Atualmente é até estranho ver que algumas ”proibições” existem ou existiam. Neste domingo (24) as mulheres na Arábia Saudita ganharam o direito de dirigir, já que o governo local antes proibia que elas exercessem essa prática. A medida que foi anunciada em setembro pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman e faz parte de um plano de modernização e põe fim a uma proibição que se tornou uma forma de inferiorização da mulher.
Em comemoração à essa conquista a Renault convidou uma mulher saudita para dar algumas voltas no circuito de Paul Ricard, mas essa não foi a sua primeira vez em um Fórmula 1, no dia 5 de junho ela foi apresentada ao carro para conhecer as suas funções e poder fazer parte desse grande dia.
As mulheres finalmente receberam seu direito de dirigir na Arábia Saudita. A @RenaultSportF1 celebrou esse momento oferecendo à @ASEEL_ALHAMAD a oportunidade de guiar um carro da categoria na preliminar do #FrenchGP. #RenaultSportSpirit pic.twitter.com/HXxkIgDhWe
— Renault Brasil (@RenaultBrasil) June 24, 2018
O carro que ela utilizou foi o de Kimi Raikkonen da temporada de 2012, que levou o piloto a vencer a corrida em Abu Dhabi.
O nome dela é Aseel Al-Hamad e ela é importante no esporte automobilístico, pois é uma representante da Associação de Mulheres Pilotas dentro da Federação de Esporte a Motor da Arábia Saudita.
Moment of history for Saudi Arabia’s women at today’s #FrenchGP
Aseel Al-Hamad will drive a Lotus Renault E20 on a lap of the circuit at Le Castellet before the race – on the day that a ban on women driving in the Gulf Kingdom ends.
LIVE 👉 https://t.co/mCqiHInFVu #bbcf1 pic.twitter.com/YDiHpPAorU
— BBCF1 (@bbcf1) June 24, 2018
Aseel representa o seu país na FIA Women in Motorsport Commission e dessa forma ela fica encarregada de implementar estratégias e políticas para promover a formação de mulheres no automobilismo na Arábia Saudita e mostrando que o lugar da mulher também é no esporte.
A Renault e também a Fórmula 1 se sentiram orgulhosos de permitir que Aseel pudesse demostrar a sua paixão pelo automobilismo no mesmo dia em que essas mulheres conquistaram o direito de guiar nas estradas da Arábia Saudita.
What a day for @ASEEL_ALHAMAD!
It’s been a privilege to celebrate her passion for motorsport on this important occasion. 💛#RSspirit #FrenchGP #SheDrives pic.twitter.com/FMeXtn4E55— Renault F1 Team (@RenaultF1Team) June 24, 2018
Assel disse: “Eu adoro corridas e automobilismo desde muito jovem e pilotar um carro de Fórmula 1 vai além dos meus sonhos e do que eu pensava ser possível. É uma verdadeira honra dirigir o carro Renault Sport Formula Team E20 em frente às multidões em seu Grande Prêmio em casa, na França. Espero que fazê-lo no dia em que as mulheres possam dirigir nas estradas do Reino da Arábia Saudita mostre o que você pode fazer se tiver paixão e espírito para sonhar”.
#SaudiArabian Aseel Al-Hamad (@ASEEL_ALHAMAD) lights up the #France Grand Prix as she drives @F1 car to mark end of female driving ban in #SaudiArabia #SaudiWomenCanDrive #FrenchGP || https://t.co/7XQvRiLtim pic.twitter.com/j2aV8wSTSg
— Arab News (@arabnews) June 24, 2018
Michèle Mouton, Presidente da Comissão Mundial de Esporte a Motor fala: “A Comissão Mundial de Esporte a Motor da FIA se dedica a promover oportunidades em todas as formas de atividades de automobilismo, mas também a promover a igualdade entre homens e mulheres na indústria automobilística em geral. Para tanto, trabalhamos em estreita colaboração com todas as federações esportivas nacionais para melhorar o acesso ao nosso esporte. No tempo em que Aseel foi membro da Comissão, a visão da Arábia Saudita tem sido muito clara e as coisas se desenvolveram rapidamente. Agora como uma das forças motrizes por trás da Federação de Motorsport da Arábia Saudita, a Aseel abrirá caminho para que as mulheres adotem esportes e carreiras no esporte a motor. Obrigado à Renault por reunir uma oportunidade tão inovadora que mostre muitos dos nossos princípios.” Entrevista com tradução livre do site da Renault.
Girl Power
A special way to mark a special day 👌
Aseel Al-Hamad drives in the @RenaultSportF1 Passion Parade at the #FrenchGP on the same day Saudi Arabia allowed women to obtain a driving licence pic.twitter.com/vserUodFly
— Formula 1 (@F1) June 24, 2018