A Fórmula 1 anunciou uma renovação contratual com o Circuito de Monza, desta forma a prova da Itália permanecerá no calendário ao menos até 2031.
O circuito conseguiu a renovação, após o Autódromo Nacional de Monza passar por melhorias significativas ates da prova de 2024 ser disputada. Foram recebidos 335 mil fãs no último evento para ver Charles Leclerc, com a Ferrari, faturar uma vitória diante dos tifosi.
Construído em 1922, Monza também é muito conhecido como o Templo da Velocidade, presente no calendário da categoria desde a primeira temporada da Fórmula 1. A corrida não foi realizada apenas em 1980, quando o circuito precisou ser fechado para reformas.
Em 2020, Monza foi o local da volta mais rápida da F1 em temos de velocidade média, quando Lewis Hamilton conquistou a pole para o GP da Itália daquele ano, cravando 1m18s887, com uma velocidade média de 264.362 km/h.
Cinco pilotos do grid atual – Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Max Verstappen – já conquistaram vitórias no lendário Templo da Velocidade. Eles se juntam a uma lista de lendas do automobilismo, como Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Sir Stirling Moss, Sir Jackie Stewart, Niki Lauda, Ayrton Senna e Michael Schumacher, que também triunfaram no Grande Prêmio da Itália.
A Fórmula 1 segue tendo um crescimento na Itália, tanto em níveis de transmissão e audiência, que se acumula em 183,3 milhões em 2023. O próximo GP da Itália está programado para acontecer entre os dias 5 a 7 de setembro. No próximo ano será a primeira vez que Lewis Hamilton guiará com a Ferrari, sendo um momento que deve chamar ainda mais fãs para acompanhar o evento.
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Estou muito feliz que o Grande Prêmio da Itália permanecerá no calendário até 2031. Monza está no coração da história da Fórmula 1 e a atmosfera a cada ano é única, pois os Tifosi se reúnem em grande número para torcer pela Ferrari e pelos pilotos.”
“As recentes atualizações na infraestrutura do circuito e o investimento planejado mostram um forte comprometimento com o futuro de longo prazo da Fórmula 1 na Itália, e eu quero agradecer ao Presidente do Automobile Club d’Italia, ao Governo Italiano e à Região da Lombardia por sua paixão e comprometimento contínuos com nosso esporte. Eu também quero prestar homenagem aos nossos incríveis fãs em todo o país que apoiam a Fórmula 1 tão apaixonadamente.”
Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube da Itália, disse: “É uma grande honra para nós, o Automóvel Clube da Itália (ACI), termos conseguido garantir a realização de mais seis temporadas do Grande Prêmio da Itália de F1 no Autódromo Nacional de Monza depois de 2025.”
“Devemos agradecer a contribuição valiosa e decisiva do atual Presidente e CEO do Grupo Fórmula 1, Stefano Domenicali, que permitiu esta extensão de contrato. Assim como devemos, certamente, agradecer ao Governo Italiano, à Região da Lombardia e a todas as instituições locais que permitiram que o Grande Prêmio da Itália atraísse, durante as últimas edições, um número cada vez maior de fãs entusiasmados.”
“Em particular, quero destacar a contribuição fundamental do Governo italiano e da Região da Lombardia, que investiram recursos neste circuito centenário e financiaram as obras realizadas este ano.”
“Como todos sabemos, Monza é a pista de corrida mais antiga do mundo a sediar uma corrida do Campeonato Mundial, e também é o evento mais antigo do calendário do Campeonato Mundial. Estamos todos cientes de que a história não é mais suficiente. Após a repavimentação da pista e dos túneis para melhorar a segurança na pista e para os fãs, agora enfrentamos um novo desafio em 2025: melhorar a qualidade e a quantidade das ofertas de hospitalidade. Com esse objetivo em mente, já estamos trabalhando para nos manter à frente dos padrões exigidos pela Fórmula 1 moderna.”
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.