A Fórmula 1 anunciou neste sábado (29) a renovação de contrato com o Azerbaijão. A pista está confirmada no calendário por mais três temporadas, com corridas sendo realizadas até 2026. O anúncio acontece no mesmo fim de semana que a categoria está disputando a 4ª etapa do campeonato.
Após as corridas de GT que foram organizadas no país, um novo layout foi concebido nas ruas de Baku por Hermann Tilke para que a Fórmula 1 realizasse provas no Azerbaijão. O circuito com 20 curvas e uma das pistas mais rápidas do calendário da F1 e o quarto circuito mais longo do calendário.
LEIA MAIS: Novo formato de fim de semana Sprint deixa dúvida e força as equipes a definir suas prioridades
Até este momento, seis provas foram realizadas no Azerbaijão, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Sergio Pérez e Max Verstappen venceram neste traçado.
O Safety Car costuma aparece ao longo do fim de semana por conta do nível de dificuldade que este traçado apresenta. Além da Fórmula 1, a Fórmula 2 também realiza corridas no Azerbaijão.
Em 2023 a Fórmula 1 optou por realizar a primeira Sprint no país. Charles Leclerc conquistou a pole no sábado, mas foi Pérez que cruzou a linha de chegada na primeira posição da corrida de 100 km.
LEIA MAIS: SÉRIE CIRCUITOS DA F1: Baku
“O circuito da cidade de Baku se tonou um dos locais extremamente populares para a Fórmula 1. É um circuito incrível que sempre oferece drama e já foi palco de algumas corridas emocionantes em nossa memória recente. Estamos muito satisfeitos em estender o nosso relacionamento com o Azerbaijão e esperamos continuar nosso crescimento juntos”, afirmou Stefano Domenicali.
“Estamos entusiasmados para confirmar nossa parceira contínua com a Fórmula 1. Desde que recebemos este evento pela primeira vez em 2016, o impacto econômico, social e cultural do esporte em nossa cidade e país é notável. O GP do Azerbaijão continuará a inspirar e entusiasmar nossos fãs por mais três anos. As últimas seis corridas foram algumas das melhores e mais dramáticas da longa história do esporte e esperamos criar mais momentos mágicos para os fãs da F1 em casa e no exterior nos próximos três anos – começando por este fim de semana”, disse Farid Gayibov, Ministro da juventude e esporte do Azerbaijão.