ColunistasFórmula 1Repost

FP1 Malásia – Dobradinha da Red Bull com Fernando Alonso ocupando o terceiro lugar em treino marcado por chuva

O primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Malásia que vai ocorrer na madrugada de domingo (1), começava com uma forte chuva e impossibilitava os carros de irem para a pista. O Safety Car era o único que dava as suas voltas, em busca de encontrar o momento ideal para que os pilotos fossem liberados.

Com meia hora de sessão perdida, sem nenhuma atividade na pista, finalmente os boxes eram liberados, mas os pilotos e equipes estavam extremamente cautelosos e as voltas de instalação demoraram um pouco mais para acontecer. Fernando Alonso da McLaren era o primeiro a deixar os boxes da equipe, utilizando o Halo, mas apenas na primeira volta, uma pratica comum e que já vimos acontecer várias vezes ao longo do ano.

Max Verstappen e Daniel Ricciardo da Red Bull foram os mais velozes do treino e os que mais aproveitaram a pista, melhorando os tempos a cada volta. Fernando Alonso aparecendo apenas nos minutos finais da sessão, aproveitando as melhores condições de pista e conseguindo ocupar o terceiro lugar ao marcar 1:49:719.

Pierre Gasly já assumia o comando do carro da Toro Rosso no lugar de Daniil Kvyat e Sean Galael volta a assumir o carro de Carlos Sainz como havia realizado no FP1 para o Grande Prêmio de Cingapura. De fato como a Sauber havia anunciado dias atrás, Charles Leclerc iniciava os seus treinos no lugar de Marcus Ericsson e Antonio Giovinazzi, voltava a ocupar o carro da Haas. Sergey Sirotkin era mais um dos pilotos de teste que na pista, dessa vez no lugar de Nico Hulkenberg.

https://twitter.com/F1/status/913598299227262976

Felipe Massa acabou não registrando nenhum tempo nesta primeira sessão, pois o seu carro estava apresentando um problema hidráulico.

lll Saiba como foi o FP1

https://twitter.com/F1/status/913607331421868032

O primeiro treino livre malaio começava com a presença de uma forte chuva e o Safety Car era o único carro da pista, pois se encontrava fazendo as verificações da mesma. A pista não se encontrava sob bandeira vermelha, mas a saída dos boxes não estava liberada e não tinham previsão para o começo da sessão.

Os carros foram liberados para ocupar a pista, quando meia hora do FP1 já havia passado. Fernando Alonso era mostrado com o Halo instalado no seu carro e era o primeiro a deixar os boxes da equipe, seguido pela dupla da Ferrari e todos usavam os pneus de chuva extrema.

Somente as duplas da Red Bull, Force India e Mercedes não haviam realizado a volta de instalação. Mesmo os que haviam se arriscado na pista, se limitaram a apenas uma volta.

Ocon deixava os boxes da Force India com um pouco mais de 40 minutos para o termino da sessão e era o primeiro a usar os pneus de chuva intermediaria. Logo em seguida Sergio Pérez fazia o mesmo que o companheiro de equipe, usando os mesmos compostos.

Cinco minutos após os carros da Force India realizarem a sua volta de instalação, era a vez de Daniel Ricciardo deixar os boxes da Red Bull, poupando os compostos de chuva extrema e já usando os intermediários. Sebastian Vettel aproveitava para fazer uma simulação de largada e já investia nos pneus de chuva intermediaria.

https://twitter.com/F1/status/913613360633085952

Restando um pouco mais de 30 minutos, a pista voltava a ter movimentação e os primeiros tempos passavam a ser registrados, Ricciardo tinha 1:55:601. Vettel passava a ocupar o topo da tabela, em sua primeira volta cronometrada com 1:54:463.

https://twitter.com/F1/status/913614480633942016

Kimi Raikkonen passava a ocupar o segundo lugar com 1:54:884 e Lewis Hamilton era o quarto com 1:56:089. Daniel Ricciardo assumia o primeiro lugar com 1:53:103, mas pouco depois o seu companheiro de equipe, Max Verstappen tinha 1:51:201.

Sergey pouco depois de ser avisado sobre a temperatura baixa dos pneus, acabava perdendo a traseira do carro, mas conseguia retornar para a pista.

A pista e os tempos passavam a melhorar a cada volta e Ricciardo tinha 1:51:763, seguido por Vettel que obtinha 1:52:859.

O pouco a pista ficava mais lotada e apenas Fernando Alonso, Felipe Massa e Jolyon Palmer não tinham tempos registrados. Ricciardo tomava o primeiro lugar do companheiro de equipe com 1:51:194 e Sebastian Vettel extravasava os limites da pista, mas tinha 1:52:594 e Bottas passava a ocupar o quarto lugar com 1:52:594.

https://twitter.com/F1/status/913617330957115392

Raikkonen conseguia superar Sebastian Vettel e marcava 1:52:408, tomando o terceiro lugar que era do companheiro de equipe. Ricciardo seguia melhorando o seu tempo com 1:50:825 e se mantinha no topo da pista.

Destaque para Sergey Sirotkin que estava no carro da Renault e ocupava o sétimo lugar com 1:53:521. Lance Stroll subia para o quarto lugar com 1:52:295 e Bottas era o terceiro com 1:52:007.

Palmer passava a ocupar o décimo lugar com 1:54:044 e Daniel Ricciardo virava 1:49:719. Os dois carros da Sauber estavam na frente da dupla da Haas, ocupando o décimo quarto e o décimo quinto lugar. Já Jolyon Palmer seguia melhorando e era o oitavo com 1:53:625.

Verstappen que estava em segundo lugar tinha 1:50:419. O estreante Pierre Gasly passava a assumir o sétimo lugar com 1:53:017.

Restando pouco mais de 5 minutos para o termino da sessão, apenas Fernando Alonso e Felipe Massa, não haviam tempos registrados, mas o espanhol ainda conseguia deixar os boxes da McLaren.

Max Verstappen mesmo escapando um pouco dos limites da pista, conseguia marcar 1:48:962 e conseguia assumir a ponta. Hamilton subia para terceiro lugar com 1:51:518, mas pouco tempo depois Fernando Alonso que havia entrado a poucos minutos na pista, tomava o terceiro lugar que o inglês ocupava com 1:50:597.

https://twitter.com/F1/status/913621395178967040

https://twitter.com/F1/status/913622425811718145

A dupla da Ferrari era a última a melhorar as suas voltas, o finlandês consegui marcar 1:50:734 e Vettel tinha 1:51:734, fincando com o quarto e o quinto lugar.

https://twitter.com/F1/status/913622971918450688

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading