Era mais um dia frio na China e ventava forte no circuito de Xangai quando as atividades para o terceiro treino livre tiveram início. Depois da Mercedes ter liderado as duas primeiras sessões, foi a vez de Sebastian Vettel assumir a ponta com a Ferrari ao registrar 1:33:018, seguido por Raikkonen com 1:33:469 e Bottas ocupando a terceira posição com 1:33:761.
Lewis Hamilton não teve uma sessão fácil, a sua maior dificuldade foi encontrar uma boa performance, principalmente no setor 3. O inglês ainda acabou rodando e perdeu um jogo de pneus enquanto tentava ser ousado na pista, pois a explorava de todas as formas enquanto estava atrás da sua volta perfeita.
No entanto não foi apenas o inglês da Mercedes que rodou na sessão, os pilotos estavam realmente com dificuldades para encontrar uma boa volta e era inevitável ver as saídas de traseiras em vários momentos do treino, até porque o vento forte acabava deixando o carro mais instável.
Daniel Ricciardo, que ficou parado nos boxes em grande parte do terceiro treino livre, provocou uma bandeira amarela pouco tempo depois de ir a pista, quando o motor Renault da sua Red Bull quebrou, os mecânicos vão ter muito trabalho no seu carro até a classificação.
A classificação começa às 3h pelo horário de Brasília.
lll Saiba como foi a Terceira sessão de Treinos Livres
🚥 GREEN LIGHT 🚥
The final practice session is underway in Shanghai
Follow along with live timings and updates >> https://t.co/MddmLh2Nm7#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/hhcg1HwzqC
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018
Os carros da Sauber foram os primeiros a deixar os boxes e utilizavam os pneus macios e logo foram seguidos por Grosjean da Haas e Vandoorne da McLaren que estavam com os compostos ultramacios, no entanto os pilotos faziam apenas as suas voltas de instalação e retornavam para os boxes.
Kimi Raikkonen era o primeiro a abrir tempo e registrava 1:45:080, mas na volta seguinte já melhorava para 1:37:763. Kevin Magnussen ocupava o segundo lugar com 1:39:970, mas pouco depois era superado por Carlos Sainz que tinha 1:38:428.
Hulkenberg também abria a sua primeira volta rápida, saltando para a ponta da tabela com 1:36:401 e Gasly passava a assumir o segundo lugar com 1:37:528, aos poucos mais pilotos começavam a se encaminhar para a pista e ir em busca das suas voltas rápidas, onde os primeiros 10 minutos da sessão já haviam sido concluídos.
Hulkenberg is our quickest man in the opening minutes
His 1:36.401 effort is the time to beat ⏱️#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/QX4xmVciKJ
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018
O finlandês da Ferrari alternava entre voltas rápidas e voltas mais calmas, por isso demorou um pouco mais para ele dar uma resposta a Nico Hulkenberg, mas novamente era possível ver Raikkonen na ponta com 1:34:794.
Sebastian Vettel entrou na pista com quase 15 minutos de sessão já concluídos e logo em sua primeira volta cronometrada o alemão registrava 1:33:689. Fernando Alonso também havia deixado os boxes da McLaren e passava a ocupar o terceiro lugar ao registrar 1:35:364.
Vettel moves to the top of the timing screens with a 1:33.689 💪#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/u0mbyJnBzW
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018
As Mercedes levaram um pouco mais tempo para registrar as suas voltas rápidas, mas com pouco mais de 20 minutos de sessão já realizada Bottas passava a ocupar o quarto lugar com o 1:35:232.
Os pilotos seguiam tendo dificuldade para controlar o carro na pista e aproveitavam para investir tudo o que podiam na aceleração e frenagem brusca dos carros, acreditando que desta forma a encontrariam o melhor desempenho.
Hamilton, que estava com 5 voltas dadas com o jogo de pneus que utilizava, saltou para a quarta posição ao registrar 1:34:807 e Bottas seguia no segundo lugar melhorando o seu tempo para 1:34:423.
Pouco tempo depois o inglês era visto rodando na pista, depois de ter abusado enquanto tentava explorar todos os seus limites. Hamilton passava com a sua Mercedes na grama e perdia o controle entre os setores 1 e 2 e não era a primeira vez na sessão que ele tentava elevar o carro ao seu limite. Grosjean era mais um piloto vítima da pista e acabava rodando.
Carlos Sainz passava a ser o terceiro colocado após registrar 1:34:582 e pouco tempo depois Raikkonen voltava a assumir a liderança da sessão com 1:33:469 com no seu novo stint. Grosjean era visto com o freio traseiro direito em chamas e pouco depois acabava retornando para os boxes.
Not the kind of hot lap Romain Grosjean had in mind 🔥
Overheating brakes force the Haas man into the pits#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/x2grVHoWxw
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018
Solid outing for @KevinMagnussen with 25 laps logged and a best of 1:34.329 on softs for P6.
Overcooked rear brake thwarts @RGrosjean. Limited to six laps total for P20. pic.twitter.com/EhekijN6e4
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) April 14, 2018
Restando pouco mais de 25 minutos para o término da sessão, Daniel Ricciardo provocava um virtual Safety Car, logo depois do motor da sua Red Bull acabar explodindo – até labaredas de fogo saiam dele. Um assobio acontecia, a marcha começava a diminuir, consequentemente o carro perdia a aceleração e o australiano era obrigado a encostar o carro. Ricciardo já havia ficado grande parte da sessão parado nos boxes da equipe e ficou restrito a poucas voltas, quando o seu carro apresentou problemas o piloto estava na sétima posição.
YELLOW FLAG
Daniel Ricciardo suffers a spectacular engine failure on-track 😩#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/Ck2Pe3rnGZ
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018
INITIAL CLASSIFICATION (35/60 MINS)
A brace of Ferraris lead the way in Shanghai#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/hSHVUH13jy
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018
Assim que a pista foi liberada da bandeira amarela, os pilotos retornavam para ela e Sebastian Vettel em seu novo stint registrava 1:33:018, ocupando a primeira posição.
Vandoorne era o décimo primeiro colocado com 1:35:563 e Hamilton seguia tendo dificuldade de fazer a volta perfeita e com isso era o quarto colocado com 1:34:057, encontrando a maior dificuldade para a acertar o terceiro setor.
Com menos de dez minutos para o término da sessão, era possível ver alguns pilotos com pneus novos, já simulando a prova de classificação. Max Verstappen conseguia melhorar para a quarta posição ao registar 1:33:969. Kevin Magnussen mostrava um bom desempenho e ocupava a sexta posição, seguido pelos dois carros da Force India, Pérez que registrava 1:34:445 e Ocon tinha 1:34:456, que haviam melhorado nesta reta final.
Sirotkin conseguia encaixar o carro da Williams na décima posição com 1:34:741. Alonso seguia na décima segunda posição, mas havia melhorado para 1:34:851.
INITIAL CLASSIFICATION (END OF FP3)
The Prancing Horses lead the way in final practice#F1 #ChineseGP 🇨🇳 pic.twitter.com/2cIiSqTApb
— Formula 1 (@F1) April 14, 2018