Quem acompanhou os dois treinos livres do GP de Las Vegas, notou a Red Bull um tanto apagada, principalmente no TL2, quando Max Verstappen terminou a sessão ocupando apenas a 17ª posição. A equipe lutou com a falta de aderência, além de um problema na asa traseira, já que o time levou o kit errado para a pista.
Existe uma grande expectativa que Verstappen alcance o seu quarto título na Fórmula 1 neste evento. O piloto holandês tem uma vantagem expressiva em pontos para Lando Norris e pode ser coroado já neste evento. Porém, com a performance apresentada na sexta-feira, a decisão pode ser adiada para o Catar.
No TL1 a Red Bull se esforçou trabalhando com os pneus macios, já na TL2, logo no início da atividade, Verstappen reclamou da falta de aderência. Embora tenha trabalhado com mais um jogo de pneus macios, o piloto não foi competitivo o suficiente para obter uma marca melhor, ficando apenas com a 17ª posição, enquanto Sergio Pérez era o 19º colocado.
Na sexta-feira geralmente as equipes não usam toda a potência do motor, os carros também ficam mais pesados por conta da carga de combustível, já que trabalham principalmente o modo de simulação de corrida. Mesmo levando esse cenário em consideração, o desempenho ruim da equipe austríaca chamou a atenção.
Helmut Marko comentou que o problema da Red Bull neste fim de semana é atribuído principalmente a asa traseira. A dupla da RBR é cerca de 0s6 mais lenta nas retas de Las Vegas, quando comparado com seus rivais. A Mercedes fez um excelente trabalho liderando as suas sessões de treinos livres realizadas até o momento.
Las Vegas é uma pista muito rápida, por conta das suas três retas que ligam o traçado, ideal para uma asa traseira que proporcione uma configuração de baixo arrasto, como as usadas pelos rivais.
A Red Bull tentou fazer um “recorte” na asa para melhorar a situação, mas continua lutando com o problema. Infelizmente a equipe não conta com outra configuração de asa no evento, para melhorar as suas chances, seria necessário trazer outra peça do Reino Unido.
“Não temos outra asa traseira, uma asa traseira menor, como vemos em nossos adversários. Seria mais útil, com certeza”, comentou Marko, consultor da Red Bull.
Questionado se era possível a equipe trazer uma nova peça de Milton Keynes para a sexta-feira, Marko foi categórico e disse: “não”.
Max Verstappen comentou depois das sessões o quanto a pista estava escorregadia, não era exatamente um problema com o equilíbrio do carro: Sim, [estava] escorregadio. Acho que lutamos muito para fazer os pneus funcionarem, especialmente em uma volta. Acho que no long run foi um pouco mais competitivo, mas mesmo lá acho que precisamos ajustar algumas coisas. O ritmo de uma volta está bem distante.”
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“É claro que as condições aqui são bem únicas e está muito frio, mas no final das contas é o mesmo para todos, então precisamos tentar entender o que estamos fazendo de errado no momento.”
“Quer dizer, para mim parece muito relacionado aos pneus. O equilíbrio do carro nem está tão errado, eu acho, é que não temos aderência – é como dirigir no gelo no momento.”
Os pilotos da Red Bull estão lutando para controlar a traseira do carro, resultado de alguns erros ao longo da sessão.
Embora o início não seja muito forte para a RBR no momento, eles estão buscando uma melhora para a sexta-feira. Eles precisam se entender com os pneus, pois esse pode ser um problema ao longo da corrida, por conta do desgaste elevado.

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