ColunistasDestaquesFórmula EPost

Fórmula E se prepara para a realização do teste de novatos em Berlim

Alguns pilotos são selecionados pelas equipes para participar dos testes de novatos que serão realizados em abril

Em Berlim, no Circuito do Aeroporto de Tempelhof, serão realizados os testes de jovens pilotos da Fórmula E. A sessão acontece no dia de abril, os piloto que estão sendo selecionados pelas equipes terão a oportunidade de guiar pela primeira vez o Gen3. A avaliação será realizada pouco depois da rodada dupla que acontece em Berlim.

A Fórmula E tem se tornado uma opção para os pilotos que estão deixando as categorias de base e desejam continuar as suas carreiras em carros de fórmula. Na F1 a renovação do grid tem acontecido de forma mais lenta e diversos pilotos que estão concluindo a sua trajetória na Fórmula 2, não conseguem correr na F1.

Atualmente a Fórmula E não conta com uma categoria de base, mas no futuro eles estão pensando em criar um degrau, contribuindo para a formação de jovens pilotos e já preparando os competidores para trabalhar com um carro elétrico.

Como a Fórmula E é um Campeonato Mundial, extremamente disputado, os jovens pilotos tem ficado animados com a ideia de correr na categoria.

“O teste de rookies é uma grande oportunidade para mostrar aos jovens pilotos o que é a Fórmula E”, afirma Florian Modlinger, chefe de equipe da Porsche. “Como equipe queremos usar este evento para apresentar aos jovens pilotos a Fórmula E e ver como eles se comportam em carro da Fórmula E.”

Cada uma das equipes pode indicar dois pilotos para participar da sessão, mas os pilotos não podem ter participado de nenhuma sessão oficial de um fim de semana da categoria elétrica. Outra regra é não ter participado de nenhuma edição anterior do teste para novatos justamente para apresentar a categoria para outros competidores.

Pilotos Confirmados

A Porsche que é a atual líder do Campeonato, confirmou a participação de Ye Yifei, piloto do WEC que guia pela equipe JOTA, que realizará a atividade ao lado do piloto de testes e reserva da Porsche e Andretti, David Beckmann.

“Sempre quis pilotar um carro de Fórmula E e sou grato pela Porsche estar me dando essa oportunidade. Para mim, este é um novo desafio interessante no qual estou muito animado para me envolver. De antemão, vou acompanhar as corridas de Berlim de perto dos boxes e tentar aprender o máximo possível com Antonio e Pascal”, afirmou o piloto chinês.

“Isso definitivamente me ajudará a me familiarizar com o Porsche 99X Electric o mais rápido possível. Com a Porsche, estou me concentrando no WEC por enquanto. Mas ainda sou jovem e certamente posso me imaginar disputando corridas de Fórmula E um dia. O automobilismo elétrico tem um futuro brilhante”.

Também será uma oportunidade para Beckmann se prepare e possa assumir o carro da Andretti em Jacarta, pois André Lotterer tem os seus compromissos com o WEC. O piloto também é cotado para substituir Lotterer ao final da temporada, caso o competidor deixe a categoria elétrica.

“Ser capaz de pilotar o Porsche 99X Electric em Berlim poucos dias antes do meu aniversário é um grande presente”, disse Beckmann. “Para mim, é uma experiência fantástica entrar na nova era da Fórmula E com a Porsche nesta temporada.”

“Já tive a chance de pilotar o novo Porsche 99X Electric na pista do teste oficial da Fórmula E em Calafat. Foi muito impressionante. Estou realmente ansioso para o teste de novato e para conhecer nosso carro ainda melhor. Claro, também espero poder compartilhar algumas ideias úteis com minha equipe.”

A Envision por sua vez confirmou o piloto do IMSA e DTM, Jack Aitken, o piloto terá a oportunidade de completar as suas primeiras voltas no Gen3. O piloto realizou testes para a Mahrindra e Jaguar no passado.

Aitken foi escolhido para substituir George Russell no GP do Bahrein de 2020 na Williams, cumprindo o seu papel de reserva com o time inglês, enquanto o outro competidor guiava pela Mercedes.

“Estou muito animado por ser o piloto novato da Envision Racing”, disse o piloto britânico-sul-coreano. “É uma grande oportunidade para mim estar ao volante de um carro de Fórmula E pela primeira vez – os novos modelos Gen3 parecem muito divertidos de conduzir.

“Mal posso esperar pela oportunidade de experimentar isso por mim mesmo em Berlim e ajudar a equipe em seu trabalho enquanto eles continuam construindo o que já foi um ótimo começo de temporada.”

A Envision também contará com Jonny Edgar que atualmente está na Fórmula 3 e faz parte do programa de jovens pilotos da Red Bull.

A Andretti confirmou a presença de Zane Maloney e Linus Lundqvist. Maloney atualmente está na Fórmula 2 guiando pela Carlin e também é um dos pilotos que fazem parte da academia da Red Bull. Lundqvist por sua vez tem passagem pela Indy Lights e venceu o campeonato em 2022.

A Nissan contará com Victor Martins e Luca Ghiotto durante os testes em Berlim. Martin conquistou o título na Fórmula 3 em 2022,  está atualmente na F2 defendendo a ART Grand Prix, o piloto terá a oportunidade de conhecer a categoria elétrica. Ghiotto também passou pelas categorias de base e teve a oportunidade de conhecer as corridas de longa duração.

A McLaren confirmou Charlie Eastwood e Luke Browning, pilotos que vão acompanhar a equipe em Berlin durante os testes para novatos. Charlie focou nos últimos anos nas corridas em GT e de longa duração, o piloto se tornou o campeão da Porsche Carrera Cup Great Britain em 2017, campeão da Blancpain GT Series Endurance Cup (Pro-Am) de 2019 e venceu a European Le Mans Series – LMP2 Pro-Am em 2022, bem como a Asian Le Mans Series – LMP2 no início deste ano.

Luke por sua vez ainda está nas categorias de base da Fórmula 1, o piloto conquistou o título de 2020 da F4 Britânica, além do título da GB3 Championship em 2022. Atualmente o piloto segue trabalhando com a Hitech, mas corre na Fórmula 3.

A Maserati confirmou a participação de Felipe Drugovich e Hugh Barter. O brasileiro é o atual campeão da Fórmula 2 e trabalha com a Aston Martin exercendo o papel de piloto reserva e de desenvolvimento da equipe. Drugovich ficou animado com a possibilidade de testar o Gen3 e conhecer mais a categoria elétrica.

Barter tem 17 anos e atualmente corre na F3 defendendo a equipe Campos. O piloto australiano-japonês disputou a F4 francesa e espanhola em 2022, nas duas categorias o piloto conquistou o vice-campeonato.

A Mahindra por sua vez confirmou três pilotos, o mais esperado era Jehan Daruvala, afinal, o competidor indiano já atua como piloto de desenvolvimento e reserva da equipe. Daruvala segue na Fórmula 2, mas nesta temporada o piloto está competido com a MP Motorsport.

Jordan King que também atua como piloto de desenvolvimento e reserva do time ao lado do indiano, participará da sessão. King já correu em diversas categorias de base e também tem passagem no endurance. O piloto também correu na Indy Car em 2018, com a equipe Ed Carpenter escalado para fazer as corridas de rua. O piloto retornou em 2019 para correr a sua primeira 500 milhas de Indianápolis com a Rahal.

Roberto Merhi também era um dos nomes cotados para participar da sessão e a Mahindra concederá essa oportunidade ao piloto. Merhi no ano passado retornou à Fórmula 2 para substituir Ralph Buschung durante três etapas. Atualmente o piloto espanhol corre na S5000 da Austrália.

A ABT escolheu Adrien Tambay e Tim Tramnitz para o teste em Berlim. Tambay tem 32 anos é campeão do ETCR 2022. O piloto foi titular da ABT no DTM entre 2012 e 2015 e estabeleceu um relacionamento de longa data com o time. O seu foco se voltou para as corridas de longa duração e provas em GTs.

Tramnitz tem apenas 18 anos e está perseguindo o desenvolvimento no automobilismo, o alemão foi vice-campeão da F4 alemã e italiana na temporada 2021. O piloto disputou a FRECA em 2022, conquistando um 15º lugar.

A DS Penske confirmou a participação de William Stevens e Robert Shwartzman. Will é um piloto britânico que iniciou a sua carreira como Campeão Europeu e Ásia-Pacífico de Karting, passando pelas principais categorias de monopostos de base. O piloto também optou por focar na sua carreira escolhendo as provas de longa duração.

VERGNE Jean-Eric (fra), DS Penske Formula E Team, DS E-Tense FE23, portrait during the official launch of the 2023 DS Penske Formula E Team on December 1st in Satory, France – Photo Germain Hazard / DPPI

Enquanto Robert Shwartzman é atualmente piloto reserva da equipe da Ferrari de Fórmula 1. O piloto conquistou o título de campeão da Fórmula 3 em 2019 e seguiu para a Fórmula 2 no ano seguinte. Em 2021 ele terminou o campeonato se tornando vice-campeão. O piloto israelense está atualmente no GT World Challenge Europe.

VANDOORNE Stoffel (bel), DS Penske Formula E Team, DS E-Tense FE23, portrait during the official launch of the 2023 DS Penske Formula E Team on December 1st in Satory, France – Photo Germain Hazard / DPPI
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo