, para atender a esses desafios.”

“Em sua busca para se tornar a número um do mundo, a Honda continuará a enfrentar desafios junto com a equipe Aston Martin Aramco de Fórmula 1.”

A Aston fez uma grande mudança na sua fábrica, para dar um maior suporte para o time em busca de se tornar uma equipe competitiva e que possa ganhar campeonatos. Eles também investiram na contratação de muitas pessoas, incluindo o projetista Adrian Newey, que neste campeonato também desempenhará o papel de chefe de equipe.

“O novo Centro Tecnológico da Aston Martin em Silverstone, Reino Unido, foi concluído, fortalecendo ainda mais a organização como nunca antes. O novo túnel de vento está se mostrando um recurso vital para o desenvolvimento, além de um novo centro de dados que está sendo construído para fortalecer ainda mais as capacidades da equipe. A equipe está ultrapassando limites e trabalhando incansavelmente com o sucesso futuro em mente”, falou Stroll

Em sua apresentação, a Honda demonstrou que está interessada na Fórmula 1 pelos seus recursos humanos, na possibilidade de desenvolver profissionais.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading