Nesta sexta-feira (19) os pilotos retornaram para a pista, realizando o primeiro treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Lewis Hamilton liderou a sessão, após anotar 1:47:502. mesmo dando apenas seis voltas no circuito.
Os pilotos começaram utilizando os compostos de chuva extrema e a medida que o clima foi melhorando e a pista começou a secar, evoluiriam para os compostos de chuva intermediária. Daniel Ricciardo foi o primeiro a inaugurar a tabela de tempos. Os pilotos da Red Bull andaram a frente da dupla da Ferrari, que preferiu investir na simulação de corrida.
Valtteri Bottas superou Max Verstappen e Daniel Ricciardo assim que foi para a pista, conseguindo garantir o segundo lugar após o inglês iniciar os seus trabalhos.
Os pilotos retornam para a execução do TL2 às 16h, pelo horário de Brasília.
Saiba como foi o Primeiro Treino Livre
A bandeira verde sinalizando a largada para as primeiras atividades em pista do Grande Prêmio dos Estados Unidos, foi dada sob temperaturas baixas e com chuva tomando conta de todo o circuito.
Yep, we’re all set for a cool, wet FP1 in Austin!
Follow live timing and text commentary right here >> https://t.co/MddmLh2Nm7#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/1t0h3V8qCq
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
Sean Gelael assumiu o lugar de Brendon Hartley na Toro Rosso e Lando Norris estava no carro de Stoffel Vandoorne pela Mclaren. Nicolas Latifi tinha sido cotado pela Racing Point Force India a participar desta sessão, mas de última hora preferiram deixar o comando com Estaban Ocon e o canadense volta as pistas em Abu Dhabi no TL1 da última prova do ano.
Some epic rooster tails coming off the back of @gelaelized‘s car!
Rather fitting considering @ToroRosso‘s new sponsor 🐔#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/tRI6DZaG0q
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
🚥 GREEN LIGHT 🚥
FP1 is go! We salute you @Ericsson_Marcus…
The Sauber man is the first to brave the soaked track 🌧️#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/NODtounwY9
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
Marcus Ericsson foi o primeiro a deixar os boxes e utilizava os compostos de chuva extrema. Os primeiros tempos demoraram muito a aparecer, já que os pilotos estavam investindo em voltas de instalação.
Chegando próximo a conclusão da primeira meia hora de sessão, Daniel Ricciardo era o primeiro a ter tempo aferido na pista, com 1:55:266, mas logo depois era superado pelo companheiro de equipe por 1s622. A dupla da Red Bull já havia calçado os compostos intermediários de chuva, assim como Hulkenberg da Renaut, Alonso da McLaren e Pérez da Force India.
The Red Bull duo are the first to head round and complete a lap ⏱️
VER -1:53.644
RIC – 1:55.266#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/IPu9ZCmJkt— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
A medida que a sessão foi avançando a chuva havia diminuindo proporcionando a utilização dos compostos intermediários, a única parte mais critica era a reta oposta que permanecia extremamente molhada.
Bottas tomou a liderança da Red Bull com 1:48:806 e catorze pilotos já tinham seus tempos aferidos na pista, com quarenta minutos de sessão já realizada. As posições eram: Bottas, Ricciardo, Verstappen, Sainz, Ericsson, Raikkonen, Alonso, Leclerc, Norris e Vettel.
The Fast Finn splashes his way to P1 💦@ValtteriBottas clocks a 1:48.806 to go quickest so far 👍#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/q77MIFwaqn
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
Foi neste instante também que uma bandeira vermelha foi acionada, após Charles Leclerc da Sauber rodar na curva 8 e trazer detritos para a pista com o seu retorno. A mesma precisou ser limpa e os pilotos tiveram que retornar aos boxes.
A quick off-track excursion for Leclerc… 😯#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/s1QaKksQ8c
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
🚩 RED FLAG 🚩
We’ve got a stoppage just under halfway though FP1
There’s a fair amount of gravel on-track 🧹#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/2dlZUtf6YJ
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
The track-sweeping truck looking agile through the middle sector 🔥
Wonder what lap time BMP could end up with? 🤔#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/DWIj0Xgqyq
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
Com quase 11 minutos de paralização, a pista foi liberada novamente para as atividades. Desta forma os que ainda não tinham tempo registrado, aproveitaram para marcar os seus primeiros tempos e os 20 pilotos estavam na sessão. Sem perspectiva que a chuva retornasse até o final do TL1, Hamilton saltou a primeira posição com 1:47:502.
Hamilton thumps in a lap 1.3s quicker than anyone else to go quickest
His 1:47.502 is the benchmark as the conditions improve#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/0Xl493dmCM
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018
Longe das Mercedes e ainda atrás da dupla da Red Bull, apareciam Vettel e Raikkonen. Os pilotos da Ferrari, aproveitaram para realizar a simulação de corrida. O alemão cometera alguns deslizes, quando extravasou os limites da pista duas vezes durante o TL1. Com grande parte das equipes já dando a sessão como encerrada, Ferrari e Toro Rosso ainda deram algumas voltas na pista.
FP1 CLASSIFICATION (90/90 MINS)
The Mercedes pair lead the way, with the Red Bulls and Ferraris in tow#USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/8reAoUczqR
— Formula 1 (@F1) October 19, 2018