Neste fim de semana a Fórmula 2 disputará a 12ª etapa do calendário, a corrida acontece no Azerbaijão, sendo disputada no circuito de rua de Baku. A categoria de base atuará como evento auxiliar da F1.
Este será o último duelo, já que logo na sequência a Fórmula 2 enfrenta mais uma grande pausa no calendário. Enquanto a F1 seguirá para as Américas, o próximo encontro da categoria de base ocorrerá apenas em 28 de novembro, em Lusail, quando serão iniciadas as atividades no Catar.
No ano passado a prova aconteceu em abril em um outro cenário do campeonato, Oliver Bearman conquistou a pole e venceu a corrida principal da F2. Neste ano, o piloto britânico não disputará a prova do Azerbaijão na categoria de base, pois foi escalado para substituir Kevin Magnussen na Haas. O dinamarquês enfrenta uma suspensão de uma corrida de F1, pois conseguiu comprometer os 12 pontos da superlicença em um ano.
Com Magnussen fora de uma rodada e Bearman confirmado para disputar o campeonato de 2025 com a Haas ao lado de Esteaban Ocon, a Haas tem a oportunidade de avaliar o competidor em uma prova, guiando o carro de 2024, complementando as suas participações no TL1. Bearman já participou de um GP neste ano, quando disputou o GP da Arábia Saudita no lugar de Carlos Sainz – após o espanhol ser acometido por uma apendicite. Foi justamente nesta prova, guiando pela Ferrari, que Bearman impressionou e passou a ser cogitado para uma vaga em tempo integral na F1.
Por sua vez, a equipe Prema na F2 contará com um substituto para o piloto britânico. Gabriele Mini, que acaba de encerrar a sua participação na Fórmula 3, terá a oportunidade de testar na F2. O piloto italiano terminou a temporada como vice-lider do campeonato, somando 130 pontos.
Na Trident, Christian Mansell substituirá Roman Stanek na equipe. O competidor, que estava disputando a sua terceira temporada na categoria de base, não conseguiu chegar até o final da competição por dificuldades financeiras. Mansell foi o quinto colocado no campeonato da F3 e usará essa oportunidade para conhecer os carros da categoria, para continuar a sua evolução.
Mais uma mudança foi confirmada, na ART Grand Prix, no lugar de Zak O’Sullivan, Luke Browning disputará as últimas provas da temporada. O estreante terminou a temporada da F3 ocupando o terceiro lugar no campeonato.
O circuito que recebe a F2 neste fim de semana é bem desafiador, por conter 20 curvas, além de retas bem importantes.
Sobre o campeonato, o duelo pelo título segue muito vivo. Após Gabriel Bortoleto realizar uma corrida espetacular na Itália, com o piloto brasileiro largando de último e faturando uma vitória, a diferença entre ele e Isack Hadjar caiu para 10,5 pontos. O francês não pontuou na Itália, terminando as duas corridas do fim de semana fora da zona de pontuação.
Restam seis corridas, para serem disputadas em três etapas. Zane Maloney é o terceiro colocado com 135 pontos.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.