ColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Fórmula E divulga calendário para 2024, contando com etapas no Brasil e Tóquio

A prova em São Paulo está programada para março, enquanto Tóquio é a grande novidade confirmada para a 10ª temporada

A Fórmula E anunciou nesta terça-feira (20), o calendário provisório para a 10ª temporada. A categoria retorna à São Paulo, no Brasil no próximo ano, enquanto visitará pela primeira vez as ruas de Tóquio no Japão. O calendário foi anunciado durante a reunião do Conselho Mundial do Automobilismo que é usado para definir algumas diretrizes para os campeonatos que tem chancela da FIA.

Com alguns ajustes para serem realizados, novamente a temporada da Fórmula E começará em janeiro. A expectativa é que a primeira corrida do calendário seja disputada no México, pouco depois, a categoria elétrica realiza uma rodada dupla na Arábia Saudita. Algumas datas estão em aberto, mas a categoria espera realizar dezessete etapas em 2024.

Fórmula E apresenta calendário provisório para a 10ª temporada da competição – Foto: reprodução FIA

Novamente a Arábia Saudita será palco de uma corrida dupla noturna, enquanto Mônaco, Roma e Jakarta completam o calendário, recebendo a categoria outra vez.

Três etapas no calendário provisório aparecem sinalizadas com TBD, indicando que serão informadas posteriormente, enquanto a Fórmula E continua discutindo com uma série de cidades que desejam receber a categoria elétrica.

Neste primeiro momento, 16 de março aparece como a data reservada para receber o e-Prix de São Paulo. A etapa foi disputada pela primeira vez em 2023, no Sambódromo do Anhembi e novamente a categoria terá a oportunidade de realizar uma etapa para o público brasileiro.

”O calendário representa nossa missão contínua de criar uma programação dinâmica de novas cidades que sediarão corridas pela primeira ou segunda vez, como Tóquio, São Paulo e Portland, ao lado de anfitriões estabelecidos como Berlim, Roma, Londres, Mônaco, Diriyah e agora Jacarta”, comentou Alberto Longo, cofundador e diretor de campeonatos da Fórmula E.

Em 30 de março a expectativa é de visitar o Japão, com um primeiro evento do campeonato mundial de automobilismo sancionado pela FIA sendo realizado na capital japonesa. A pista deve ser composta pelas ruas ao redor do centro de convenções Tokyo Big Sight, localizado na orla da Baía de Tóquio.

Já tem algum tempo que a categoria demonstrava o desejo de realizar uma prova em Tóquio. A Fórmula E e o Governo Metropolitano de Tóquio têm trabalhado juntos para levar a corrida para a cidade, aproveitando para apoiar a iniciativa Zero Emission Vehicle (ZEV), parte da estratégia Zero Emission Tokyo. A cidade tem um plano de ação climática que visa atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050.

A Fórmula E visitará por mais um ano Portland, local que recebe a corrida deste fim de semana. A etapa entrou no calendário para substituir a corrida realizada em Nova York, enquanto a área que a prova é disputada passa por reformas. Os rumores apontavam para uma prova em Los Angeles, além de uma prova na China no próximo ano, com algumas datas em aberto, resta esperar para saber como a categoria vai proceder.

Outros rumores apontam que a Fórmula E pode adicionar Málaga, na Espanha à competição, no entanto, Seul na Coreia também seria um plano B que a categoria pode recorrer se alguns acordos falharem.

A rodada dupla em Londres encerra a temporada 2024 da Fórmula E, com a categoria realizando a conclusão da temporada, antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris.

“Estou muito feliz com a decisão oficial de que Tóquio sediará uma corrida de Fórmula E em março de 2024. Centrando-se na disseminação do uso de veículos de emissão zero, o Governo Metropolitano de Tóquio está acelerando ações em todos os domínios para promover a Zero Emission Tokyo, uma cidade ambientalmente avançada que não emite dióxido de carbono. A Fórmula E é realizada nas principais cidades do mundo como uma corrida de carros elétricos que não emitem gases ou ruído do motor”, disse a Governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

“Esta corrida será realizada em torno do Tokyo Big Sight, na área da baía de Tóquio, onde os desenvolvimentos estão em andamento para se tornar uma cidade sustentável para a próxima geração. Vamos todos ver de perto o dinamismo desta prova que será disputada pela primeira vez no Japão e torcer pelos pilotos”.

”A corrida não apenas aumentará o impulsionamento para a disseminação de veículos de emissão zero, mas também proporcionará uma oportunidade maravilhosa de aumentar a presença internacional de Tóquio, mostrando as atrações de nossa cidade para o mundo. Tóquio unirá forças com os organizadores para garantir o sucesso da prova”.

Programação da Fórmula E para o e-Prix de Portland – Foto: reprodução
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo