AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hamilton se surpreende com pole conquistada para prova Sprint na China

Com grande desempenho, Hamilton superou Max Verstappen e Oscar Piastri para iniciar a primeira corrida do fim de semana na liderança

Lewis Hamilton ficou incrédulo ao obter a pole com a Ferrari na China. O heptacampeão mundial disputará o seu segundo evento com a equipe italiana, sendo o primeiro com Sprint.

Ao longo da classificação, Hamilton despontou no SQ1, quando faturou a melhor marca. No SQ3, quando os pilotos usaram os pneus macios, Hamilton superou a marca de Max Verstappen em 0s018, estabelecendo um novo recorde no circuito, com a marca de 1m30s849.

Ao longo dos seus anos de Fórmula 1, Hamilton obteve seis poles no circuito de Xangai e faturou seis vitórias neste circuito.

“Eu estou um pouco chocado, honestamente. Estou um pouco surpreso com isso. Eu não sabia quando chegaríamos a essa posição”, comentou Hamilton depois de obter a pole.

“Depois do último fim de semana, foi um começo de semana difícil e cheguei aqui com agressividade e só queria entrar no fim de semana e colocar o carro em um ótimo lugar.”

Em sua primeira corrida com a Ferrari, o time fez escolhas difíceis. Tentando priorizar a corrida do GP da Austrália, a Ferrari não foi bem durante a classificação por conta do acerto de chuva usado em pista seca. Além disso, por conta de um erro estratégico na corrida, Charles Leclerc e Hamilton perderam ainda mais terreno.

Às vésperas do GP da China, o início do relacionamento de Hamilton com o novo engenheiro, Riccardo Adami, também rendeu vários comentários. Em Melbourne, o piloto alertou o engenheiro que queria menos informações sobre a corrida e precisava saber apenas o essencial. Ambos continuam construindo um relacionamento, o que deve ser difícil nesse início, já que Hamilton passou anos com Peter Bonnington, enquanto Adami atendeu outros competidores que passaram pela Ferrari.

“Comecei imediatamente com uma sensação melhor no carro e não consigo acreditar que estamos na frente, à frente de uma McLaren que foi tão rápida durante os testes de inverno, a primeira corrida e até hoje.”

Sobre a volta que conseguiu no traçado, Hamilton disse: “Meu primeiro setor foi muito, muito forte, acho que foi onde melhorei mais naquela volta, mas apenas com pequenos acertos em todo o percurso.”

“Ainda há tempo para encontrar, com certeza, o que tentarei e aplicarei na próxima sessão de classificação em que saímos. É incrível ver o número um, quando você para e está em um carro vermelho, é incrível.”

Esta é apenas a segunda vez que Hamilton larga da pole em uma prova Sprint. A primeira ocorreu na estreia do formato, em Silverstone, em 2021.

Quando perguntado sobre a possibilidade de manter a posição durante a Sprint no sábado, ele respondeu: “Não consegui fazer uma corrida no Bahrein. Obviamente fizemos a corrida no último fim de semana no molhado, mas amanhã será meio que minha primeira corrida realmente e domingo será minha primeira corrida de verdade no seco com este carro, então estarei aprendendo.”

“Espero que possamos manter, mas acho que os McLarens estão muito, muito rápidos, assim como Max. Mas estamos em uma boa posição, vamos permanecer positivos, manter a cabeça erguida e continuar avançando.”

Watch on TikTok

Horários do GP da China de Fórmula 1 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo