A doce Singapura, trouxe a felicidade para Sebastian Vettel neste domingo (22), pois o alemão não vencia uma prova desde a Bélgica 2018. Após uma boa parada nos boxes, o alemão conseguiu vantagem, mas só ficou visível quando Charles Leclerc foi para os boxes, pois enquanto o monegasco retornava a pista, Vettel realizou a ultrapassagem. O monegasco ficou com uma cara azeda após a corrida, pois em sua concepção a equipe errou com ele.
Muita coisa aconteceu a frente deles até todos os pilotos realizarem as suas paradas, Lewis Hamilton permaneceu por muito tempo na pista e isso custou a posição para a Ferrari, mas principalmente para a Red Bull, pois desta forma os dois carros da equipe italiana terminaram no pódio, com Max Verstappen assumindo a terceira posição.
Lewis Hamilton precisou se contentar com a quarta posição. O Safety Car não veio no momento certo para o inglês e mesmo com a entrada posterior as paradas, não surtiu efeito para a Mercedes, pois mais uma vez Singapura provou que é difícil ultrapassar quando os carros estão extremamente próximos. A estratégia de Hamilton era direcionada para Leclerc, pois ele queria ter aplicado um ”golpe” semelhante ao executado por Vettel.
Valtteri Bottas foi o quinto colocado, ameaçando o companheiro de equipe na largada, além de tentar se manter próximo. Alexander Albon da Red Bull foi mais um piloto que tentou abocanhar uma posição melhor se algo desse errado a sua frente, mas o tailandês fechou em sexto, um bom resultado pois andou próximo ao companheiro de equipe durante todo o final de semana.
Lando Norris terminou em sétimo, sendo atacado até a última volta por Pierre Gasly da Toro Rosso e Nico Hulkenberg da Renault, eles andaram a menos de um segundo atrás do piloto da McLaren que não tinha como se defender dos ataques deles, mas utilizou toda a pista, para evitar a ultrapassagem.
Antonio Giovinazzi pontuou mais uma vez ao terminar a prova em décimo, o italiano chegou a liderar algumas voltas da corrida, pois à medida que os pilotos foram parando, ele foi ganhando posições no grid. O italiano largou de compostos médios novos na décima primeira posição, foi se aproveitando dos incidentes que aconteceram na sua frente e entrou na zona de pontuação. Chegou a rodar em oitavo e próximo de terminar a prova com está posição, mas a Alfa Romeo errou na estratégia quando manteve ele por mais tempo que o necessário, assim Gasly ganhou a sua posição.
O italiano ainda se envolveu em um incidente com Daniel Ricciardo, o australiano fora ousado na tentativa de ultrapassagem pois vinha fatiando o grid. No final das contas Giovinazzi passou a correr pelo décimo lugar e conseguiu ela quando ultrapassou Magnussen.
O Safety Car entrou por três vez na pista, a primeira pela batida de Romain Grosjean com George Russell, logo depois ele retornou quando o carro de Sergio Pérez quebrou no meio do circuito e a última vez quando Kimi Raikkonen e Daniil Kvyat se tocaram.
A corrida em Singapura foi bem movimentada, apesar das quase duas horas de realização, entrando para o Rol de boas provas de 2019.
A Fórmula 1 retorna nesta próxima sexta-feira (27), para o início das atividades do Grande Prêmio da Rússia.
lll Saiba como foi a Corrida em Singapura
Na pista a temperatura estava na casa dos 37°C, com 30°C no ambiente.
O grid de largada era: Leclerc, Hamilton, Vettel, Verstappen, Bottas, Albon, Sainz, Hulkenberg, Norris, Giovinazzi, Gasly, Raikkonen, Magnussen, Kvyat, Pérez, Stroll, Grosjean, Russell, Kubica e Ricciardo.
Let’s go dancing in the dark, shall we? 🕺#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/qkN7g15vjb
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Volta 1: Charles Leclerc conseguiu manter a ponta, com Hamilton e Vettel acompanhando o monegasco. Carlos Sainz foi perdendo posições, por conta de um pneu furado em um toque na largada com Nico Hulkenberg.
Lando Norris foi para a oitava posição e com Sainz fora, Giovinazzi e Magnussen ganharam uma posição cada, passando a ser o nono e o décimo respectivamente.
Volta 2: Nico Hulkenberg foi para os boxes, retornando com os pneus duros, para tentar permanecer o máximo na pista. George Russell que teve a asa dianteira danificada em um toque com Daniel Ricciardo, também foi aos boxes.
A nightmare pit stop for Sainz means he’s already a lap down 😩
He was tagged by Hulkenberg at Turn 5 on the opening lap#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/alCD3V9Wkv
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Daniel Ricciardo já havia chegado a décima quinta colocação.
Volta 3: A parada de Sainz foi bem lenta e o piloto da McLaren retornou a pista, já levando uma volta do líder.
Daniel Ricciardo ultrapassou Pérez, para se tornar o décimo quarto colocado.
Na ponta Hamilton tentava se aproximar de Leclerc que já havia aberto mais de um segundo de vantagem.
Volta 4 – Os dez primeiros eram: Leclerc, Hamilton, Vettel, Verstappen, Bottas, Albon, Norris, Giovinazzi, Magnussen e Gasly.
Volta 5: Hamilton estava conseguindo abrir a asa, pois passava nos pontos de detecção do DRS com menos de um segundo de diferença para Leclerc. O mesmo começava a acontecer em alguns momentos com Verstappen, que estava lutando pela terceira posição Vettel.
Volta 7: Daniel Ricciardo tentava conquistar a décima terceira posição de Stroll, mas o canadense não deixava barato, não poupando o toque roda com roda, com o australiano.
Raikkonen tentava se aproximar de Gasly, para chegar à zona de pontuação com mais um carro da Alfa Romeo.
Por ser um circuito de rua, os pilotos não conseguiam abrir grandes distâncias para os seus companheiros ou adversários e assim para todos era difícil pegar ar limpo.
Volta 10: Verstappen e Bottas estavam dentro da disputa entre Leclerc, Hamilton e Vettel. A distância de Bottas para o líder estava em pouco mais de três segundos.
Kvyat, Ricciardo e Stroll brigavam pela décima segunda posição, Ricciardo atacou conseguiu a posição de Kvyat e trouxe com ele Stroll. O australiano passou o russo por fora, com o canadense realizando a manobra por dentro.
LAP 11/61
First Stroll gets through, then Perez sneaks past Kvyat for P14 ✨#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/42tKWlEKJO
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Volta 12: Pérez também ultrapassou Kvyat e assim formava uma dobradinha com a Racing Point, pois Stroll estava em décimo terceiro e o mexicano vinha logo atrás.
Volta 13: Daniil Kvyat foi para os boxes, retornando de compostos duros na décima oitava posição.
Volta 14: Foi a vez de Sergio Pérez segui para os boxes, o mexicano abandonou o uso dos pneus médios para instalar os compostos duros.
Volta 15: Albon havia se aproximado de Bottas, mas como o rendimento dos pneus macios já havia caído, todos eles só se mantinham próximos, mas nenhuma ação podia dar segmento.
Volta 16: Kimi Raikkonen realizou a sua parada, retornando com os pneus duros instalados, na décima sexta posição.
Volta 18: Robert Kubica dificultava a vida de quem tentava ultrapassá-lo, Raikkonen com os pneus novos demorou um pouco, assim como Pérez e Kvyat que estavam logo atrás.
LAP 17/61
There’s a bit of a queue forming behind Kubica, who’s yet to stop
Raikkonen muscles past, then Perez and Kvyat sneak by#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/RXljp1Hf2i
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Volta 19: Kevin Magnussen foi aos boxes, retornando com os pneus duros e em cima de Nico Hulkenberg, os dois negociaram espaço em pista, mas o alemão seguiu na décima segunda posição.
Volta 20: Sebastian Vettel e Verstappen foram juntos aos boxes, ambos retornando de pneus duros. O alemão passava a ser o décimo, com o holandês em décimo segundo.
LAP 20/61
Our first leaders are in! Vettel and Verstappen dive in…
Vettel emerges tenth, but Verstappen drops behind Hulkenberg in P12#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/KPS1xn5ctL
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Volta 21: Hamilton assumiu a liderança da corrida, pois Leclerc foi aos boxes. No retorno do monegasco, o alemão passava por ele na saída dos boxes, desta forma assumindo a posição do companheiro de equipe. De fato, os pneus de Vettel estavam mais aquecidos e com isso o seu rendimento era superior.
LAP 21/61
Leclerc pits… and rejoins BEHIND team mate Vettel! 😱#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/UYNoRDlWrv
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Volta 22: Vettel conseguia a melhor volta da prova 1:45:453, já na sétima posição.
Volta 23: Bottas foi para os boxes retornando na nona posição, também de pneus duros.
GAINS AND LOSSES (23/61)
Top five yet to pit… 😅#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/kgFlJd9KYr
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Volta 24: Entre os dez, Hamilton líder, seguido de Giovinazzi, Gasly, Ricciardo e Stroll, não haviam trocado nenhuma vez de pneus.
Volta 26: Hamilton finalmente seguia para os boxes, retornando de pneus duros na oitava posição. Albon cometia um pequeno erro e perdia distância para Bottas. Giovinazzi passava a liderar a corrida.
Gasly na segunda posição estava a mais de um segundo para Giovinazzi e era quase a mesma distância que Ricciardo tinha para o francês da Toro Rosso.
Volta 29: Stroll estava entre os dois carros da Ferrari e desta forma Leclerc que era o sexto colocado, desgastava os compostos atrás do piloto da Racing Point.
Sebastian Vettel conseguia assumir a terceira posição, após ultrapassar Daniel Ricciardo. Pouco depois era a vez de Stroll conseguir o quinto lugar ao concluir a ultrapassagem em Stroll.
Uma disputa interna ocorria na pista, pois Bottas passava a atacar Lewis Hamilton, para obter a oitava posição.
Volta 30: Em um toque roda com roda, Gasly e Vettel se encontraram e assim o alemão assumia a segunda posição. Vettel passou a atacar Giovinazzi que era o líder.
Volta 31: Sebastian Vettel passava a ser o líder, após ultrapassar Giovinazzi.
LAP 31/61
Vettel takes the lead from Giovinazzi
It might have only been a few laps – but @Anto_Giovinazzi is officially our newest lap leader in Formula 1! 💪#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/B7SpmVmOSF
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Volta 32: Stroll foi aos boxes, abandonando os pneus médios para utilizar os compostos duros.
As posições eram: Vettel, Giovinazzi, Leclerc, Gasly, Verstappen, Ricciardo, Hamilton, Bottas, Albon e Hulkenberg.
Volta 33: Pierre Gasly foi para os boxes, retornando em décimo quinto.
Giovinazzi passava a ser ultrapassado e assim Leclerc e Verstappen concluíam a ultrapassagem no italiano e deixavam a corrida mais frénetica.
Volta 34: Antonio Giovinazzi e Daniel Ricciardo se tocavam enquanto o australiano tentava realizar a ultrapassagem no italiano. O piloto da Renault ficou com o pneu furado na tentativa de ultrapassagem ousada.
LAP 34/61
Ricciardo and Giovinazzi collide 😱
The Aussie limps back with a puncture, while our former race-leader makes a routine stop for tyres#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/WML9AooqaI
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Volta 35: Giovinazzi finalmente foi para os boxes, assim como Ricciardo, ambos retornavam de pneus duros, o italiano em décimo quinto, com o australiano em décimo sétimo.
George Russell acabava batendo no muro de contenção, após um toque entre ele e Grosjean na curva 8. Assim o carro de segurança era ativo para a remoção dele.
⚠️ SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 35/61) ⚠️
Grosjean and Russell collide, and the Williams is out
RUS: ” ******… I shouldn’t be surprised”#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/V14BQfZX2I
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Volta 36: Com a entrada do carro de segurança, Grosjean fora para os boxes, realizar a troca da asa dianteira, que fora danificada com o toque entre ele e Russell.
Volta 37: Nico Hulkenberg, Kvyat e Giovinazzi, apostavam em mais uma parada cada, só o alemão instalou os pneus médios, os demais colocaram os compostos macios.
LAP 37/61
To pit, or not to pit…
(@RenaultF1Team choose the first option for The Hulk)#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/0iwaaPf4xj
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Volta 39: Carlos Sainz seguia ultrapassando os pilotos, para retornar a volta normal da prova.
Volta 41: O Safety Car deixou a pista e ocorreu a relargada.
LAP 41/61
GREEN GREEN GREEN!#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/wwR4thqUpu
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Vettel conseguia se manter na ponta, deixando Leclerc para Verstappen, que tentava chegar a segunda posição. Hamilton também entrava na disputa pelo pódio
Stroll e Gasly tocavam roda com roda, o canadense queria chegar a décima primeira posição.
Volta 42: Stroll acabava furando o pneu, após se tocar com Gasly mais uma vez e quase tirava Antonio Giovinazzi que era o décimo quarto, quando começou a perder posições.
O canadense precisou realizar mais uma parada e assim retornava com os pneus macios, na décima nona posição.
Volta 43: As posições eram: Vettel, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Bottas, Albon, Norris, Magnussen, Raikkonen e Gasly.
Volta 44: Sergio Pérez, começava a perder posições e ficava parado na décima primeira curva, provocando uma bandeira amarela.
Pouco depois a direção de prova, optou por acionar o carro de segurança para a remoção da Racing Point do mexicano.
⚠️ SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 43/61) ⚠️
It’s a nightmare few laps for Racing Point 😭
Perez pulls over on the back straight#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/WuzunENLta
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Volta 45: Stroll foi mais uma vez para os boxes, instalando novos compostos macios.
Volta 48: O Safety Car deixou a pista e mais uma vez a relargada aconteceu, Vettel conseguia se manter na liderança mais uma vez e Leclerc com um pouco mais de potência, ficava próximo ao companheiro de equipe. Verstappen era o terceiro colocado, acompanhado por Hamilton em quarto.
Magnussen e Hulkenberg se tocavam roda com roda, valendo a disputa pela nona posição, enquanto isso um pouco mais atrás, Grosjean e Kvyat também se tocavam, valendo a décima terceira posição.
Volta 49: Giovinazzi assumia a décima primeira posição, após ultrapassar o companheiro de equipe. Raikkonen tentava deixar o carro largo para evitar a ultrapassagem de Kvyat.
Volta 50: Raikkonen e Kvyat acabavam se tocando na curva 2 e a suspensão do finlandês quebrou com o toque.
O carro de segurança retornou mais uma vez para a pista, para a remoção do carro do finlandês.
⚠️ SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 50/61) ⚠️
Kvyat and Raikkonen crash at Turn 1!
The Iceman retires 😕#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/n1OoNCSoSu
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As posições eram: Vettel, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Bottas, Albon, Norris, Gasly, Hulkenberg e Magnussen.
Volta 52: A relargada aconteceu pela terceira vez com Giovinazzi assumindo a décima posição. Vettel conseguia se manter na ponta.
LAP 52/61
We’re back to green… AGAIN!
Can Vettel hold on?#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/kD3CRPD0Jl
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Grosjean passou a atacar o companheiro de equipe e assim ultrapassou Magnussen, levando com ele Sainz que estava logo atrás.
O dinamarquês virou passageiro na pista e assim também foi ultrapassado por Ricciardo, caindo para a décima quarta posição.
Volta 57: Kevin Magnussen foi mais uma vez para os boxes, retornando com os pneus macios.
Volta 58: A volta mais rápida, passava por várias mãos, no entanto Daniil Kvyat não receberia nenhum ponto por ela, pois não estava entre os dez primeiros colocados.
Volta 59: Valtteri Bottas anotou 1:43:534, para receber mais um ponto.
No entanto antes da volta terminar, Magnussen anotou 1:42:301, como estava em décimo sétimo ninguém receberia o ponto pela volta mais rápida.
Volta 61: Vettel venceu a corrida de Singapura, seguido por Leclerc e Verstappen. Sem nenhuma Mercedes no pódio.
LAP 61/61
One to go!#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/tU4BqMmRFH
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RACE CLASSIFICATION
How they crossed the line in Marina Bay 📊#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/mQhqY2XEu6
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Race winner – and your Driver Of The Day 🏆
A great Sunday in Singapore for Seb 👌#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/T0NSDCRmrO
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