Confirmando o bom desempenho da Mercedes, George Russell conquistou a pole para o GP de Las Vegas, sendo a quarta de sua carreira. O feito foi obtido com o britânico registrando a marca de 1m32s312. Ao longo do Q3, o piloto da Mercedes precisou superar Carlos Sainz por duas vezes, para se confirmar na liderança.
Carlos Sainz apresentou uma grande performance na fase final da classificação, vendo a pole escapar por 0s098. Pierre Gasly foi a grande surpresa da classificação, além de levar a Alpine até o Q3, ainda faturou a terceira posição para a largada, com o tempo de 1m32s664. A equipe francesa segue para Las Vegas depois de um grande resultado no Brasil, ao faturar um pódio duplo. Com o resultado, Gasly conseguiu empurrar Charles Leclerc para o quarto lugar.
Em batalha direta pelo título, Max Verstappen ganha o direito de começar a prova em Las Vegas à frente de Lando Norris. O piloto da McLaren não conseguiu encaixar uma boa volta, obtendo o seu tempo na casa de 1m33s008. Se o holandês tinha um grande problema no início dos treinos livres, conseguiu superar as adversidades para ao menos estar entre os cinco primeiros colocados.
Yuki Tsunoda foi o sétimo, aproveitando uma sessão que Liam Lawson e Sergio Pérez não participaram do Q3. Nico Hülkenberg representou a Haas na nona posição.
Embora Lewis Hamilton tenha figurado nos treinos livres na liderança, o britânico ficou apenas com a décima posição depois de um erro.
A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de sábado para domingo às 3h pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a Classificação para o GP de Las Vegas
Durante os treinos livres o desempenho da Red Bull foi observado, ao longo de todas as sessões, Max Verstappen e Sergio Pérez enfrentaram problemas de aderência, lutando várias vezes com o carro para tentar obter o traçado ideal. O time austríaco basicamente fez todos os treinos livres usando pneus macio
A pista não esteve em boas condições para ninguém do grid, mas o time austríaco tem uma dificuldade maior, por estar com a asa traseira inadequada para o evento, que acaba comprometendo a sua velocidade de reta, quando comparado com os adversários.
Como foi difícil trabalhar com os pneus médios e duros por conta da temperatura da pista, os compostos macios foram os protagonistas das sessões livres.
Q1
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 15°C, com 12°C no ambiente.
Assim que a classificação foi iniciada, George Russell puxou a fila de saída dos boxes, mas foram os pilotos da Sauber que completaram as primeiras voltas cronometradas. Zhou Guanyu liderava com a marca de 1m36s777, superando Valtteri Bottas em 0s043. Outros competidores foram trabalhando os seus pneus antes de buscar a primeira volta rápida.
🟢 Q1 GREEN LIGHT 🟢
And qualifying is GO! 🙌#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/IJFUTh0poO
— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
Restando 9 minutos para o final do Q1, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Hamilton, Russell, Verstappen, Gasly, Alonso, Tsunoda, Pérez e Zhou. Na zona de eliminação estavam os pilotos da Ferrari, além da dupla da Haas e Lance Stroll. Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg aguardaram mais tempo nos boxes, até poder buscar uma volta rápida. Stroll por sua vez, não tinha certeza se participaria da sessão, por conta de um problema no sistema de recuperação de energia.
Piastri foi de 1m34s para 1m33s450, se mantendo na ponta. Quando os pilotos da Ferrari fizeram uma mais competitiva, Carlos Sainz saltou para o segundo lugar, conseguindo usar o vácuo cedido por Charles Leclerc.
Verstappen que estava apagado no início do fim de semana, surgiu na quinta posição com a marca de 1m33s800. George Russell, que encerrou o TL3 na liderança, conseguiu ver a ponta da tabela de tempos mais uma vez, com a marca de 1m33s363 há cinco minutos do fim.
Retando três minutos para o final, estavam na zona de corte: Bottas, Colapinto, Pérez, Lawson e Stroll. O canadense foi liberado para a pista no último instante.
Verstappen então surgiu na dianteira, com um treino muito dinâmico, anotando a marca de 1m33s299, mas superando Russell por uma diferença mínima de 0s064.
Os pilotos tentavam permanecer mais tempo em pista com o mesmo jogo de pneus para obter as suas voltas rápidas.
Enquanto Verstappen figurou na liderança, Pérez foi eliminado ainda no Q1. Russell conseguiu um respiro para comandar a sessão, com o tempo de 1m33s186, acompanhado por Hamilton em segundo com 1m33s225.
Eliminados
16) Sergio Pérez – 1m34s155
17) Fernando Alonso – 1m34s258
18) Alexander Albon – 1m34s425
19) Valtteri Bottas – 1m34s430
20) Lance Stroll – 1m34s484
Q1 CLASSIFICATION
Mercedes leading the way 💪
Zhou into Q2 for the first time since Silverstone 👍#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/SWYTczyyyf— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
Q2
Alguns pilotos optaram por dar continuidade ao Q2 trabalhando com pneus macios usados, foram enviados com compostos novos para a pista, apenas os pilotos da Haas, Ferrari e Max Verstappen.
O holandês foi de 1m33s201, para 1m33s085, tomando a liderança momentânea que era de Lewis Hamilton.
Logo de cara, algumas equipes trabalharam com o aquecimento dos pneus por duas voltas, antes de fazer o giro rápido na pista. Os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Piastri, Sainz, Norris, Hülkenberg, Tsunoda e Magnussen. Russell foi o primeiro piloto que entrou na casa de 1m32s881, mas Hamilton atingiu o tempo de 1m32s965.
Restando três minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Gasly, Colapinto, Ocon, Lawson e Zhou. Os pilotos aproveitaram o momento para fazer uma segunda saída dos boxes, usando pneus macios novos para melhorar os seus tempos.
Quando o cronômetro zerou, Franco Colapinto perdeu o controle do carro e acertou o muro de contenção. O seu equipamento ficou bem danificado do lado esquerdo, afetando completamente o sidepode, mas o competidor também teve um dano no lado direito, onde a suspensão dianteira ficou destruída.
The recovery operation continues and there’s also lots of debris on track for the marshals to clear up#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/CRnhNGaqSJ
— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
Big impact for Franco Colapinto but he’s okay and out of the car 👍#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/glPNzell1L
— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
A Williams já está em uma situação muito difícil, já que a equipe precisou reconstruir o carro algumas vezes durante a última rodada tripla. Sem contar com muitas peças de reposição, talvez o Colapinto nem possa alinhar o carro no domingo.
Como a batida de Colapinto, a pista precisou passar por uma limpeza, já que o carro deixou muitas peças espalhadas pelo traçado. Além disso, também foi necessário arrumar a barreira de proteção.
Eliminados
11) Esteban Ocon – 1m33s221
12) Kevin Magnussen – 1m33s297
13) Zhou Guanyu – 1m33s566
14) Franco Colapinto – 1m33s749
15) Liam Lawson – 1m34s257
Q2 CLASSIFICATION
Hamilton on top, and a strong showing from Gasly 👀 #F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/FmaipV2kVP
— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
Q3
O Q3 demorou para ser iniciado, mas no momento que a pista foi liberada, os pilotos não demoraram para buscar as suas voltas rápidas. Carlos Sainz assumiu a liderança momentaneamente com a marca de 1m33s022, pois Russell conseguiu atingir a marca de 1m32s811, superando o tempo do espanhol em 0s211.
Os dez primeiros eram: Russell, Sainz, Verstappen, Norris, Piastri, Gasly, Hülkenberg, Leclerc, Tsunoda e Hamilton.
O final da sessão foi bem dinâmico, Russell faturou a pole, com a marca de 1m32s312, superando Sainz pela segunda vez na classificação, por uma diferença de 0s098.
Gasly foi a maior surpresa da classificação, conseguindo colocar a Alpine no terceiro lugar para a largada, depois de um excelente resultado em São Paulo. Charles Leclerc foi empurrado para a quarta posição, com Verstappen em quinto.
Norris foi superado pelo principal adversário pelo título. Yuki Tsunoda conseguiu o sétimo lugar para a largada, enquanto Piastri foi o oitavo, com Hülkeberg em nono. Hamilton cometeu um erro, precisando se contentar com o décimo lugar.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Third pole of the season for @GeorgeRussell63 👏👏👏#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/HaJARZznv7
— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.