Como era esperado para o GP da Bélgica, alguns pilotos vão lidar com punições neste fim de semana e algumas delas já foram confirmadas: Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrar), Lando Norris (McLaren) Esteban Ocon (Alpine), Mick Schumacher (Haas) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) passaram por trocas de elementos da unidade de potência dos seus carros.
Todos esses pilotos vão se reorganizar no final do pelotão, mas outros competidores do grid ainda podem passar pelo mesmo processo de trocas do motor neste sábado.
Os pilotos que já passaram pela troca dos elementos do motor podem participar normalmente da classificação, o tempo estabelecido na sessão, também ajudará a formar a ordem de largada do grid, ele será combinado ao número de punições que cada piloto receberá pelas trocas que foram realizadas.
O que foi trocado do carro de cada piloto?
Charles Leclerc realizou a troca do 5º MGU-K e 3º sistema de armazenamento de energia (ES), rendendo nesta troca a perda de quinze posições no grid de largada. A Ferrari ainda aproveitou para substituir o câmbio e os componentes auxiliares do câmbio, rendendo mais dez posições pela alteração.
A troca realizada no carro de Max Verstappen corresponde a introdução do 4º motor de combustão interna (ICE), turbocompressor (TC), MGU-H e MGU-K. A Red Bull aproveitou para introduzir também um novo câmbio.
Lando Norris por sua vez também conta com a introdução do 4º motor de combustão interna, turbocompressor e MGU-H.
Esteban Ocon também passou por uma troca completa do motor, o piloto da Alpine recebe um 4º motor de combustão interna, turbocompressor, MGU-H, MGU-K. Além de um 3º sistema de armazenamento de energia e central eletrônica (CE).
Valtteri Bottas contará com 5º motor de combustão interna, além de 6º turbocompressor, e sexto MGU-H, acumulando a perda de 15 posições no grid de largada. Assim como Leclerc o finlandês teve o câmbio e componentes auxiliares do câmbio alterados, rendendo mais dez posições de punição no grid.
Ainda nesta leva, Mick Schumacher soma então 20 posições de punição no grid. O carro do piloto alemão recebeu a 3ª central eletrônica, câmbio e os componentes auxiliares.
Os motores da Fórmula 1 foram congelados a partir de 2022 e seguem desta forma até 2025, com as unidades de potência se mantendo praticamente iguais neste período. A categoria dividiu o prazo para a homologação de algumas peças em duas fases, a primeira ocorreu em março de 2022.
As fornecedoras de motor têm o prazo limite de 1º de setembro para realizar as últimas homologações, como o MGU-K, armazenador de energia e a central eletrônica, desde que nenhuma alteração tenha sido realizada no início da temporada. Mudanças voltadas para o desempenho estão proibidas, mas ainda é possível usar algumas brechas na questão da confiabilidade.
Situação dos Motores no GP da Bélgica
Piloto | Equipe | ICE | TC | MGU – H | MGU-K | ES | CE | EX |
George Russell | Mercedes | 2 | 2 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Lewis Hamilton | Mercedes | 2 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 3 |
Max Verstappen | Red Bull | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 2 | 6 |
Sergio Pérez | Red Bull | 3 | 3 | 3 | 3 | 1 | 2 | 5 |
Charles Leclerc | Ferrari | 4 | 4 | 4 | 5 | 3 | 3 | 8 |
Carlos Sainz | Ferrari | 4 | 4 | 4 | 4 | 2 | 3 | 5 |
Daniel Ricciardo | McLaren | 3 | 3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Lando Norris | McLaren | 4 | 4 | 4 | 3 | 2 | 2 | 5 |
Fernando Alonso | Alpine | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 4 | 5 |
Esteban Ocon | Alpine | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 4 |
Pierre Gasly | AlphaTauri | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Yuki Tsunoda | AlphaTauri | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Lance Stroll | Aston Martin | 3 | 3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Sebastian Vettel | Aston Martin | 3 | 3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Alexander Albon | Williams | 3 | 3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Nicholas Latifi | Williams | 3 | 3 | 2 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo | 5 | 6 | 5 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Zhou Guanyu | Alfa Romeo | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 4 |
Kevin Magnussen | Haas | 4 | 4 | 4 | 3 | 4 | 2 | 4 |
Mick Schumacher | Haas | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 3 | 5 |