Como os rumores apontavam, Franco Colapinto se juntará à Alpine em 2025. O piloto argentino fechou um acordo com a equipe francesa para atuar como piloto reserva.
A ideia da Alpine foi reforçar o seu corpo de pilotos, atualmente Jack Doohan e Pierre Gasly são a dupla de pilotos selecionada para disputar o próximo campeonato, enquanto Colapinto atuará nos bastidores.
No último ano, Colapinto foi sacado da Fórmula 2 para ocupar o assento de Logan Sargeant, substituindo o piloto que não estava conseguindo fazer um bom campeonato. Rapidamente o argentino mostrou um bom desempenho e conseguiu superar até mesmo o companheiro de equipe. Apesar de alguns erros nas últimas etapas, a performance dele sempre esteve em pauta, questionando até mesmo o motivo para ele não estar no grid de 2025.
O desempenho inicial de Colapinto colocou o seu nome em destaque, sendo cotado para guiar pela Red Bull e até mesmo a Alpine.
Porém, na Williams não existia mais espaço, a equipe de Grove já tinha fechado com Carlos Sainz para o campeonato deste ano, enquanto optou por manter Alexander Albon.
Colapinto se junta a Alpine como piloto reserva, ao lado de Ryo Hirakawa e Paul Aron. No entanto, a mídia estrangeira especula a possibilidade de o argentino já assumir o carro da Alpine neste ano, sendo o primeiro na linha de sucessão, se a equipe optar por uma mudança ao longo do campeonato.
O motivo é que Doohan aparentemente tem contrato apenas para cinco corridas, enquanto uma cláusula de desempenho pode ser acionada pela Alpine se o seu desempenho não corresponder como o esperado.
O consultor da Alpine, Flavio Briatore já demostrou não ter muita confiança no australiano, principalmente após ele ter disputado o GP de Abu Dhabi, quando substituiu Esteban Ocon.
Como parte do seu trabalho como piloto reserva e de testes, Colapinto estará presente em diversos GPs ao longo de 2025, compartilhando as funções com Aron e Hirakawa, realizando testes no programa com carros anteriores (TPC), além de atuar no simulador do time.
“Estou superanimado por ter a oportunidade de ingressar na Alpine. Primeiro, quero agradecer a Williams por todo o apoio desde o momento em que entrei para a Academia até a última corrida em Abu Dhabi. Eles transformaram meu sonho de correr na Fórmula 1 em realidade, e sempre serei grato por isso. Agora, é hora de um novo capítulo, e assumir esse desafio com a Alpine é realmente uma honra. Um grande obrigado a Luca [de Meo], Flavio [Briatore] e Oliver [Oakes] por acreditarem em mim e me receberem na equipe de braços abertos. Mal posso esperar para começar e ver onde essa jornada nos levará. Além disso, um grande obrigado a todos os meus patrocinadores e parceiros que me apoiaram nos desafios da temporada de 2024. Seu apoio tornou tudo possível, e aos meus incríveis fãs na Argentina: “Muchas gracias!” Sua paixão e incentivo significam o mundo para mim. Vamos almejar coisas ainda maiores em 2025 e além”, comentou Colapinto.
Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine: “Estamos muito satisfeitos em chegar a um acordo com a Williams para contratar Franco Colapinto. Claramente, Franco está entre os melhores jovens talentos do automobilismo atualmente. É justo dizer que sua aparição no grid da Fórmula 1 no ano passado pegou muitos, inclusive eu, de surpresa e suas performances foram muito impressionantes para um piloto novato. Estamos de olho em nosso futuro e sua contratação significa que temos um grande grupo de jovens pilotos para convocar e trabalhar no desenvolvimento da equipe para o sucesso futuro.”
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.