A Fórmula E anunciou nesta quinta-feira (31) a confirmação das sete montadoras mundiais que vão competir durante a era Gen3. Aos poucos as novidades sobre a temporada 2022/23 são liberadas, aumentando as expectativas para a geração de novos carros da categoria elétrica.
A FIA confirmou que aceitou a participação de DS Automobiles, Jaguar, Mahindra, Maserati, NIO 333, Nissan e Porsche. A lista completa dos times que vão participar do campeonato será divulgada ao final do ano. Enquanto o Gen3, será apresentado oficialmente no dia 28 de abril, antes do ePrix de Mônaco ser disputado no dia 30 de abril.
Em 2018 a Fórmula E contou com 11 montadoras registradas, além das que foram citadas, Mercedes, BMW e Audi também estiveram presentes no campeonato. A BMW e a Audi deixaram a categoria ao final da temporada 2020/21, enquanto a Mercedes vai disputar a sua última temporada neste ano.
A Maserati entra para compor o grid, enquanto deve confirmar a sua fornecedora de powertrains no próximo mês. Provavelmente o time utilizará o da DS Automobiles, pois a marca está registrada no Grupo Stellantis, o mesmo que a Maserati.
O informe da FIA revela que o novo carro será mais eficiente, onde estimasse que 40% da energia usada durante a prova será produzida pelo sistema de frenagem que realiza a regeneração da energia. Será o primeiro carro de Fórmula, com powertrain dianteiro e traseiro, desta forma o carro dobra a sua capacidade regenerativa.
“Estamos muito satisfeitos em confirmar o compromisso de sete dos principais fabricantes de automóveis do mundo com a era Gen3 do Campeonato Mundial de Fórmula E, e estamos ansiosos para vê-los duelar uns contra os outros. Como uma boa fundação para o futuro da mobilidade, a Fórmula E sempre esteve na vanguarda da tecnologia, como será demonstrado pelo Gen3, e estamos confiantes de que a próxima era marcará um capítulo emocionante na história eletrizante da série”, disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
“Estamos entusiasmados em receber muitos dos fabricantes mais inovadores e competitivos do mundo na era Gen3 da Fórmula E. O Gen3 levará as corridas icônicas de rua da Fórmula E para outro patamar, criando ação e drama mais intensos na pista, ao mesmo tempo em que oferece um salto à frente na mobilidade elétrica. O Gen3 estabelecerá o padrão de desempenho e eficiência e servirá como mais uma evidência tangível dos desenvolvimentos inovadores em veículos elétricos alcançados pelos fabricantes no Campeonato”, disse Jamie Reigle, CEO da Fórmula E.