Daniel Ricciardo venceu pela primeira vez em Mônaco, justamente no final de semana em que a Red Bull completa o seu 250° Grande Prêmio competindo na Fórmula 1. Depois de um final de semana perfeito, a vitória do australiano foi mais que merecida. Além disso Ricciardo terminou a prova com problemas, se deparou com uma falta de potência no motor Renault que a equipe não conseguiu de nenhuma forma ajuda-lo dos boxes, o piloto ficou entregue à própria sorte para concluir a corrida. Foi a segunda vitória dele na temporada, a primeira aconteceu na China.
Devido aos problemas de Ricciardo na pista, o ritmo de corrida, como é ditado pelo líder da prova, caiu muito, o que pode ser levado em consideração também é o desempenho dos pneus que, mesmo sendo os ”mais velozes’’ oferecidos pela Pirelli, também são aqueles que apresentam um desgaste maior e uma queda de performance mais elevada. Os pilotos se tornam mais conservadores, para tentar manter a estratégia que foi construída pela a equipe, como a de apenas uma parada nos boxes.
Para completar o pódio tivemos Sebastian Vettel que ameaçou bem pouco o australiano, mesmo com a aproximação dos dois em alguns momentos da prova, o alemão não conseguiu realizar a ultrapassagem e não forçou o seu ritmo para cima do adversário. Lewis Hamilton, que ficou com a terceira posição, passou grande parte da prova reclamando do desempenho dos seus pneus e pedindo mais uma parada para a equipe, mas a Mercedes sabia que a chance do inglês perder o pódio era maior parando do que se resistisse na pista com aqueles compostos.
Assim também foi a disputa de Raikkonen e Bottas, a aproximação aconteceu, mas não foi concluída. A dos dois finlandeses durou até a última volta da prova, já que Bottas conseguiu diminuir a distância para menos de um segundo, mas Raikkonen fez o seu carro ficar mais largo (o que não é tão difícil em Mônaco) e se manter na quarta posição.
Logo em seguida tínhamos Ocon e Gasly. O francês da Force India terminou a prova na sua posição de origem com relação à largada. Manteve o bom desempenho que a equipe apresentou no circuito, no entanto Pérez teve problema na sua parada, fazendo o mexicano perder posições e ficar com a décima segunda posição.
Gasly, que largou em décimo e terminou em sétimo, também mostrou um bom desempenho, herdou a posição de Alonso quando o espanhol teve problemas de câmbio na pista e abandonou a prova. Além disso conseguiu segurar Hulkenberg e Verstappen que vinham logo atrás dele nas voltas finais da prova e tentavam se aproximar para realizar uma ultrapassagem. A definição dessa corrida é justamente ”chegar é uma coisa, ultrapassar é outra’’.
O destaque de mau desempenho elevado só podia ser da Williams que realizou três pit-stops com cada um dos seus pilotos. O primeiro de Stroll foi por conta de um pneu furado, mas os outros foram inexplicáveis, até porque a goma escolhida (ultramacio e supermacio) tinha capacidade de leva-los até o final. Também erram na punição que Sirotkin levou por conta da equipe de Grove, já que não instalaram os pneus três minutos antes da volta de apresentação. Ficaram com a décima sexta e décima sétima posição devido aos três abandonos da prova.
Charles Leclerc e Brendon Hartley foram os outros dois que abandonaram a corrida. O monegasco bateu no piloto da Toro Rosso, depois de estar completamente sem freios. Leclerc ainda tentou amenizar a situação, jogando o carro para o lado direito da pista, mas não foi possível encontrar mais espaço para se enfiar e fugir do neozelandês.
Max Verstappen que começou a prova da última posição, foi escalando o grid até terminar em nono. Não se envolveu em incidentes maiores e o seu ”grande’’ problema foi ter cortado uma zebra para ultrapassar Carlos Sainz. A direção de prova nada investigou, mas a equipe pediu para o holandês ter mais cuidado, pois um segundo movimento parecido poderia lhe acarretar algum prejuízo. Verstappen se aproximou de Hulkenberg, mas permaneceu em nono. O piloto da Red Bull também tinha problemas com o câmbio novo que fora instalado no seu carro, impossibilitando-o de forçar muito o carro.
A Fórmula 1 retorna para o Grande Prêmio do Canadá no dia 8 de junho para o primeiro treino livre.
lll Saiba como foi a Corrida
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT on the streets of Monte Carlo!
Follow the action here >> https://t.co/n7sXojqp4r #MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/e3fxq0C7rX
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Ricciardo se manteve na frente, tocando roda com roda com Sebastian Vettel para segurar a primeira posição. Verstappen conseguia ultrapassar as duas Haas se tornando o décimo oitavo colocado.
LAP 2/78
Ricciardo maintains his lead
Verstappen jumps both Haas drivers#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/hfeik1eJEe— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
A bandeira amarela era ativada no setor 2, curva 6 por conta de um toque de Hartley que havia perdido um pedaço da asa dianteira, mas seguia na prova, era a primeira para a segunda volta da prova. Havia sido uma largada sem maiores incidentes para Mônaco e seu traçado estreito.
Apenas Sirotkin e Hartley, da fila que estava atrás dos 10 primeiros, utilizavam os pneus hipermermacios, todos os demais estavam com os compostos ultramacios.
Verstappen na volta 5 ultrapassava Marcus Ericsson para se tornar o décimo sétimo colocado.
LAP 5/78
Verstappen puts a move on Ericsson for P17#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/KwhLzKLq6D
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Sirotkin era punido com 10 segundos, por não estar com as rodas instaladas, 3 minutos antes da volta de instalação na volta 6.
Max Verstappen seguia escalando o grid e já era visto em décimo quarto na volta 9. Sirotkin terminava de cumprir a sua punição e retornava na última posição. Lewis Hamilton fazia a melhor volta da prova com 1:16:988, mas o inglês tinha problemas com os pneus, que começavam a esfarelar, com um desgaste elevado.
https://twitter.com/F1/status/1000729705727832065
Na volta seguinte Stroll, que havia tocado no muro de contenção, ficava com o pneu dianteiro esquerdo furado e tinha que se dirigir aos boxes, retornando com os supermacios na vigésima posição.
Lewis Hamilton realizava a parada na 12 volta, retornando em sexto com os pneus ultramacios que já tinham 4 voltas. A equipe provavelmente teria que realizar mais uma parada com o inglês ou estavam contando com chuva.
LAP 12/78
Hamilton pits from P3 – could this trigger the first round of stops?
He emerges P6, ahead of Fernando Alonso#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/wxmjh5iwc7
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
A Williams continuava a ser investiga por ter ”prestado serviços para o carro’’ enquanto ele estava na pista, mas nenhuma punição foi aplicada novamente para a equipe de Grove.
Leclerc realizava o seu pit-stop na 15° volta e fora instalado um pneu supermacio novos. O monegasco ficava com a décima oitava posição. Sainz também havia parado e era o décimo quinto.
Sebastian Vettel se encaminhava para os boxes, na volta seguinte, retornando com ultramacios novos.
Bottas era chamado para os boxes na 17° volta e retornava com os supermacios na sétima posição, os seus compostos também eram novos. Assim como Ricciardo e Raikkonen, que instalaram os ultramacios.
LAP 17/78
Vettel pits for ultrasofts, followed by Ricciardo
And they maintain the top two spots#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/maIl7aGshW
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Vandoorne abandonava a briga com Verstappen e seguia para os boxes para realizar a sua parada na volta 21. Alonso que era o décimo já havia realizado a sua parada. Na volta seguinte Pérez tinha problemas nos boxes, a equipe não conseguia remover o pneu traseiro direito e o mexicano ficou mais tempo do que deveria nos boxes.
LAP 22/78
Horror pit stop for Perez, with a troublesome right-rear tyre 😬#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/h790dtCHfr
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Na volta 23, dos pilotos que ocupavam as dez primeiras posições, apenas Gasly, Ocon e Hulkenberg não haviam parado, mas na volta seguinte o francês da Force India se encaminhava para os boxes. Hartley recebia 5 segundos de punição por ter passado acima da velocidade permitida no pit-lane.
Verstappen retardava a sua parada nos boxes, mas já estava tendo problemas nos pneus. Assim como o câmbio do seu carro que começava a apresentar problemas entre a segunda e a terceira marcha na décima oitava posição.
Daniel Ricciardo que liderava a prova, também tinha problemas, a sua Red Bull apresentava falta de potência e Sebastian Vettel havia chegado no australiano. O alemão da Ferrari já estava a menos de um segundo do líder da prova e era a 28° volta. Bottas também havia se aproximado de Kimi Raikkonen e a disputa dos dois finlandeses valia a quarta posição.
LAP 28/78
RIC 📻: "Losing power"
Surely not! Vettel is all over the back of Ricciardo 👀#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/Jdn00e5CdC
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Ricciardo ficava ”sozinho’’ na pista com um problema que a equipe não tinha como resolver. Ele já estava trocando a marcha quando a luz no seu volante pedia e trocado o mapa do motor, mas nada mudava a sua situação. Mesmo com todos os problemas, em alguns momentos na pista ele conseguia aumentar a distância para Sebastian Vettel.
LAP 31/78
📻 "You're doing a really good job Daniel"
RIC: "Will it get better?"
📻 "Negative, mate. Negative."Red Bull praying their polesitter can hold on, and it's a LONG way to go… 🙏#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/TNXYA9wkMJ
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Stroll realizava mais uma parada nos boxes, na volta 37 e retornava com os hipermacios na última posição. Na volta seguinte Gasly se encaminhava para os boxes, apenas ele e Hulkenberg entre os dez que não haviam realizado a sua parada. O piloto da Toro Rosso retornava com os supermacios na décima posição.
Bottas seguia atrás de Raikkonen tentando de todas as formas realizar a ultrapassagem, mas mesmo com a aproximação a ultrapassagem não acontecia.
LAP 38/40
Valtteri Bottas is the only front-runner on the supersoft tyres
And he's looking handy, reeling in Kimi Raikkonen 👀#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/1jD338VoBA
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
LAP CHART (LAP 41/78)
All looks smooth for Ricciardo on paper just after half distance
But it's anything but inside the cockpit 😬#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/Ph63WS7jnx
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Verstappen seguia para os boxes na 48° volta, o holandês já era o décimo colocado e só perdia uma posição ao retornar para a pista, utilizando os hipermacios.
LAP 48/78
Verstappen finally pits from P9 and dons a set of hypersofts
He emerges P11 – can he get back into the points?#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/koeScCfwwT
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
O último a se encaminhar para os boxes era Nico Hulkenberg, que parava na volta 51. O piloto da Renault também utilizava os pneus hipermacios e era o décimo colocado na pista.
Pitstop from 6th for Nico. Swapping rather old purple boots for a set of pinkies! #RSspirit #MonacoGP pic.twitter.com/L7KAxqyttZ
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) May 27, 2018
Após todos os pilotos realizarem ao menos uma parada, as posições na volta 52 eram: Ricciardo, Vettel, Hamilton, Raikkonen, Bottas, Ocon, Alonso, Gasly, Sainz e Hulkenberg.
Fernando Alonso, que tinha problemas na 53ª volta, abandonava a corrida por falta de potência, mas o grande problema era na verdade do seu câmbio. Uma volta depois de estar brigando com Gasly na pista.
LAP 53/78
Alonso retires, reporting a gearbox issue 😬#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/osOjrMpPOX
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Hulkenberg trocava de posição com Sainz, por estar com os pneus mais novos e ter mais competitividade na pista.
LAP 55/78
Sainz releases his teammate Hulkenberg on faster tyres
But crucially doesn't give Verstappen a chance to pass 👏#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/qlWudbP2IM
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Sainz e Verstappen disputavam a nona posição, com o espanhol e o holandês se tocando. Na volta seguinte (57) Max passava por cima da zebra para realizar a ultrapassagem no piloto da Renault, utilizando a parte de fora da pista. O holandês seguia reclamando de problemas no câmbio. Hulkenberg já havia aberto mais de 10 segundos de diferença para o nono colocado, mas Verstappen tentava tirar a vantagem do alemão.
LAP 57/78
Verstappen puts a move on former teammate Sainz for P9
But takes to the kerb to get the job done#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/O5vvIVjKSb
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Stroll realizava mais uma parada na volta 62, retornando mais uma vez com os hipermacios.
Na volta 65 Verstappen já havia chegado em Hulkenberg e o alemão estava próximo de Gasly que estava na sétima posição.
Com 72 voltas Leclerc teve o disco de freio quebrado e saía do túnel passando reto. O monegasco ainda tentou jogar o carro para o lado direito para evitar um prejuízo maior para quem vinha na sua frente, no entanto acabou batendo em Hartley e quebrando a asa traseira da Toro Rosso, os dois abandonavam a prova. O virtual Safety Car era ativado momentaneamente. Vandoorne realizava mais uma parada ficando em décimo quarto.
⚠️VIRTUAL SAFETY CAR (LAP 72/78)
Home hero Leclerc slams into the back of Hartley, and both are out!
LEC: "Brakes went completely off"#MonacoGP 🇲🇨 #F1 pic.twitter.com/OjvOQ4JrUa
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
Pitstop under the Virtual Safety Car for Stoff. He’s switched to the pink Hypersoft tyre. #MonacoGP pic.twitter.com/CpfMpjqdIF
— McLaren (@McLarenF1) May 27, 2018
Na penúltima volta da prova, Ricciardo já havia aberto mais de 6 segundos de vantagem para Sebastian Vettel.
Ricciardo terminou a prova em primeiro, seguido por Vettel e Hamilton. Vandoorne estava atrás de Ricciardo, mas era apenas o décimo quarto colocado. Raikkonen conseguia se manter em quarto, mesmo com Bottas pressionando o finlandês da Ferrari até o final da prova.
Depois de ter perdido a vitória em 2016, Ricciardo conseguiu concluir a prova, mesmo com toda a dificuldade que enfrentou com a sua Red Bull.
BREAKING: He’s done it! @danielricciardo WINS the #MonacoGP!
Vettel takes second, Hamilton comes home third
That’s the Aussie’s seventh career victory 👊🇦🇺 pic.twitter.com/HSx3Pt5Si6
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
The 2018 #MonacoGP is in the history books 🇲🇨
And this is how they crossed the line in the principality 👇 pic.twitter.com/Sd68TD4E9E
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018
From P20 to P9 and… the fastest lap of the day 🚀
👍 @Max33Verstappen#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/2axMsx6wef
— Formula 1 (@F1) May 27, 2018