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George Russell lidera o TL3 em Las Vegas e coloca Mercedes novamente no topo

Em sessão voltada para os últimos ajustes antes da classificação, Mercedes comanda mais uma atividade, enquanto Red Bull se esforça para estar no top-5

O TL3 realizado nesta sexta-feira (22) foi marcado por muita cautela por parte dos competidores. Os pilotos demoraram para tomar o traçado e iniciar a sua coleta de dados. Foi apenas nos últimos minutos que as marcas na tabela de tempos melhoraram de uma forma mais expressiva. George Russell comandou a sessão, após registrar o tempo de 1m33s570 com um jogo de pneus macios.

Os pilotos deveriam testar nesta atividade os pneus duros, mas os compostos foram ignorados pela falta de aderência do traçado e pelas temperaturas baixas. A sessão precisou ser sustentada com o uso dos pneus macios, para ocorrer alguma coleta de dados.

Oscar Piastri atingiu o tempo de 1m33s785 com o equipamento da McLaren. Carlos Sainz obteve a terceira posição com a Ferrari, separado por 0s348 do líder, enquanto Lando Norris foi o quarto colocado com o tempo de 1m34s008.

Max Verstappen passou mais um treino livre se queixando do carro, o piloto completou 10 voltas com os pneus médios e precisou retornar aos boxes para mais ajustes da equipe. No final do TL3, foi devolvido para a pista usando mais um jogo de pneus macios e com esse composto anotou o tempo de 1m34s137, abandonando o final da tabela de tempos, para fechar o top-5.

Lewis Hamilton até estava na disputa pela liderança da sessão, mas uma bandeira vermelha próxima do encerrando prejudicou a suas chances de buscar um tempo melhor. O britânico que já tinha liderado o TL1 e TL2, foi o sexto colocado com a Mercedes.

Alexander Albon faturou a sétima posição com a Williams, enquanto Franco Colapinto foi o oitavo. Está foi mais uma atividade em que os boxes do time de Grove ficaram atentos, já que o argentino quase pregou o carro no muro e eles estão em uma situação crítica quanto a reposição de peças.

Após Kevin Magnussen liderar parte do TL3, ele fechou a atividade na nona posição, com Pierre Gasly em décimo com o carro da Alpine. Charles Leclerc foi o décimo segundo colocado, logo atrás de Nico Hülkenberg da Haas, enquanto Sergio Pérez faturou a décima terceira posição.

A Fórmula 1 retorna às 3h pelo horário de Brasília, para a definição do grid de largada do GP de Las Vegas.

Saiba como foi o TL3 do GP de Las Vegas

Após as atividades iniciais na pista de Las Vegas, ficou claro que a Red Bull tinha um problema. A equipe acabou levando a asa traseira errada para o circuito, prejudicando o seu desempenho nas longas retas do circuito. Restou ao time realizar um corte na asa traseira para tentar melhorar um pouco a performance, já que tinham como levar uma asa de Milton Keynes até Nevada em tão pouco tempo.

Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 17°C, com 15°C no ambiente. No dia anterior, os pneus macios e médios foram os mais usados pelas equipes, desta forma os compostos duros precisavam ser analisados durante o TL3.

Logo de cara, Sergio Pérez com os pneus médios e Liam Lawson com os pneus duros, reclamavam da falta de aderência do circuito, por conta das baixas temperaturas. Na quinta-feira, uma grande queixa por parte dos pilotos foi por conta da pista extremamente suja.

Com dez minutos, Pérez era o único que tinha registrado ao menos uma marca na tabela de tempos, anotando 1m41s941. O restante dos pilotos que se arriscaram na pista, era apenas para uma volta de instalação/verificação.

Foi preciso mais dez minutos, para que Max Verstappen entrasse na pista. Rapidamente o holandês anotou a marca de 1m41s726, usando pneus médios. Pérez deu sequência ao seu trabalho com os pneus de faixa amarela.

Por outro lado, Yuki Tsunoda e Lando Norris partiram para o uso dos pneus macios logo de cara. O britânico da McLaren, estava em uma volta rápida, quando cometeu um erro na curva 7, cortando o traçado, seu tempo foi registrado com a marca de 1m41s653, pois foi preciso abortar o giro.

Tsunoda foi o primeiro a ter um “tempo competitivo”, embora ainda fosse muito distante das marcas obtidas no dia anterior. O piloto da Racing Bulls cravou a marca de 1m37s517, para se tornar o líder da sessão.

Pouco tempo depois foi a vez de Norris então obter uma volta mais competitiva com o seu jogo de pneus macios, conseguindo o tempo de 1m36s891. As equipes basicamente desistiram da ideia de usar os pneus duros no começo da sessão e partiram para os pneus macios, onde era possível ter um controle maior do carro pela situação de pista.

Com 30 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Magnussen, Leclerc, Piastri, Tsunoda, Hamilton, Norris, Zhou, Bottas, Lawson e Stroll. Neste momento apenas 16 pilotos já tinham registrado tempo, enquanto os outros pilotos estavam em pista buscando a sua primeira volta cronometrada.

Verstappen voltou a reclamar do desempenho do carro e a falta de aderência, retornando para os boxes após completar 10 voltas com os pneus médios. O holandês informou o time que o pneu já tinha acabado e arriscava sofrer um acidente naquelas condições.

Os tempos na tabela foram progredindo e surpreendentemente Kevin Magnussen se tornava um protagonista da sessão, pois estava figurado no primeiro lugar, conseguindo evoluir ainda mais a sua marca ao obter o tempo de 1m34s883.

Restando 20 minutos para o final, Lewis Hamilton, que foi o nome da quinta-feira, voltou para a posição que estava acostumado, anotando 1m34s341, enquanto George Russell obteve a marca de 1m34s475.

A pista ficou mais vazia, mas na tabela os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Sainz, Magnussen, Gasly, Hülkenberg, Leclerc, Albon, Ocon e Colapinto.

A Red Bull optou por queimar mais um jogo de pneus macios nesta sessão, para ver se os ajustes realizados no carro enquanto ele estava parado nos boxes, surtiram algum efeito.

Verstappen conseguiu deixar o final da tabela para a ponta, anotando 1m34s137, depois de duas voltas de aquecimento nos pneus macios. Pérez por sua vez, era o décimo segundo colocado, com a marca de 1m35s691.

Algumas equipes como Mercedes, McLaren e Ferrari arriscaram o uso de mais um pneu macio no final do TL3 para os últimos ajustes. No entanto, depois de Russell, Piastri, Sainz e Norris melhorarem as suas marcas, o regime de bandeira vermelha foi instaurado, por conta de um problema no carro de Lance Stroll.

O canadense foi forçado a encostar o carro, pois o equipamento apagou de forma geral. O piloto ainda conseguiu encontrar uma agulha no circuito, mas o diretor de prova optou pela paralisação imediata, para que o carro fosse posicionado em um espaço seguro.

A pista foi liberada no último minuto, apenas para que os pilotos tivessem a chance de participar do teste de largada.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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