O calendário provisório da Fórmula E foi divulgado nesta quarta-feira (29), na próxima temporada a categoria elétrica pretende realizar dezoito etapas, expandindo ainda mais o seu alcance. Como foi comentado nos últimos meses, São Paulo aparece nesta prévia de calendário, o ePrix deve ser realizado no dia 25 de março.
No próximo ano a Fórmula E contará com um novo carro, o Gen3 será introduzido para melhorar ainda mais a competição. O calendário conta com treze eventos e 18 corridas – se tornando o maior calendário – aceito pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA, após a reunião que aconteceu em Paris.
Como já era previsto a competição começará em janeiro, com a primeira etapa sendo disputada no México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. Por conta da introdução dos novos carros os times gostariam de um tempo maior para planejar tudo, desta forma o calendário da categoria ainda será referente a temporada 2022/23, mas com início apenas em janeiro. Os testes de pré-temporada seguem em Valencia, programados para iniciar no dia 11 de dezembro.
Após a etapa do México, a Fórmula E viaja para Diriyah na Arábia Saudita para uma rodada dupla. Nem todas as cidades que vão receber o campeonato estão confirmadas, mas as datas já foram reservadas e serão definidas ainda neste ano. Índia e Brasil são as novidades do calendário. A prova no Brasil deve ser disputada no Sambódromo do Anhembi.
Berlim receberá a Fórmula E mais uma vez, sendo a única cidade a sediar ao menos uma prova durante todas as nove temporadas do campeonato. Seul e Jacarta também aparecem mais uma vez no novo calendário, pelo segundo ano consecutivo.
Arábia Saudita, Alemanha, Coreia do Sul, Indonésia, Itália e Inglaterra receberão rodadas duplas. A temporada começara em janeiro, com encerramento previsto para ocorrer entre 29 e 30 de julho em Londres.
Alberto Longo, co-fundador e diretor-executivo da Fórmula E disse: “O calendário da 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E é o nosso calendário de corridas mais expansivo e dinâmico até agora e mal posso esperar para começar.
“Continuaremos a levar o automobilismo elétrico internacionalmente para dar continuidade as corridas de rua totalmente elétricas com o E-Prix em Hyderabad e São Paulo, mantendo as corridas extremamente populares em Diriyah, Cidade do México, Berlim, Mônaco, Roma e Londres, com Jacarta e Seul agora estabelecidas. Também estamos trabalhando duro para incluir a Cidade do Cabo e uma corrida nos EUA quando o calendário provisório for atualizado ainda este ano.”
O próximo campeonato contará com 12 equipes e 24 pilotos, contando com a chegada da McLaren e Maserati, além do retorno da ABT.