ColunistasFórmula 1Post

Fórmula 1 revela traçado do circuito de rua da Arábia Saudita

Nesta quinta-feira (18) a Fórmula 1 confirmou o traçado da pista da Arábia Saudita que vai receber a corrida da categoria no dia 05 de dezembro.

O circuito de rua de Jeddah tem 6.175 km com 27 curvas, ele fica localizado a 12km do centro da cidade. Está será a segunda maior pista do calendário, perdendo apenas para o traçado de Spa-Francorchamps, que tem 7.004 km.

Ele foi elaborado pelo famoso engenheiro Hermann Tilke, responsável pela elaboração de vários circuitos na Fórmula 1. A expectativa é que os carros consigam roda com uma velocidade média de 250 km/h, desta forma o circuito de Jeddah seria o mais rápido do calendário, mas também estaria no ranking dos mais rápidos em geral.

Circuito da Arábia Saudita – Foto: reprodução Fórmula 1

A pista é um circuito de rua, estreito em vários momentos, de difícil ultrapassagem, mas seria possível liberar três zonas de DRS (asa móvel), para auxiliar nas disputas por posições, mantendo um caráter fluido.

“É sempre muito emocionante divulgar os detalhes de um novo circuito e o circuito de rua de Jeddah não é exceção”, disse Ross Brawn, Diretor Executivo de Fórmula 1

“Trabalhamos em colaboração com a equipe da Tilke e com o promotor para garantir que tivéssemos um pista que proporcione corridas emocionantes para nossos fãs e possa desafiar todos os pilotos. O design traz o melhor de um circuito de rua moderno, mas também tem áreas de fluxo livre e rápido que criarão velocidades e oportunidades de ultrapassagem. O cenário é incrível, no Mar Vermelho, e mal podemos esperar para ver os carros na pista em dezembro”, completa.

Desde que a Arábia Saudita deixou claro que gostaria de receber uma corrida, eles começaram um estudo para identificar os melhores lugares para estabelecer um circuito. Lembramos que a Fórmula E já realiza corridas por lá e também realizaram um grande estudo para a escolha do seu circuito. Mas a corrida elétrica é realizada em Diriyah.

O mapeamento começou com imagens de satélite do Google Earth, antes de partir para a simulação e uma visita ao local. A delegação da F1 foi à Arábia Saudita em janeiro de 2020 para verificar os locais em potencial. A área litorânea chamou a atenção para compor o cenário da prova.

Circuito da Arábia Saudita – Foto: reprodução Fórmula 1

Estabelecer um circuito de rua é trabalhar com a infraestrutura existente, não é totalmente um papel em branco. “O maior desafio foi descobrir como criar um conceito de pista dentro do que é uma faixa de terra bastante estreita, que ainda tinha seções de curva decentes com uma ampla gama de velocidades de curva e não apenas um layout de grampos de cabelo, curvas fechadas e retas “, disse Craig Wilson.

“Foram necessários alguns esquemas de conceitos diferentes para começar, mas depois de avaliarmos os resultados da simulação, foi possível estabelecer rapidamente um conceito que acreditávamos que funcionaria.”

Com o avanço da tecnologia para a simulação dos circuitos, foi possível juntar as partes e ver como tudo funcionária. Mas um dos pontos importantes foi tentar fugir de curvas que são comuns em circuitos de rua, eles queriam desenvolver um layout que fosse rápido e fluido.

A Fórmula E já realizou uma corrida noturna na Arábia Saudita e não é nenhuma novidade para a Fórmula 1 realizar provas noturnas já que conta com Singapura, Bahrein e Abu Dhabi no calendário, então provavelmente neste ano a primeira corrida noturna da F1 na Arábia Saudita também seja noturna, principalmente por conta do forte calor durante o dia.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo