ColunistasDestaquesFórmula EPost

Fórmula E – McLaren cria pintura especial para o e-Prix de Londres usando inteligência artificial

Layout foi criado a partir da visão de futuro fornecida pelos pilotos, além de quatro membros do programa de desenvolvimento da NEOM

A McLaren da Fórmula E também vai participar das comemorações que envolvem o 60º aniversário do time. Durante o e-Prix de Londres que será disputado como última etapa da 9ª temporada, a equipe aposta em uma pintura especial para a prova.

A escolha é bem inusitada, mas nesse momento que o desenvolvimento das inteligências artificiais ganha mais espaço, a McLaren aproveitou para desenvolver um layout especial usando esse recurso.

Diferente das pinturas que foram trabalhadas na Indy e Fórmula 1, celebrando a conquista da Tríplice Coroa, a McLaren aproveitou a sua parceria com a NEOM para fazer a criação de um layout especial, para se tornar a primeira equipe a apostar na geração de um layout por IA.

LEIA MAIS: McLaren segue com as celebrações da Tríplice Coroa e apresenta pintura especial para o MCL60

Desta forma, a escolha para a equipe da Fórmula E não é a mesma aposta que tiveram para a equipe na IndyCar ou na Fórmula E. O layout foi desenvolvido em colaboração com a NEOM e a McLaren e o time explica que a pintura que é uma obra de arte foi ‘construída com base nas visões de futuro fornecidas pelos pilotos da Fórmula E, René Rast e Jake Hughes, além de quatro membros do programa de desenvolvimento de pós-graduação da NEOM”.

McLaren aposta em layout criado por inteligência artificial para a realização do e-Prix de Londres – Foto: reprodução McLaren

Cada uma das pessoas que participaram dessa criação, forneceram as suas palavras relacionadas ao tema, que depois foi processada por uma IA de texto para criar uma série de prompts, depois eles foram processados para criar uma arte individual para cada visão usando a IA de conversão de texto em imagem.

Para completar a produção, os seis resultados foram combinados em uma arte usando a IA de imagem para imagem, antes de serem aprimorados para criar um gráfico de alta resolução que depois foi trabalhado pelos designes da McLaren para ser inserido no carro.

https://twitter.com/McLarenFE/status/1684174670839308288

A McLaren aproveita esse momento para informar que os graduados da NEOM, vão ingressar no NEOM McLaren Electric Talent Programme, ainda este ano para participar de um programa de desenvolvimento de 12 meses com a equipe. Essa iniciativa tem por objetivo acolher vários graduados da NEOM na equipe ao longo dos próximos anos, com o intuito de desenvolver talentos através da experiência em uma empresa de alto desempenho.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a NEOM na criação da primeira pintura projetada por IA no automobilismo. Quando o carro chegar ao grid em Londres neste fim de semana, será um momento chave na celebração do 60º aniversário da McLaren. A McLaren tem uma longa história de inovação no automobilismo e além, então, ao celebrarmos nosso passado, é igualmente importante olhar para o futuro e continuar abrindo novos caminhos”, celebrou Zak Brown. 

“A parceria NEOM McLaren Electric Racing reúne duas organizações comprometidas em criar um futuro melhor e apoia as aspirações da NEOM de ser líder global em tecnologia esportiva e inovação por meio de colaborações dentro e fora das pistas.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo