ColunistasDestaquesFórmula 1Post

George Russell supera Max Verstappen e vence prova Sprint em Interlagos

Por erro da Red Bull, Verstappen ainda foi ultrapassado por Carlos Sainz e Lewis Hamilton, precisando se contentar com o 4º lugar

George Russell viu a oportunidade perfeita para lutar pela vitória no sábado, enquanto a prova Sprint era realizada. O britânico que começou a corrida da terceira posição, rapidamente atacou Max Verstappen e começou a sua perseguição no holandês. Depois de dez voltas, Russell surgiu na ponta e não saiu mais de lá.

Kevin Magnussen que começou a corrida da pole, sabia que seria difícil manter o ritmo até o final da prova, mas o dinamarquês lutou o máximo que pole e concluiu a corrida na oitava posição, conquistando um ponto para a Haas.

A estratégia escolhida pela Red Bull não foi boa e Max Verstappen perdeu a chance de brigar por um pódio na Sprint. O holandês até liderou a corrida brevemente, mas foi ultrapassado por Russell, Carlos Sainz e Lewis Hamilton.

Sergio Pérez solicitou uma ajuda para Max Verstappen, pedindo a inversão da posição dos pilotos na Sprint, para garantir cinco pontos no sábado, mas Max Verstappen concluiu a prova em quarto lugar, mesmo com o equipamento danificado. O holandês já conquistou o título da temporada 2022 e era esperado que ele ajudasse o companheiro de equipe a manter o vice.

Por conta da classificação ruim na sexta-feira, Charles Leclerc focou em realizar uma corrida de recuperação no sábado, mas ela não foi tão eficiente como a de Lewis Hamilton. O monegasco cruzou a linha de chegada em sexto, atrás de Sergio Pérez.

Lando Norris foi o sétimo colocado, perdendo um pouco de terreno conforme a corrida foi se aproximando do final. Kevin Magnussen foi o oitavo colocado, acompanhado por Sebastian Vettel e Pierre Gasly, que completaram o top-10.

Saiba como foi a prova Sprint em Interlagos

Os pilotos enfrentaram uma pista quente no sábado, diferente do que aconteceu na classificação. Para a prova Sprint os times tinham a possibilidade de trabalhar com os pneus médios e macios para a largada. Apenas Max Verstappen e Nicholas latifi começaram a prova com os pneus médios, se provando uma escolha ruim, pois os compostos de faixa amarela levariam um pouco mais de tempo para aquecer.

Kevin Magnussen que conquistou a pole na sexta-feira por conta de uma adversidade no Q3, o dinamarquês dividia a primeira fila com Max Verstappen, enquanto George Russell era o terceiro colocado. Por conta do erro da Ferrari, Charles Leclerc iniciou a prova na décima posição.

Largada autorizada, Magnussen pulou na frente mantendo a primeira posição, o dinamarquês deixou Max Verstappen disputar com Russell, enquanto Lando Norris era o quarto colocado. No pelotão intermediário Fernando Alonso e Esteban Ocon se tocaram.

Verstappen tentava se defender dos ataques de Verstappen ainda no segundo giro, por conta dos pneus usados. Hamilton ultrapassou Alonso e Pérez acompanhou o piloto da Mercedes, que neste momento da prova ocupava a sétima posição. Sainz assumiu a quarta posição ao ganhar a posição de Norris.

Hamilton tentava fazer uma prova de recuperação e na terceira volta o inglês assumiu o sexto lugar. Magnussen perdeu a liderança da prova para Verstappen, mostrando a diferença de desempenho entre os dois carros.

Durante a terceira volta o DRS foi ativado, permitindo que os pilotos usassem a asa móvel em suas disputas. No giro seguinte foi a vez de Magnussen ser ultrapassado por Russell e Sainz, caindo então para o quarto lugar. Hamilton tinha se aproximado de Norris.

Foi no quinto giro que Hamilton apareceu na quinta posição, concluindo a ultrapassagem em Norris. Leclerc ainda estava preso na nona posição, sem conseguir fazer uma escalada.

Com cinco voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Sainz, Magnussen, Norris, Pérez, Ocon, Leclerc e Gasly. Não demorou muito e Hamilton também fez a ultrapassagem em Magnussen, para ficar com o quarto lugar.

Os pilotos que não realizaram uma boa classificação na sexta-feira, usavam a Sprint para melhorar os seus resultados e fugir de problemas no domingo. Leclerc estava separado por mais de 3 segundos de Pérez, enquanto tentava buscar pontos no sábado para contribuir na sua disputa pelo vice-campeonato.

Por conta do grid que estava um pouco misturado, algumas disputas aconteciam. Hamilton aproveitou a primeira curva durante a oitava volta para ultrapassar Magnussen. Este era um dos pontos importantes para as ultrapassagens ao longo do fim de semana. No giro seguinte foi a vez de Pérez ultrapassar o dinamarquês.

Ainda na nona volta, Stroll atirou o carro para cima de Vettel, jogando o alemão para fora da pista na reta oposta. Os pilotos da Aston Martin seguiam duelando pela décima primeira posição, na sequência o alemão ultrapassou o companheiro de equipe.

Leclerc fazia o uso do DRS, mas estava preso atrás de Norris, onde buscava um espaço para superar o piloto da McLaren. Ainda na décima volta, Vettel realizou a ultrapassagem em Ocon, enquanto Ricciardo ganhava a posição de Stroll.

A aproximação entre Russell e Verstappen voltou a acontecer mais uma vez, o britânico foi pressionando o holandês, tornando a briga mais dura. E na décima terceira volta, Verstappen tentava usar toda a pista para defender a posição, os pilotos disputavam lado a lado.

Na saída do “S” do Senna, Albon escapou da pista e abandonou a prova. Sainz tinha se aproximado da disputa que acontecia à sua frente, ganhando o direito de usar o DRS.

Ricciardo saltou para a décima primeira posição, após concluir a ultrapassagem em Ocon.

Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Sainz, Hamilton, Pérez, Leclerc, Magnussen, Norris, Gasly e Vettel. Russell conseguiu concluir a ultrapassagem em Verstappen na reta oposta, deixando o holandês vendido na segunda posição.

Na sequência foi a vez de Hamilton duelar diretamente com Sainz pela terceira posição. O espanhol fazia o possível para defender a posição e desta forma o piloto da Ferrari perdeu contato com Verstappen e a possibilidade de usar o DRS.

Lance Stroll foi punido com dez segundos, por conta do movimento inseguro que realizou quando disputava a posição com Sebastian Vettel.

A prova seguiu e Mick Schumacher que estava escalando o pelotão, encontrou uma certa dificuldade para concluir a ultrapassagem em Stroll.

Com a aproximação do final da prova, Sainz concluiu a ultrapassagem em Verstappen e deixou o holandês para Hamilton. Mas antes de ficar com o segundo lugar, Sainz foi tocado por Verstappen; O piloto da Red Bull danificou a sua asa dianteira e assim começou a perder desempenho. O inglês então segurou um pouco, antes de atacar Verstappen, não dando chances para que o piloto da Red Bull tivesse a chance de atrapalhar a manobra.

Com 21 voltas, Vettel aproveitou para saltar para o nono lugar, ultrapassando Gasly. Sainz informava que estava sem pneus, pois eles tinham acabado.

George Russell recebeu a bandeirada na primeira posição, com mais de 4 segundos de vantagem para Sainz. A distância entre o espanhol e Lewis Hamilton se estabilizou, desta forma o piloto da Ferrari garantiu o segundo lugar. Sainz perde cinco posições no grid de largada no domingo, por conta da alteração realizada em seu motor.

Verstappen não abriu para Pérez, mesmo com o mexicano pedindo a inversão, por conta da disputa do Campeonato.

Alonso foi punido pelo toque com Ocon, recebendo cinco segundos de punição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo