AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Hamilton perde cinco posições no grid para o GP da Itália após punição adquirida Zandvoort

Britânico foi considerado culpado por não reduzir a velocidade sob bandeira amarela dupla em Zandvoort e largará cinco posições atrás em Monza

Lewis Hamilton começará o GP da Itália, em Monza, com uma desvantagem. O piloto da Ferrari foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada após ser considerado culpado por não reduzir a velocidade de forma significativa sob bandeira dupla amarela durante o GP da Holanda, em Zandvoort.

O incidente aconteceu antes da corrida, durante as voltas de reconhecimento. Por determinação da direção de prova, todos os pilotos deveriam reduzir drasticamente a velocidade na última curva antes da entrada dos boxes, onde bandeiras amarelas duplas estavam sendo agitadas.

“Devido à natureza da pista, o Diretor de Corrida informou a todos os participantes que a última curva antes do pit lane teria bandeiras amarelas duplas acenadas”, informaram os comissários. “Isso foi com o intuito de garantir a segurança de todos no grid e no pit-lane.”

“Os regulamentos exigem que qualquer piloto que passe por um setor de fiscalização com bandeira amarela ‘reduza a velocidade significativamente. Analisamos a telemetria disponível no sistema da FIA. Também solicitamos à equipe que nos fornecesse seus dados de telemetria. Tudo isso levou algum tempo e como resultado, a decisão foi adiada”, seguiram.

“Além disso, o Artigo 44.1 exige que todos os pilotos que fizerem mais de uma volta de reconhecimento dirijam pela entrada dos boxes em ‘velocidade bastante reduzida’.

“Os dados mostraram que o piloto entrou no setor amarelo duplo aproximadamente 20 km/h menor do que sua velocidade no mesmo ponto nas sessões de treinos, reduziu a aplicação do acelerador na ordem de 10% a 20% e levantou e freou 70 metros antes ao entrar no pit-lane.”

Segundo os comissários, a telemetria mostrou que Hamilton reduziu cerca de 20 km/h em relação às sessões de treinos, além de aliviar o acelerador e frear mais cedo que o habitual. Ainda assim, a FIA entendeu que a redução não foi considerada “significativa” para as exigências do regulamento por conta da bandeira amarela dupla no local.

“As diretrizes de penalidade para tal infração normalmente resultariam em uma penalidade de 10 posições no grid na corrida seguinte. No entanto, considerando que o piloto tentou reduzir a velocidade e frear antes do previsto, levamos isso em consideração como circunstâncias atenuantes e impusemos uma penalidade de cinco posições no grid”, concluíram os comissários.

Com isso, Hamilton terá que largar cinco posições atrás de onde se classificar em Monza, palco da corrida caseira da Ferrari. O britânico chega ao GP italiano após um abandono no último domingo, quando perdeu o controle do carro na Curva 3 de Zandvoort pela pista úmida.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading