Hamilton liderou sessão molhada em Suzuka, ao entrar com um novo jogo de supermacios 1:29:599 e tomou o topo da tabela ocupado pela Ferrari. Vettel ficou em segundo, sendo separado por apenas 0s166, acompanhado por Raikkonen em terceiro lugar.
O segundo stint de voltas rápidas forneceu mais vantagem para aqueles pilotos que se encaminharam para a pista pouco depois dos ponteiros. O asfalto secava gradualmente formando um trilho o que permitia mais aderência e uma melhora nos resultados.
Foi assim que Verstappen passou a ser o quarto colocado, seguido por Bottas e Ricciardo. Ocon era o sétimo superando Sergio Pérez em oitavo. Para completar o grid ainda era possível ver Sainz e Magnussen.
Nico Hulkenberg acabou provocando uma bandeira vermelha no final da sessão, após passar com o carro por uma área de gramado úmida, perdeu o controle da traseira da sua Renault e estampou o muro. Restava pouco mais de 2 minutos de sessão os pilotos retornaram aos boxes.
A classificação será realizada às 3h pelo horário de Brasilia.
lll Saiba como foi o Terceiro Treino Livre
A terceira sessão de treinos livres começava com a umidade na casa dos 90%, a temperatura no asfalto era de 27°C e no ambiente de 25°C. A chuva estava bem próxima do autódromo e o asfalto se encontrava úmido.
https://twitter.com/F1/status/1048408024849764358
Nico Hulkenberg da Renault era o primeiro a se alinhar no pit-lane, para dar início a sessão e utilizava os compostos macios. Aos poucos outros pilotos como Stroll, Raikkonen e Sainz realizavam o aquecimento dos pneus.
O alemão da equipe francesa registrava 1:32:563, mas era superado por Raikkonen que estava com os supermacios instalados. O finlandês tinha 1:30:054. A pista ficava bem movimentada e apenas a dupla da Force India seguia nos boxes.
Vettel conseguia a segunda posição em sua primeira volta com 1:30:161. Bottas era visto em terceiro, seguido por Ricciardo e Verstappen. Leclerc com a Sauber era o sexto, acompanhado por Sainz e Hulkenberg. Apenas os três primeiros colocados estavam de supermacios, o restante destes pilotos apostava nos macios.
Com pouco mais de dez minutos de sessão realizada, os pilotos eram alertados sobre a chuva que começava a cair no circuito se Suzuka. A curva 17 era um dos trechos com situação mais critica e Hamilton era visto passando direto pela área de escape. Aos poucos os pilotos que haviam tomado a pista para aproveitar os primeiros minutos de sessão, retornavam aos boxes por conta das gotas que molhavam o circuito.
O asfalto havia ficado escorregadio e perigoso para os compostos de pista seca, as escapadas eram mais comuns e com 40 minutos restante de sessão os carros estavam todos nos boxes. As posições eram: Raikkonen, Vettel, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Leclerc, Sainz, Grosjean, Ericsson e Hulkenberg. Hamilton era o último colocado, após não conseguir abrir uma boa volta rápida e seguia com a marca de 1:35:141.
Restando 27 minutos para a conclusão da sessão, Bottas era enviado para a pista mais uma vez utilizando novos supermacios. Pouco depois o companheiro de equipe do finlandês, passava a fazer companhia para ele e usando a mesma composição de pneus.
Aos poucos outros pilotos retornavam para a pista que já que ela passava a desenvolver um trilho seco. Raikkonen era visto escapando na pista, após passar com o carro na curva 7.
Kimi's gone walkabout 😯 #JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/NCnzUEaOU6
— Formula 1 (@F1) October 6, 2018
Muitos pilotos que já estavam com os pneus desgastados, seguiam dando voltas com os compostos para verificar a sua durabilidade. Mesmo aqueles que haviam optados por realizar a troca antecipadamente, para pneus mais novos não melhoravam as suas marcas de forma expressiva.
Restando nove minutos para o término da sessão, Hamilton conseguia registrar 1:29:599, enquanto o alemão tinha 1:29:715. Dupla da Haas passava ocupar o sétimo e o oitavo lugar com Magnussen e Grsosjean.
Verstappen conseguia subir para a quarta posição com 1:30:304, seguido por Bottas e Ricciardo. Pérez passava a ser o sétimo com 1:31:513 mostrando que a melhor opção fora esperar um pouco mais para se encaminhar para a pista.
Ocon conseguia fechar a sua volta para superar Pérez com 1:31:088, pouco antes da bandeira vermelha ser instaurada na pista por conta de Nico Hulkenberg que havia perdido o controle do seu carro. Ao passar com as rodas do lado esquerdo além da zebra o alemão perdia o controle da traseira do carro se tornando passageiro. Desta forma mesmo restando dois minutos para o término da sessão, ela praticamente era encerrada ali, com a regressiva continuando, sem atividade na pista.
🚩 RED FLAG 🚩@HulkHulkenberg into the barriers at the S Curves#JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/yGh0cOJF3T
— Formula 1 (@F1) October 6, 2018
FP3 CLASSIFICATION: Hamilton was quickest, but Vettel wasn't far behind #JapaneseGP 🇯🇵 #F1 pic.twitter.com/kFjNGKjzZ6
— Formula 1 (@F1) October 6, 2018
POS | PILOTO | EQUIPE | TEMPO |
1 | Hamilton | Mercedes | 1:29.599 |
2 | Vettel | Ferrari | 1:29.715 |
3 | Raikkonen | Ferrari | 1:30.054 |
4 | Verstappen | Red Bull | 1:30.304 |
5 | Bottas | Mercedes | 1:30.422 |
6 | Ricciardo | Red Bull | 1:30.474 |
7 | Ocon | Force India | 1:31.088 |
8 | Perez | Force India | 1:31.483 |
9 | Sainz | Renault | 1:31.513 |
10 | Magnussen | Haas | 1:31.521 |
11 | Grosjean | Haas | 1:31.636 |
12 | Leclerc | Sauber | 1:31.760 |
13 | Hartley | Toro Rosso | 1:32.030 |
14 | Stroll | Williams | 1:32.201 |
15 | Hulkenberg | Renault | 1:32.224 |
16 | Ericsson | Sauber | 1:32.442 |
17 | Alonso | McLaren | 1:32.608 |
18 | Sirotkin | Williams | 1:32.631 |
19 | Gasly | Toro Rosso | 1:33.105 |
20 | Vandoorne | McLaren | 1:33.340 |