A Fórmula 1 realizou nesta sexta-feira (13) duas atividades avaliativas, se preparando para o restante do evento do GP do Canadá. George Russell foi o líder do TL2, após registrar a marca de 1m12s123, utilizando pneus médios. A diferença era mínima para Lando Norris se estabeleceu na segunda posição, com o uso dos pneus macios para cravar 1m12s151.
A segunda sessão foi marcada principalmente pelo trabalho realizado com os pneus médios. As equipes aproveitaram o TL2 para verificar a diferença de desempenho e duração, comparando os pneus médios e macios. No entanto, a Sauber optou por dar uma atenção aos compostos duros.
Andrea Kimi Antonelli ficou com a terceira posição, com o segundo carro da Mercedes, enquanto Alexander Albon mais uma vez voltou para as primeiras posições para ficar com o quarto lugar.
Fernando Alonso foi o quinto colocado com a Aston Martin, melhorando progressivamente as suas voltas. Oscar Piastri ficou com a sexta posição, em uma sessão mais expressiva de tempos, depois da equipe se dedicar aos testes aerodinâmicos no TL1.
Carlos Sainz obteve a sétima posição, seguido por Lewis Hamilton em oitavo, sendo o único representante da Ferrari na pista, já que o time italiano não conseguiu recuperar o carro de Charles Leclerc do TL1 para o TL2. Max Verstappen foi empurrado para a nona posição, enquanto Liam Lawson ficou com a décima posição, logo à frente de Isack Hadjar, enquanto Yuki Tsunoda aparecia apenas na décima terceira posição.
Além de Russell, apenas Albon e Verstappen registraram os seus melhores tempos no TL2 com os pneus médios.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 13h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3 e última atividade avaliativa antes da classificação.
Saiba como foi o TL2 do GP do Canadá
Antes do início do segundo treino livre, a Ferrari confirmou que Charles Leclerc estava fora do TL2. O monegasco bateu no TL1 e após verificação do equipamento, o time identificou que a necessidade de substituir a célula de sobrevivência. Como o trabalho tomará tempo, Leclerc deve retornar ao carro apenas no sábado.
Due to the damage to his car sustained in the crash in FP1, Charles Leclerc will not take part in FP2, as the survival cell on his SF-25 needs to be replaced. As per the regulations, Charles will be able to drive in FP3. pic.twitter.com/yhBnJ5TLnQ
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) June 13, 2025
Por conta essa questão, a Ferrari contará apenas com Lewis Hamilton para a coleta de dados.
Quando as equipes retornavam ao traçado, a temperatura na pista estava na casa dos 41 °C, com 19 °C no ambiente. As condições climáticas eram semelhantes as enfrentadas na primeira sessão.
Logo na primeira volta, Lance Stroll bateu o carro e danificou a suspensão dianteira, por conta de um toque no muro de contenção. O canadense carregou o carro até uma agulha, para evitar a bandeira vermelha e deixar peças pela pista.
Here’s what happened to Lance
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/u9Tro9VuS9
— Formula 1 (@F1) June 13, 2025
Com dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Russell, Albon, Norris, Hamilton, Verstappen, Alonso, Antonelli, Gasly, Bearman e Sainz. Neste momento no traçado, apenas George, Alex, Verstappen e Fernando usavam pneus macios (C6), enquanto a dupla da Sauber analisava os pneus duros (C4), enquanto o retante do pelotão trabalhava com os pneus médios (C5).
A melhor marca de Russell foi obtida na casa de 1m12s602, instantes depois, Sainz se encaixou na segunda posição, com a marca de 1m12s764, usando os pneus médios, ficando separado por 0s162 do líder.
Os competidores ainda estavam brigando com os carros, por conta da aderência do asfalto. No entanto, os times trabalhavam com stints mais logos, contribuindo para colocar borracha na pista, enquanto realizavam a análise dos carros.
Antes de completar meia hora de sessão, Franco Colapinto rodou na curva 3 na linha de saída do pit-lane, sendo mais um erro do argentino em treino livre.
Após um breve momento de calmaria na pista, com os pilotos nos boxes, os competidores instalaram um novo jogo de pneus macios para sentir o carro em ritmo de corrida, com os compostos mais rápidos do fim de se semana.
Por conta do volume de carros na pista, os competidores se atrapalhavam. Com isso, era impossível evitar o encontro de piloto lentos, com outros que estavam em voltas mais rápidas. No Canadá se tornava ainda mais perigoso, por ser um circuito com características de um traçado de rua e muros muito próximos.
It’s traffic paradise out there!
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/omGLCCYV1k
— Formula 1 (@F1) June 13, 2025
Com a evolução da sessão, Russell atingiu a marca de 1m12s123, com um novo jogo de pneus médios. Na sequência, Lando Norris saltou para a segunda posição, com a marca de 1m12s151, obtida com os compostos macios, em uma diferença de apenas 0s028 para o piloto da Mercedes. Andrea Kimi Antonelli era o terceiro colocado com 1m12s411, acompanhado por Oscar Piastri – 1m12s595.
A McLaren começou a aparecer na sessão, depois de um início mais discreto, fazendo uma avaliação das novas peças que estavam instaladas no MCL39.
A sessão se encaminhava para o final, quando mais uma porção de reclamações aconteceram quando os competidores se encontraram na pista. Por atrapalhar o desenvolvimento dos seus programas, os engenheiros precisavam contornar os problemas.
O líder da sessão, George Russell completou 33 voltas, conta 32 de Norris. Carlos Sainz chegou até a marca de 37 giros com o carro da Williams.
Para fechar o dia, as equipes fizeram o teste de legada.
FP2 CLASSIFICATION @MercedesAMGF1 are motoring in Montreal
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/WuQzgRoFFY
— Formula 1 (@F1) June 13, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.