George Russell viu a oportunidade perfeita para lutar pela vitória no sábado, enquanto a prova Sprint era realizada. O britânico que começou a corrida da terceira posição, rapidamente atacou Max Verstappen e começou a sua perseguição no holandês. Depois de dez voltas, Russell surgiu na ponta e não saiu mais de lá.
Kevin Magnussen que começou a corrida da pole, sabia que seria difícil manter o ritmo até o final da prova, mas o dinamarquês lutou o máximo que pole e concluiu a corrida na oitava posição, conquistando um ponto para a Haas.
A estratégia escolhida pela Red Bull não foi boa e Max Verstappen perdeu a chance de brigar por um pódio na Sprint. O holandês até liderou a corrida brevemente, mas foi ultrapassado por Russell, Carlos Sainz e Lewis Hamilton.
Sergio Pérez solicitou uma ajuda para Max Verstappen, pedindo a inversão da posição dos pilotos na Sprint, para garantir cinco pontos no sábado, mas Max Verstappen concluiu a prova em quarto lugar, mesmo com o equipamento danificado. O holandês já conquistou o título da temporada 2022 e era esperado que ele ajudasse o companheiro de equipe a manter o vice.
Por conta da classificação ruim na sexta-feira, Charles Leclerc focou em realizar uma corrida de recuperação no sábado, mas ela não foi tão eficiente como a de Lewis Hamilton. O monegasco cruzou a linha de chegada em sexto, atrás de Sergio Pérez.
Lando Norris foi o sétimo colocado, perdendo um pouco de terreno conforme a corrida foi se aproximando do final. Kevin Magnussen foi o oitavo colocado, acompanhado por Sebastian Vettel e Pierre Gasly, que completaram o top-10.
Saiba como foi a prova Sprint em Interlagos
Os pilotos enfrentaram uma pista quente no sábado, diferente do que aconteceu na classificação. Para a prova Sprint os times tinham a possibilidade de trabalhar com os pneus médios e macios para a largada. Apenas Max Verstappen e Nicholas latifi começaram a prova com os pneus médios, se provando uma escolha ruim, pois os compostos de faixa amarela levariam um pouco mais de tempo para aquecer.
Kevin Magnussen que conquistou a pole na sexta-feira por conta de uma adversidade no Q3, o dinamarquês dividia a primeira fila com Max Verstappen, enquanto George Russell era o terceiro colocado. Por conta do erro da Ferrari, Charles Leclerc iniciou a prova na décima posição.
Largada autorizada, Magnussen pulou na frente mantendo a primeira posição, o dinamarquês deixou Max Verstappen disputar com Russell, enquanto Lando Norris era o quarto colocado. No pelotão intermediário Fernando Alonso e Esteban Ocon se tocaram.
Verstappen tentava se defender dos ataques de Verstappen ainda no segundo giro, por conta dos pneus usados. Hamilton ultrapassou Alonso e Pérez acompanhou o piloto da Mercedes, que neste momento da prova ocupava a sétima posição. Sainz assumiu a quarta posição ao ganhar a posição de Norris.
Hamilton tentava fazer uma prova de recuperação e na terceira volta o inglês assumiu o sexto lugar. Magnussen perdeu a liderança da prova para Verstappen, mostrando a diferença de desempenho entre os dois carros.
Durante a terceira volta o DRS foi ativado, permitindo que os pilotos usassem a asa móvel em suas disputas. No giro seguinte foi a vez de Magnussen ser ultrapassado por Russell e Sainz, caindo então para o quarto lugar. Hamilton tinha se aproximado de Norris.
Foi no quinto giro que Hamilton apareceu na quinta posição, concluindo a ultrapassagem em Norris. Leclerc ainda estava preso na nona posição, sem conseguir fazer uma escalada.
Com cinco voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Sainz, Magnussen, Norris, Pérez, Ocon, Leclerc e Gasly. Não demorou muito e Hamilton também fez a ultrapassagem em Magnussen, para ficar com o quarto lugar.
Os pilotos que não realizaram uma boa classificação na sexta-feira, usavam a Sprint para melhorar os seus resultados e fugir de problemas no domingo. Leclerc estava separado por mais de 3 segundos de Pérez, enquanto tentava buscar pontos no sábado para contribuir na sua disputa pelo vice-campeonato.
Por conta do grid que estava um pouco misturado, algumas disputas aconteciam. Hamilton aproveitou a primeira curva durante a oitava volta para ultrapassar Magnussen. Este era um dos pontos importantes para as ultrapassagens ao longo do fim de semana. No giro seguinte foi a vez de Pérez ultrapassar o dinamarquês.
Ainda na nona volta, Stroll atirou o carro para cima de Vettel, jogando o alemão para fora da pista na reta oposta. Os pilotos da Aston Martin seguiam duelando pela décima primeira posição, na sequência o alemão ultrapassou o companheiro de equipe.
Leclerc fazia o uso do DRS, mas estava preso atrás de Norris, onde buscava um espaço para superar o piloto da McLaren. Ainda na décima volta, Vettel realizou a ultrapassagem em Ocon, enquanto Ricciardo ganhava a posição de Stroll.
A aproximação entre Russell e Verstappen voltou a acontecer mais uma vez, o britânico foi pressionando o holandês, tornando a briga mais dura. E na décima terceira volta, Verstappen tentava usar toda a pista para defender a posição, os pilotos disputavam lado a lado.
Na saída do “S” do Senna, Albon escapou da pista e abandonou a prova. Sainz tinha se aproximado da disputa que acontecia à sua frente, ganhando o direito de usar o DRS.
LAP 13/24
Alex Albon is out of the race 😲#F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/2WMoG3xsmw
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Ricciardo saltou para a décima primeira posição, após concluir a ultrapassagem em Ocon.
Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Sainz, Hamilton, Pérez, Leclerc, Magnussen, Norris, Gasly e Vettel. Russell conseguiu concluir a ultrapassagem em Verstappen na reta oposta, deixando o holandês vendido na segunda posição.
George Russell 🆚 Max Verstappen 🤤
What a show these two put on for us! 👏👏👏#BrazilGP #F1Sprint pic.twitter.com/N4whrZXxqq
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Na sequência foi a vez de Hamilton duelar diretamente com Sainz pela terceira posição. O espanhol fazia o possível para defender a posição e desta forma o piloto da Ferrari perdeu contato com Verstappen e a possibilidade de usar o DRS.
Lance Stroll foi punido com dez segundos, por conta do movimento inseguro que realizou quando disputava a posição com Sebastian Vettel.
A prova seguiu e Mick Schumacher que estava escalando o pelotão, encontrou uma certa dificuldade para concluir a ultrapassagem em Stroll.
Com a aproximação do final da prova, Sainz concluiu a ultrapassagem em Verstappen e deixou o holandês para Hamilton. Mas antes de ficar com o segundo lugar, Sainz foi tocado por Verstappen; O piloto da Red Bull danificou a sua asa dianteira e assim começou a perder desempenho. O inglês então segurou um pouco, antes de atacar Verstappen, não dando chances para que o piloto da Red Bull tivesse a chance de atrapalhar a manobra.
Com 21 voltas, Vettel aproveitou para saltar para o nono lugar, ultrapassando Gasly. Sainz informava que estava sem pneus, pois eles tinham acabado.
George Russell recebeu a bandeirada na primeira posição, com mais de 4 segundos de vantagem para Sainz. A distância entre o espanhol e Lewis Hamilton se estabilizou, desta forma o piloto da Ferrari garantiu o segundo lugar. Sainz perde cinco posições no grid de largada no domingo, por conta da alteração realizada em seu motor.
GAINS AND LOSSES 📈📉
Well done to @SchumacherMick on picking up eight places! 👊#BrazilGP #F1Sprint pic.twitter.com/RP0bcziT7S
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Your Top 8 points-scorers from Sprint! 👏#BrazilGP #F1Sprint pic.twitter.com/mAcFGxSx8W
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Verstappen não abriu para Pérez, mesmo com o mexicano pedindo a inversão, por conta da disputa do Campeonato.
Alonso foi punido pelo toque com Ocon, recebendo cinco segundos de punição.
SPRINT CLASSIFICATION
George Russell takes a maiden #F1Sprint win!!! 💪#BrazilGP #F1 pic.twitter.com/9BTsiqJkHi
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