ColunistasFórmula EPost
Tendência

Fórmula E segue plano de aperfeiçoamento para o Gen3

A Fórmula E está mirano no futuro da categoria elétrica, além da possibilidade de seguir ocupando o lugar de desenvolvimento da mobilidade elétrica

A Fórmula E está passando pela era Gen3, carro que já revolucionário e possibilitou um bom avanço da categoria elétrica.

Embora a Fórmula E tenha apenas nove temporada, a tecnologia desenvolvida segue em constante evolução, além de ser um atrativo para que montadoras possam explorar o desenvolvimento da mobilidade elétrica.

A categoria tem explorado cada vez mais a autonomia dos seus carros, podendo assim aperfeiçoar a competição. O Gen3 chegou como um carro mais leve, mais rápido e mais sustentável do que os seus antecessores, reforçando o compromisso da Fórmula E em desenvolver novas tecnologias e melhorar o mercado.

Nos últimos meses, a Fórmula E tem chamado ainda mais a atenção, não apenas pelo novo design do carro, mas também pela apresentação de alto desempenho e eficiência, possibilitando uma temporada emocionante, com diversos recordes sendo superados corrida após corrida. Foi o campeonato com o maior número de líderes em corridas, e também o de maior número de ultrapassagens, ultrapassando os três dígitos em diversas etapas, sendo o recorde em Portland, com 403.

O Gen3 por sua vez, segue em desenvolvimento, o que possibilitará mais um grande passo para a categoria.

LEIA MAIS: FÓRMULA E ANUNCIA SUA DÉCIMA TEMPORADA: MAIS CORRIDAS, MAIS EMOÇÃO, MAIS TECNOLOGIAS NOS CARROS ELÉTRICOS E MENOS POLUIÇÃO…

Sacha Fenestraz, da Nissan, tornou-se o piloto mais rápido da história da Fórmula E com voltas rápidas na Cidade do Cabo e em Portland. O campeão da 9ª temporada, Jake Dennis (Andretti) foi o mais rápido em uma volta durante os playoffs do treino classificatório em Oregon. Naquele mesmo fim de semana, também vimos Mitch Evans estabelecer a velocidade máxima mais alta de todos os tempos da categoria.

GENBETA

No fim de semana da decisão do mundial de Londres, foi possível observar o que pode estar por vir antes da chegada do Gen4. O revolucionário carro de corrida elétrica GENBETA quebrou o recorde mundial de velocidade em um circuito indor em mais de 50 km/h, atingindo uma velocidade máxima de 218,71 km/h (135,9 mph) no ExCel London guiado por Jake Hughes – piloto da McLaren.

Pela primeira vez foi observado o trem de força dianteiro na tração, oferecendo um vislumbre daquilo que está por vir com a tração nas quatro rodas e 50 kW extras de potência no Gen3, e desta forma o GENBETA quebrou o Recorde Mundial do Guinness em Londres. O carro apresentou uma série de alterações para “desbloquear” este potencial e entregar uma performance impressionante revelando de forma efetiva a entrega do Gen3.

  • Potência aprimorada da bateria de 400 kW, acima dos 350 kW do GEN3, por meio da ativação do kit de trem de força dianteiro na tração, proporcionando tração integral pela primeira vez em um carro de Fórmula E.

  • A bateria foi carregada pela ABB, parceira oficial da Fórmula E e responsável pelo carregamento.

  • Novo composto de pneu iON Race, mais macio que o utilizado atualmente, permitindo um aquecimento mais rápido e melhor aderência máxima, desenvolvido pela Hankook Tire, fornecedor oficial de pneus da Fórmula E.

  • Placas finais da asa dianteira impressas em 3D, aletas das rodas e um defletor de vento com soluções termoplásticas circulares e mais sustentáveis desenvolvidas pela SABIC, principal parceira do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, para otimizar a aerodinâmica e melhorar a velocidade em linha reta do GENBETA.

  • E o uso do Google Cloud, que forneceu análises generativas de IA das corridas aos pilotos em tempo real, através da Vertex AI.

Mirando no futuro

Em julho Jake Hughes atingiu a marca de 218 km em Londres – Foto: reprodução

Baseado no inovador GENBETA, aquele testado em Londres, e no pioneiro Gen3, a próxima evolução da Fórmula E ainda será na era Gen3, com o Gen3.5, carro que chegará às pistas nas temporadas 11 e 12.

LEIA MAIS: Fórmula E encara o futuro e apresenta novidades para a era Gen4; Bridgestone atuará como fornecedora da categoria

A ativação do trem de força dianteiro na tração e o uso da tração nas quatro rodas em determinados cenários, com pneus mais macios e mais rápidos que os atuais, além de ajustes na carroceria/aerodinâmica, devem fazer os tempos de volta serem ainda mais rápidos do que na atual configuração do GEN3.

Além disso, a era GEN4 trará o próximo grande salto para a categoria, garantindo que o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E permaneça na vanguarda do automobilismo elétrico.

“O GEN3 traz uma série de inovações, mas estamos comprometidos em dar um passo além. Já estamos pensando na evolução que podemos trazer ao longo do ciclo de quatro anos”, disse Alessandra Ciliberti, gerente técnica da FIA e líder do projeto GEN3, logo após o lançamento do GEN3 em Mônaco, 2022.

“Estamos investigando o uso do kit de trem de força dianteiro na tração e na regeneração para permitir a tração nas quatro rodas em cenários específicos e, em seguida, olhando ainda mais para o GEN4, temos que garantir que a Fórmula E permaneça na vanguarda como o laboratório para a mobilidade futura. Trabalharemos e compreenderemos os desafios que os fabricantes enfrentam do ponto de vista técnico para garantir que esta continue a ser a plataforma perfeita para eles.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo