A Fórmula E, o campeonato que nos faz questionar se estamos atentos ou não as transformações climáticas e tecnológicas, confirmou hoje o calendário mais esticado da categoria para comemorar seu décimo aniversário. Misano, na Itália, entra na rota da velocidade elétrica, com o Circuito Mundial sendo a primeira parada de uma lista que mais parece um guia de turismo Michelin sobre rodas.
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA deu seu carimbo de aprovação, como se precisássemos de mais alguém dizendo que é uma boa ideia correr em Misano, até a minha nona sabe que é, que Deus a tenha. A pista italiana, conhecida pelo MotoGP e pelos fãs de Valentino Rossi, agora terá sua chance de receber carros elétricos, porque nada diz “futuro” como correr na terra de spaghetti e pizza feito em forno a lenha que produz mais carbono que uma Kombi 79.
O Ministro do Esporte Italiano, Andrea Abodi, parece animado, provavelmente imaginando os carros em alta velocidade misturados com o aroma de tomate e manjericão no ar. Ele diz que a Fórmula E é uma “oportunidade maravilhosa” para o país. Claro, porque nada grita mais “oportunidade” como uma corrida de carros elétricos num país famoso por suas Ferrari rugindo nas estradas, porém perdendo a pole para o Verstappen, só Sainz na causa.
Emocionado também está Stefano Bonaccini, presidente da região Emilia-Romagna, que agradece aos organizadores por mais um evento desportivo na área. Mas a estrela do show, claro, é Portland. A cidade que no ano passado fez um experimento vitorioso ao oferecer um fim de semana de corridas em vez de um dia só. Porque, francamente, quem precisa de descanso quando você pode ter um fim de semana inteiro de zumbido elétrico?
Alberto Longo, diretor do campeonato da Fórmula E, está entusiasmado com Misano e agradece a Portland por ser a anfitriã de um “fim de semana completo de corridas e entretenimento”. Aparentemente, carros elétricos são a nova forma de entretenimento na Cidade das Rosas. Quem precisa de cinemas ou teatros quando você pode ter carros voando silenciosamente pelas ruas?
O CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, destaca o calendário desafiador da 10ª Temporada, como se competir em pistas mais longas e em mais lugares fosse uma ideia incrivelmente original. Ele também ressalta que a Fórmula E é “certificada como carbono zero líquido”. Porque, é claro, o grande problema do mundo é a pegada de carbono dos carros de corrida elétricos.
Enfim, a 10ª temporada está chegando, com mais corridas, mais cidades e mais carros elétricos. A Fórmula E continua a liderar a revolução silenciosa nas pistas, provando que você pode ser ecológico e incrivelmente rápido ao mesmo tempo. Quem diria que a salvação do planeta viria com cheiro de pneu queimado e música eletrônica nas orelhas?
Confira abaixo as datas e locais do e-Prix: