A Fórmula 1 confirmou nesta quinta-feira (05) que o calendário de 2021 vai contar com uma prova inédita na Arábia Saudita, a cidade de Jeddah vai receber o Grande Prêmio da Arábia Saudita em novembro de 2021.
A corrida noturna marca a primeira parceria de longo prazo entre a Fórmula 1 e a Federação Saudita de Automóveis e Motos (SAMF). A Fórmula E já tem duas provas confirmadas no país em 2021, a corrida em Diriyah entrou para o calendário na sexta temporada da competição elétrica.
A FIA vai ir divulgar os eventos da temporada 2021 nas próximas semanas, mas naquela última reunião em que as equipes receberam o plano sobre a próxima temporada, a corrida na Arábia Saudita já era mencionada, assim como a possível prova no Rio de Janeiro.
“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Arábia Saudita para a temporada de 2021 e ao seu anúncio, após as especulações dos últimos dias”, disse Chase Carey, presidente e CEO da Fórmula 1.
“A Arábia Saudita é um país que está se tornando rapidamente um centro de esportes e entretenimento, com muitos eventos importantes ocorrendo lá nos últimos anos e estamos muito satisfeitos que a Fórmula 1 disputará a próxima temporada.
“A região é extremamente importante para nós e com 70% da população da Arábia Saudita com menos de 30 anos, estamos entusiasmados com o potencial de alcançar novos fãs e trazer aos nossos fãs que existem ao redor do mundo corridas emocionantes em um local incrível e histórico. Publicaremos nosso calendário provisório de 2021 completo nas próximas semanas e ele será submetido ao Conselho Mundial de Esportes Motorizados para aprovação”.
O príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, que é ministro dos esportes da Arábia Saudita, comemorou a confirmação da corrida para a próxima temporada: “Não importa em que lugar do mundo seja realizada, a Fórmula 1 é um evento que reúne as pessoas para celebrar uma ocasião que vai muito além do esporte. Estamos ansiosos para compartilhar esta experiência única e compartilhar Jeddah com o mundo. Para muitos sauditas, isso será um sonho que se tornou realidade.”
O Príncipe Khalid Bin AlFaisal, Presidente da Federação Saudita de Automóveis e Motos, disse: “Não temos uma herança rica de automobilismo, mas em um curto espaço de tempo como federação, ganhamos uma forte reputação por oferecer eventos internacionais de classe mundial, como a Fórmula E e o Rally Dakar. Como resultado, a Arábia Saudita é o lar de literalmente milhões de jovens fãs apaixonados do automobilismo. Muitos dos quais já estarão sorrindo e fazendo a contagem regressiva para ver seus heróis em novembro de 2021. Nossos planos nos levarão a levar o esporte a ainda mais pessoas com uma festa que atinge todas as comunidades e está aberta a todos”.
A Arábia Saudita tem um histórico negativo no campo dos direitos humanos, o governo saudita recebe várias críticas com relação a uma série de prisões, torturas, julgamentos e execuções contra jornalistas, opositores e ativistas. Os direitos das mulheres são bem limitados e a homossexualidade é considerada crime no país. São diversos problemas que provocam o questionamento sobre a escolha do local que vai receber uma corrida em 2021.
Renault celebra permissão para mulheres dirigirem na Arábia Saudita em Paul Ricard