Franco Colapinto pode não participar do GP de Las Vegas. O piloto argentino bateu forte no final do Q2 e o impacto sofrido foi de 50G. A Williams foi atendido depois do acidente e precisará passar por uma nova avaliação médica para obter a liberação para correr no evento.
Na última volta do Q2, tentando extrair tudo do carro da Williams, o competidor perdeu o controle do carro e acertou o carro na parte interna do muro na curva 15 e bateu na barreira do outro lado da pista.
Colapinto relatou estar “bem” depois do acidente, pouco antes de deixar o carro, mas por conta do grande impacto, precisa ser acompanhado.
A Williams disse em suas redes sociais: “Franco sofreu um impacto significativo de mais de 50G, exigindo um check-up médico. Um impacto dessa magnitude é obviamente significativo e severo e ele precisará ser avaliado novamente amanhã antes de sabermos se ele está liberado para correr.”
“A saúde de Franco é tudo o que importa e estamos felizes que ele esteja bem. Forneceremos mais atualizações quando pudermos.”
Team statement. pic.twitter.com/LUCTgQ1cf0
— Williams Racing (@WilliamsRacing) November 23, 2024
Mais tarde, James Vowles também gravou um vídeo para falar do acidente de Franco Colapinto, deixando claro que a equipe trabalharia para tentar recuperar o carro para o evento, mas a saúde de Franco era a prioridade no momento.
A batida do argentino provocou atraso no Q3, ficaram vários detritos de pista, além de ser necessário organizar a barreira de proteção da pista.
Absolutely gutted 😖
Williams’ mechanics react as Colapinto crashes out of qualifying 💥#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/tYcpXqUvwv
— Formula 1 (@F1) November 23, 2024
A Williams está em uma situação bem complicada, na última rodada tripla já tinha lidado com algumas batidas de Alexander Albon e Franco Colapinto. Com os carros ficando bem danificados, a equipe precisou trabalhar para fazer algumas peças de reposição, além de reconstruir o carro, mas infelizmente eles não têm muito material, o ideal era que o time não lidasse com mais impactos de grande magnitude até o final da temporada 2024.
Colapinto tem apresentado uma abordagem bem agressiva na pista, ao longo do fim de semana já tinha flertado com uma possível batida, passando muito próximo ao muro. Lembrando que está pista é completamente desconhecida para o piloto, já que as categorias de base não acompanham a F1 neste evento.
“Como todos devem saber, Franco sofreu um grande acidente no Q2 quando estava em uma volta muito boa”, começou o chefe de equipe da Williams. O impacto foi de mais de 50G, o que é grave em nosso mundo. Ele foi para o centro médico e já recebeu alta. Agora ele está de volta ao seu hotel, descansando pelo resto da noite. Ele será avaliado amanhã e será determinado se ele está apto a correr ou não”.
“Enquanto isso, seu carro está sendo consertado. O chassi está sendo trocado e estamos nos certificando de que ele esteja pronto para o caso de Franco ser liberado para correr amanhã”.
“O que eu digo é o seguinte, a saúde é a prioridade acima de tudo. A fibra de carbono pode ser consertada, o metal e os carros podem ser refeitos, mas a saúde dos indivíduos não pode, nessa circunstância. Voltaremos amanhã quando tivermos mais notícias. Agora temos trabalho a fazer durante a noite”, concluiu Vowles.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.