AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fórmula 1 renova o contrato com Monza e garante realização da prova até 2031

O GP da Itália garante uma renovação de seis anos, depois de acordo atual encerrar em 2025

A Fórmula 1 anunciou uma renovação contratual com o Circuito de Monza, desta forma a prova da Itália permanecerá no calendário ao menos até 2031.

O circuito conseguiu a renovação, após o Autódromo Nacional de Monza passar por melhorias significativas ates da prova de 2024 ser disputada. Foram recebidos 335 mil fãs no último evento para ver Charles Leclerc, com a Ferrari, faturar uma vitória diante dos tifosi.

Construído em 1922, Monza também é muito conhecido como o Templo da Velocidade, presente no calendário da categoria desde a primeira temporada da Fórmula 1. A corrida não foi realizada apenas em 1980, quando o circuito precisou ser fechado para reformas.

Em 2020, Monza foi o local da volta mais rápida da F1 em temos de velocidade média, quando Lewis Hamilton conquistou a pole para o GP da Itália daquele ano, cravando 1m18s887, com uma velocidade média de 264.362 km/h.

Cinco pilotos do grid atual – Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Max Verstappen – já conquistaram vitórias no lendário Templo da Velocidade. Eles se juntam a uma lista de lendas do automobilismo, como Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Sir Stirling Moss, Sir Jackie Stewart, Niki Lauda, Ayrton Senna e Michael Schumacher, que também triunfaram no Grande Prêmio da Itália.

A Fórmula 1 segue tendo um crescimento na Itália, tanto em níveis de transmissão e audiência, que se acumula em 183,3 milhões em 2023. O próximo GP da Itália está programado para acontecer entre os dias 5 a 7 de setembro. No próximo ano será a primeira vez que Lewis Hamilton guiará com a Ferrari, sendo um momento que deve chamar ainda mais fãs para acompanhar o evento.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Estou muito feliz que o Grande Prêmio da Itália permanecerá no calendário até 2031. Monza está no coração da história da Fórmula 1 e a atmosfera a cada ano é única, pois os Tifosi se reúnem em grande número para torcer pela Ferrari e pelos pilotos.”

“As recentes atualizações na infraestrutura do circuito e o investimento planejado mostram um forte comprometimento com o futuro de longo prazo da Fórmula 1 na Itália, e eu quero agradecer ao Presidente do Automobile Club d’Italia, ao Governo Italiano e à Região da Lombardia por sua paixão e comprometimento contínuos com nosso esporte. Eu também quero prestar homenagem aos nossos incríveis fãs em todo o país que apoiam a Fórmula 1 tão apaixonadamente.”

Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube da Itália, disse: “É uma grande honra para nós, o Automóvel Clube da Itália (ACI), termos conseguido garantir a realização de mais seis temporadas do Grande Prêmio da Itália de F1 no Autódromo Nacional de Monza depois de 2025.”

“Devemos agradecer a contribuição valiosa e decisiva do atual Presidente e CEO do Grupo Fórmula 1, Stefano Domenicali, que permitiu esta extensão de contrato. Assim como devemos, certamente, agradecer ao Governo Italiano, à Região da Lombardia e a todas as instituições locais que permitiram que o Grande Prêmio da Itália atraísse, durante as últimas edições, um número cada vez maior de fãs entusiasmados.”

“Em particular, quero destacar a contribuição fundamental do Governo italiano e da Região da Lombardia, que investiram recursos neste circuito centenário e financiaram as obras realizadas este ano.”

“Como todos sabemos, Monza é a pista de corrida mais antiga do mundo a sediar uma corrida do Campeonato Mundial, e também é o evento mais antigo do calendário do Campeonato Mundial. Estamos todos cientes de que a história não é mais suficiente. Após a repavimentação da pista e dos túneis para melhorar a segurança na pista e para os fãs, agora enfrentamos um novo desafio em 2025: melhorar a qualidade e a quantidade das ofertas de hospitalidade. Com esse objetivo em mente, já estamos trabalhando para nos manter à frente dos padrões exigidos pela Fórmula 1 moderna.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo