A Fórmula 3 está se preparando para a próxima temporada e trabalha com a possibilidade de ter mais diversidade no grid nos próximos anos. A categoria oferecerá um novo teste para as mulheres, a sessão será realizada em Magny-Cours, França, entre os dias 16 e 17 de setembro.
Foram convidadas três pilotas da W Series: Abbi Pulling (Academia de Pilotos da Alpine), Chloe Chambers, Tereza Babickova, além de Hamda Al Qubaisi, pilota da Fórmula 4 e Fórmula Regional.
Esta é a segunda vez que a categoria promove testes específicos para mulheres, dando a oportunidade para que as meninas conheçam um carro com especificações atuais dos FIA F3. O teste faz parte do plano de diversidade da categoria e uma forma de fornecer as mulheres uma oportunidade para se desenvolver e que em algum momento elas possam dar continuidade as suas carreiras no automobilismo.
As quatro pilotas terão a oportunidade de testar por um dia todo. Dois carros estarão disponíveis em pista para que a categoria apresente o modelo e elas possam avaliar o equipamento.
🚨 Four female drivers are set to get their first taste of #F3 machinery! 🙌
Abbi Pulling, Hamda Al Qubaisi, Chloe Chambers and Tereza Babickova will get an opportunity to familiarise themselves with our car across two days of testing at Magny Cours later this month!#RoadToF1 pic.twitter.com/4HinqvuYvR
— Formula 3 (@Formula3) September 6, 2022
Pulling e Al Qubaisi estão escaladas para o primeiro dia de atividades, enquanto Chambers e Babickova vão participar das avaliações no segundo dia.
“É muito importante para nós garantir que mais e mais mulheres se juntem ao nosso campeonato. A diversidade é uma das nossas principais discussões sobre o futuro do automobilismo”, afirma Bruno Michel, CEO da Fórmula 3 FIA.
“Iniciamos esses testes dedicados à F3 no ano passado, com Nerea Marti, Doriane Pin, Irina Sidorkova e Maya Weug, que disseram como esse teste de um dia foi benéfico para a compreensão das demandas do nosso campeonato. Selecionamos quatro novos pilotos para este ano, pois acompanhamos de perto não apenas a W Series, mas também pilotos em outras categorias”, seguiu Bruno.
“O objetivo deste teste não é comparar seu desempenho, mas é uma oportunidade para eles entenderem o que é exigido de um piloto de F3 em todos os aspectos, para que possam se preparar para os desafios quando avançarem para o nosso campeonato, espero que em o futuro próximo.”
Acredita-se que nos próximos cinco anos a Fórmula 1 ainda não terá uma mulher em seu grid, em parte por faltar oportunidade para as pilotas se desenvolverem nos campeonatos de base. A falta de investimento e auxílio é ainda mais complicado quando estamos falando da carreira de uma pilota.
Programas como a W Series ou o desempenhado pelo FIA Girls on Track em parceria com a Ferrari são importantes para mudar o grid nos próximos anos.
“Fornecer mais oportunidades para as pilotas nos campeonatos de monopostos é uma prioridade fundamental para todos nós na Fórmula 1 e em todo o esporte. Este teste, o segundo desse tipo, fornecerá uma oportunidade real para esses quatro pilotos talentosos demonstrarem seu potencial para as equipes e defenderem uma vaga competitiva nos próximos anos”, afirma Stefano Domenicali, CEO e presidente da Fórmula 1.
A categoria principal do automobilismo ajudou a alavancar a W Series, fechando uma parceria com o campeonato de base para que as suas provas fossem realizadas nos mesmos finais de semana que a F1. A ideia ajudou a W Series atingir mais pessoas e aumentar o seu número de espectadores. Por outro lado, a bicampeã da categoria, Jamie Chadwick segue disputando pelo terceiro ano com a W Series, pois não conseguiu uma vaga nos campeonatos de acesso à F1.
Pulling que atualmente é a 4ª colocada no campeonato da W Series e faz parte da Alpine, disse: “Estou muito animada para testar o carro de F3 em Magny-Cours e sou muito grata por esta oportunidade que me foi dada. Espero tirar o máximo proveito do dia e entender melhor o que será necessário para dar o próximo passo e onde pretendo competir um dia.”
“Ter a oportunidade de conduzir este tipo de carro significa muito para mim e espero que seja muito diferente do que estou habituado a conduzir. No entanto, estou ansiosa pelo desafio e confio que obterei o apoio de que preciso da equipe para me adaptar e aprender o máximo possível”, disse Pulling.
A próxima prova da W Series será disputada no dia 2 de outubro, em Singapura.