Na minha opinião, a maior virada de todos os tempos. Três pilotos disputando o título na última etapa, algo que não ocorria desde 1986. Lewis Hamilton e Fernando Alonso a dupla da McLaren e Kimi Raikkonen da Ferrari disputariam o título em Interlagos.
O estreante Lewis Hamilton era o super favorito, mesmo após o erro monstruoso cometido na etapa anterior na China. Na primeira fila Felipe Massa e Lewis Hamilton, na segunda fila Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, que já havia rompido com a McLaren.
Largada: Felipe Massa pula na frente seguido por Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton perde a posição para Fernando Alonso na curva do sol e desce a reta oposta igual a um touro bravo e tenta retomar a posição do espanhol por fora na curva do lago, perdendo e tangência e indo parar fora da pista, sorte que a área de escape já era asfaltada senão sua prova teria terminado ali. O que parecia fácil começava a se complicar, o inglês caíra para a sétima posição, porém como necessitava apenas de um quinto lugar caso Kimi Raikkonen vencesse, Lewis Hamilton ainda estava vivo na disputa.
Algumas voltas após o golpe de misericórdia. Lewis Hamilton estava com os nervos a flor da pele tendo um momento “Nigel Mansell” desligando o carro no final da reta oposta, tendo sorte de fazer o carro ligar de novo, por pouco a frente inicia-se o trecho de subida de Interlagos. Caindo para as últimas posições só lhe restava esperar por um milagre (que ocorreria um ano depois). A Ferrari logicamente inverte as posições de seus pilotos e a McLaren em uma tentativa desesperada de salvar o dia faz com que Lewis Hamilton faça três paradas para andar mais leve e tentar recuperar as posições perdidas.
A prova segue sem surpresas até o fim com Lewis Hamilton galgando posições até o sétimo lugar, ficando na espera de um eventual toque entre Robert Kubica (BMW) e Nico Rosberg (Williams) que poderia lhe dar a quinta posição e o título. Não ocorreu um toque e Lewis Hamilton conseguiu a proeza de perder o campeonato mais ganho da história, vale lembrar que ele chegou à China com 12 pontos de frente para Fernando Alonso e 17 para Kimi Raikkonen.
Kimi Raikkonen espantou os azares de anos anteriores e conquistou um merecido titulo que poderia ter vindo em 2003 ou 2005 anos em que ele pilotou muito, mas foi vitima de várias intercorrências.