Em todo ano, o cenário do automobilismo internacional aguarda com grande expectativa a chegada das 24 Horas de Daytona – a bandeira verde anual para a temporada de corridas em todo o mundo. A expectativa é ainda maior em 2022, com a histórica 60ª corrida da icônica corrida de 24 horas no Daytona International Speedway de 29 a 30 de janeiro.
Um colossal 61 carros foram inscritos para a sessão de testes Roar Before the Rolex 24 (as sessões de treino e classificação que precedem a corrida na semana anterior da prova). É o maior número de entradas desde 2014.
O presidente da IMSA, John Doonan, deu as boas vindas aos participantes, ressaltando a importância da prova. O mundo das corridas volta os olhos para as 24 Horas de Daytona todos os anos, uma vez que normalmente inicia a temporada para todos na indústria e atrai uma quantidade imensa de pilotos internacionais e talentos de equipe”. celebrou
Outro fator a ser pontuado por Doonan foi o número recorde de inscritos. “Isso mostra que a IMSA WeatherTech SportsCar e as corridas de carros esportivos em todo o mundo continuam a crescer e prosperar. Estamos muito empolgados com o que deve ser uma corrida e um campeonato memoráveis”, concluiu.
As 61 equipes inscritas estão divididas em cinco classes: São sete carros entre os Protótipos DPI; dez na classe LMP2. outros dez na LMP3, 13 na classe GTD Pro (que substitui a antiga classe GT Le Mans, ou GTLM); e mais 22 na classe GT Daytona.
Dentre os pilotos inscritos, temos cinco representantes brasileiros até o momento. Um dos vencedores da última edição das 24 Horas de Daytona, Hélio Castroneves correrá pelo Acura da Meyer Shank Racing. Já um dos atuais campeões da IMSA, Pipo Derani, segue mais uma temporada a bordo do Cadillac da Wayne Taylor Racing.
O outro brasileiro que foi campeão da categoria ano passado, Felipe Nasr, deixou a equipe e se juntou ao projeto da Porsche/Penske visando o regulamento técnico de 2023. Nasr correra a edição deste ano das 24 Horas de Daytona com um Porsche da equipe Pfaff Motorsports na classe GTD Pro.
Na mesma classe Augusto Farfus competira pela BMW da Rahal-Letterman Lanigan. Por fim, teremos Felipe Fraga competindo pela classe LMP3 na equipe Riley Motorsports, que foi campeã no ano passado da divisão.
A classificação das 24 Horas de Daytona será no dia 23 de janeiro em uma corrida de 100 minutos. Já a largada da prova será no sábado seguinte (30), com largada prevista às 17h (Horário de Brasília). A transmissão da corrida será pelos canais ESPN e Star+.
Lista completa dos pilotos inscritos está aqui
Fonte: IMSA.com