ColunistasFórmula 1Post

FP1 Brasil – Hamilton assume a liderança da primeira sessão e Brendon Hartley tem problemas

Sem sinais de chuva e céu praticamente limpo em Interlagos, assim tiveram início as atividades para o Grande Prêmio do Brasil. A primeira sessão contou com a breve liderança da Red Bull, mas foi tomada assim que os carros da Mercedes entraram na pista e o revezamento pela primeira posição acontecia entre Hamilton e Bottas.

Com a decisão da vitória do campeonato, a pergunta que fica é se a Mercedes vai trabalhar para que Valtteri Bottas consiga atingir o segundo lugar nestas duas corridas, já que apenas 15 pontos separam o finlandês de Sebastian Vettel. Os tempos não estão tão distantes, mas ainda mostram a superioridade da Mercedes em relação aos adversários.

Destaque positivo para Felipe Massa, que fez a sua última apresentação no Brasil e terminou em sétimo, assim como George Russel, pupilo da Mercedes, que apresentou bom desempenho e chegou na décima segunda posição.

Brendon Hartley, que completa 28 anos hoje, acabou sofrendo novamente com problemas no motor da sua Toro Rosso e logo no início da sessão ficou pelo caminho, abandonando o treino. Infelizmente o neozelandês deve ser punido pela troca de componentes do motor.   

lll Saiba como foi o FP1

Como de costume no primeiro treino livre, alguns pilotos titulares cedem os seus lugares para que outros possam adquirir quilometragem e experiência nos seus carros, no Grande Prêmio do Brasil, não poderia ser diferente, dessa forma, George Russel assumiu o carro de Sergio Pérez, assim como Charles Leclerc ficou no lugar de Pascal Wehrlein da Sauber. Antonio Giovinazzi que estaria treinando no TL1, acabou entrando em um acordo com Haas e invertendo as posições com Kevin Magnussen, portanto o italiano estará no comando da escuderia americana na próxima sessão.

Daniel Ricciardo foi o primeiro a se dirigir para a saída dos boxes utilizando os pneus médios e logo depois foi seguido por Vettel da Ferrari e Ericsson da Sauber. Aos poucos os demais pilotos começaram a se dirigir para a pista se dedicando a volta de instalação e algumas equipes como a Sauber investiam no uso de grades no carro para identificar a pressão aerodinâmica e Leclerc treinava com o Halo.

A primeira volta com tempo registrado veio com Max Verstappen que tinha 1:12:253 e duas voltas depois reduzia para 1:11:491, mas o piloto da Red Bull, seguia sozinho na pista.  Aos poucos outros competidores foram aparecendo e o Holandês que estava com pneus supermacios de 6 voltas, registrava 1:10:959.

Com 10 minutos de atividade na pista, era a vez de Valtteri Bottas com os macios registrar 1:10:820 e assumir a liderança da sessão, na volta seguinte Verstappen retornava para os boxes da equipe. Ricciardo também que também utilizava os pneus macios, aparecia em terceiro com 1:11:754 e o finlandês da Mercedes melhorava o seu tempo para 1:10:102.

Pouco tempo depois era a vez de Sebastian Vettel aparecer em quarto com 1:12:385 e o safety car virtual era ativo na pista, logo depois do carro de Brendon Hartley parar na reta dos boxes, quando o seu motor acabou abrindo o bico de forma bem parecida com o que havia acontecido no México.

A pista não demorou para ser liberada e Vettel assumia a segunda posição com 1:10:321 e Stroll era o quinto com 1:13:071, seguido por Gasly em sexto com 1:14:034. 

Os pilotos se dividiam nas escolhas entre os pneus supermacios e macios em busca por suas voltas rápidas.

Vandoorne assumiu o quinto lugar com 1:11:403 e Raikkonen estava em sexto, após registrar 1:13:237.

Na primeira volta cronometrada de Hamilton, o inglês já saltava para a segunda posição com 1:10:174. Sebastian Vettel, logo após ultrapassar Carlos Sainz na pista, acabou perdendo o controle do carro na curva 9 e saiu de dianteira da pista, se dirigindo para os boxes logo em seguida.

Bottas seguia liderando a sessão com 1:09:672 e o treino já estava atingindo a sua primeira meia hora. Vandoorne era o quarto com 1:09:672. Não demorou muito para Hamilton tomar a primeira posição do companheiro de equipe, fazendo 1:09:672 com um pneu macio de 5 voltas.

Assim que o inglês registrou a sua melhor volta, acabou ultrapassando os limites da pista, mas nada que comprometesse a sua Mercedes.

Era visível o número de acertos que os pilotos realizavam no volante do carro, para se manter no traçado. Hamilton melhorava a sua volta para 1:09:606 e seu companheiro de equipe seguia na segunda posição com 1:09:701, mas estava próximo do inglês, sendo separados por apenas 0s095.

As Mercedes seguiam alternando as suas voltas rápidas, entre outras mais lentas e Hamilton conseguia colocar 0s236 de diferença no companheiro de equipe.

Com pouco mais de 50 minutos para o termino da sessão, os pilotos retornavam para os boxes, já que necessitavam entregar o pneu utilizado na primeira parte do treino para a Pirelli.

O primeiro a retornar para a pista foi Marcus Ericsson, que não tinha tempo cronometrado, já Fernando Alonso seguia parado nos boxes.

A classificação era: Hamilton, Bottas, Massa, Vettel, Ricciardo, Verstappen, Vandoorne, Raikkonen, Alonso e Ocon.

A dupla da Mercedes retornava com os pneus supermacios, assim como Felipe Massa, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo. Bottas assumia a ponta com 1:09:329 e Vettel assumia a posição do Brasileiro ao marcar 1:09:984. Fernando Alonso era o sétimo com 1:10:476.

A ponta seguia disputada pelos pilotos da Mercedes e Hamilton passava a assumir a primeira posição com 1:09:202 e Ricciardo era o sexto com 1:10:211, restando um pouco mais de meia hora para o final.

A diferença entre Mercedes, Ferrari e Red Bull era bem pequena e Raikkonen tomava o terceiro lugar com 1:09:744, seguido por Verstappen com 1:09:750 e Fernando Alonso finalmente entrava na pista.

Hulkenberg e Hamilton se encontraram na pista: um toque aconteceu entre os dois deixando o treino com cara de corrida. Ricciardo subia para a quinta posição com 1:09:828.

A movimentação no meio do pelotão seguia e Ocon passava a ocupar o oitavo lugar com 1:10:454.

Com um pouco mais de 20 minutos para o término da sessão, a pista começava a ficar vazia e os poucos que restavam na pista, já partiam para a simulação de corrida.

Ocon e Felipe Massa extravasavam os limites da pista, restando menos de 10 minutos para o final da sessão.

Os treinos livres da manhã terminaram assim: 

 

A próxima sessão de treinos livres começará às 14h (horário de Brasília) e será transmitida pelo SporTV 2, os detalhes estarão aqui logo em seguida, não perca!


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading