A Fórmula 1 chega em Abi Dhabi para a realização da última etapa da temporada, foi um campeonato desafiador, com várias batalhas interessantes e corridas bem diferentes. Eles vão fechar este ciclo de 17 corridas, de um campeonato que pareceu ser até mais longo, principalmente por conta das diversas sequências com três provas.
O circuito de Yas Marina já é bem conhecido, ele faz parte do calendário da F1 desde 2009. O asfalto é liso e nada abrasivo, a Pirelli escalou os pneus mais macios da gama, pois eles conseguem se comportar bem no circuito.
Desta vez o pneu mais duro será o C3 (faixa branca), o mesmo composto que na corrida passada foi utilizado como pneu médio. A Pirelli ainda separou o C4 (faixa amarela – médio) e o C5 (faixa vermelha – macio) para o evento. Na corrida de 2019, Lewis Hamilton que venceu a corrida esteve trabalhando com a estratégia de apenas uma parada.
Estratégias de pit-stops adotadas em 2019
A fornecedora de pneus vai aproveitar a última corrida em Abu Dhabi para realizar o teste do pneu C4 para 2021, os pilotos vão realizar a avaliação da goma durante o TL2, precisando completar pelo menos oito voltas com o conjunto. A alocação padrão para o fim de semana permanece, as equipes vão receber dois conjuntos de C3, três C4 e oito de C5).
Para a realização de testes, Yas Marina é perfeita pois as equipes já têm uma boa variação de coleta de dados e uma ideia clara dos ajustes necessários. As temperaturas na pista acabam caindo rapidamente e acaba afetando o desempenho dos pneus. Além disso o TL1 e o TL3 acabam fugindo um pouco da real condição que os pilotos vão enfrentar durante a classificação e corrida.
O comentário de Mario Isola, Chefe da Pirelli na Fórmula 1: “As equipes estão muito familiarizadas com o circuito Yas Marina, o que deve ajudar a extrair o máximo desempenho de todas as equipes do campeonato. A volta mais rápida nos 10 anos anteriores da história da pista na F1 foi estabelecida no ano passado na classificação, então será interessante ver se esse resultado será reduzido ainda mais neste fim de semana.”
“Haverá também ênfase nos testes: tanto com os pneus 2021 no TL2, quanto no teste de pós-temporada, que acontecerá na terça-feira após o GP de Abu Dhabi. O teste de pneus de 2021 deve fornecer dados muito úteis e o teste da pós-temporada deve permitir que os pilotos se familiarizem com o carro para o que será um 2021 muito mais normal”.