A etapa das 6 Horas de São Paulo marcará um momento histórico para a Genesis Magma Racing. Pela primeira vez, a equipe oficial da Genesis, marca de luxo do Grupo Hyundai Motor, competirá em solo brasileiro desde sua entrada na categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), levando a Interlagos seus dois GMR-001 Hypercar em busca de evolução na temporada de estreia.
Além do peso da estreia da fabricante no Brasil, a corrida terá um significado especial para o público local. O paulista Pipo Derani será o único piloto brasileiro no grid da Hypercar e correrá diante da torcida em um dos circuitos mais tradicionais do automobilismo mundial.
Pipo Derani vive momento especial em casa
Acostumado aos grandes desafios das provas de endurance, Pipo Derani terá uma oportunidade rara na carreira: disputar a principal categoria do Mundial de Endurance em sua cidade natal.
Aos 32 anos, o piloto soma uma trajetória consolidada nas corridas de longa duração, incluindo dois títulos do IMSA SportsCar Championship, conquistados em 2021 e 2023. Em Interlagos, dividirá o GMR-001 Hypercar #17 com o francês Mathys Jaubert, destaque da European Le Mans Series, e o alemão André Lotterer, bicampeão mundial do WEC e um dos nomes mais experientes da categoria.
“Não consigo descrever o quanto estou ansioso para finalmente correr na categoria mais importante de um campeonato de alto nível na minha cidade natal. (…) Os torcedores brasileiros são ótimos, e sei que muitos deles acompanharam toda a evolução do projeto desde o início”, destacou Derani.
Dois carros para acelerar o desenvolvimento da Genesis
Além do trio formado por Derani, Jaubert e Lotterer, a Genesis Magma Racing também alinhará o Hypercar #19, conduzido por Paul-Loup Chatin, Mathieu Jaminet e Dani Juncadella.
A temporada de 2026 representa o primeiro ano completo da Genesis na principal categoria do endurance mundial, utilizando o GMR-001 Hypercar, modelo desenvolvido especialmente para enfrentar fabricantes tradicionais como Ferrari, Toyota, Porsche, Cadillac, BMW, Alpine e Peugeot.
O protótipo pesa 1.030 kg, entrega cerca de 680 cavalos de potência e utiliza o novo motor Genesis G8MR V8 biturbo, desenvolvido com tecnologias derivadas dos programas da Hyundai Motorsport no Campeonato Mundial de Rally (WRC).
Interlagos será mais um teste importante
A etapa brasileira acontece poucas semanas após a tradicional 24 Horas de Le Mans, principal desafio do calendário do WEC. Antes disso, a equipe também completou com sucesso as provas de Imola e Spa-Francorchamps, acumulando quilômetros fundamentais para acelerar o desenvolvimento do projeto.
Agora, o retorno ao formato de seis horas permitirá à Genesis avaliar como os aprendizados obtidos em Le Mans poderão ser convertidos em desempenho nas provas que compõem a maior parte do campeonato.
O Autódromo José Carlos Pace apresenta características bastante particulares dentro do calendário do WEC. Com apenas 4,309 km de extensão, é o menor circuito da temporada e exige um acerto específico de aerodinâmica, freios e gerenciamento de pneus, graças à combinação de curvas de baixa velocidade, mudanças de elevação e retas relativamente curtas.
Hyundai Motorsport leva experiência vencedora ao projeto
Embora a Genesis esteja estreando na categoria Hypercar, o programa conta com o suporte técnico da Hyundai Motorsport, divisão que acumula uma extensa história de sucesso nas competições internacionais.
Criada em 2012, a estrutura conquistou títulos mundiais de construtores no WRC, venceu campeonatos de turismo ao redor do planeta e chega embalada por seis vitórias consecutivas na categoria TCR das tradicionais 24 Horas de Nürburgring.
Para o chefe da equipe, Cyril Abiteboul, a prova brasileira representa mais um importante passo na consolidação do projeto.
“A corrida no Brasil apresenta seus próprios desafios, com um circuito muito técnico e todas as demandas operacionais de uma prova que enfrentamos pela primeira vez. Também será muito especial encontrar nossos torcedores no Brasil e em toda a América do Sul.”
Com um programa ainda em fase de desenvolvimento, mas apoiado pela experiência da Hyundai Motorsport e contando com o apoio da torcida local para Pipo Derani, a Genesis Magma Racing encara as 6 Horas de São Paulo como mais um capítulo importante na construção de sua trajetória entre os Hypercars do FIA WEC.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







