AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Franco Colapinto na F1 em 2025? Rumores indicam Alpine como destino do argentino

Os últimos rumores apontam a possibilidade de Colapinto assinar com a Alpine, aguardando a chance de voltar para a Fórmula 1 nesta temporada

Franco Colapinto pode aparecer no grid 2025 da Fórmula 1. Segundo rumores, o piloto está próximo de conseguir uma vaga na Alpine.

Matérias foram publicadas pelo jornal argentino Olé e o portal The Race, indicam uma mudança de Colapinto da Williams, para a Alpine. Embora ainda não se saiba se a mudança tem caráter de “empréstimo” pelo time britânico, mas se alteração acontecer, o argentino ainda não assumirá uma vaga permanente no time francês.

Nos últimos meses, mesmo após a confirmação de Jack Doohan como piloto titular na Alpine, rumores informam que o seu contrato com a equipe é de apenas cinco corridas; enquanto o conselheiro do time, Flavio Briatore, já expressou suas dúvidas sobre a permanência do australiano ao longo do campeonato.

Na equipe francesa, a Alpine optou por encerrar o contrato com Esteban Ocon, deixando a vaga ao lado de Pierre Gasly disponível para promover Doohan.

O australiano, filho do multicampeão das motos Mick Doohan, assumiu o carro da Alpine antes do previsto, disputando o GP de Abu Dhabi, quando Ocon foi liberado para a Haas. No entanto, a falta de velocidade e o comparativo outros novatos que correram em 2024, Doohan não agradou muito o conselheiro do time – que já deixou claro que uma mudança pode, sim, acontecer depois do início da temporada.

O que a imprensa internacional fala, é que o contrato de Doohan tem cláusulas que permitem uma substituição da Alpine em algumas poucas corridas, se ele não conseguir atender os critérios de desempenho esperados.

Por sua vez, Franco Colapinto disputou as últimas nove corridas do ano com a Williams, substituindo Logan Sargeant. Embora tenha impressionado no primeiro contato com o carro, algumas batidas como as sofridas no GP de São Paulo, inviabilizaram a possibilidade de ele conseguir um contrato com a Red Bull, mas a Alpine não desistiu do argentino.

O que se espera é que Colapinto atue nos bastidores, reforçando a escalação de pilotos da Alpine, podendo ser o primeiro a ser acionado, caso uma mudança ocorra com a temporada em andamento. Além disso, o aporte financeiro que acompanha o argentino é de grande valia para a equipe.

Na Williams, Colapinto não terá uma vaga cedo, com a contração de Calos Sainz e a permanência de Alexander Albon, a formação será utilizada em 2025. Porém, se a equipe de Grove realizar apenas um empréstimo, eles podem acionar o argentino futuramente para atender a equipe.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo