Nesta sexta-feira (14) a Fórmula 1 realizou mais uma alteração no calendário de 2021, por conta das restrições de viagem em decorrência do Covid-19. O GP da Turquia que seria o substituto do GP do Canadá, também precisou ser cancelado, desta forma a categoria mudou a data do GP da França e realizará duas etapas na Áustria como ocorreu em 2020 – durante a abertura do campeonato.
O GP da França será realizado entre os dias 18 e 20 de junho, foi antecipado para a realização de mais uma etapa na Áustria. O GP da Estíria passa a ser realizado entre os dias 25 e 27 de junho, enquanto o GP da Áustria segue na sua data original 02 e 04 de julho. Desta forma o calendário ganha mais uma rodada tripla e o calendário segue com 23 etapas programadas para a temporada 2021. O GP da Bélgica, Holanda e Itália são mais uma trinca do calendário 2021.
Nesta última semana a imprensa turca já estava informando o cancelamento do GP. A Turquia entrou na lista vermelha do governo britânico, desta forma a quarentena fica mais rígida, precisando realizar dez dias de quarentena quando regressasse ao Reino Unido.
“Estávamos todos ansiosos para correr na Turquia, mas as restrições de viagem em vigor impediram que pudéssemos estar lá em junho”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, em um comunicado.
“A Fórmula 1 mostrou mais uma vez que é capaz de reagir rapidamente aos desenvolvimentos e encontrar soluções e estamos muito satisfeitos por ter uma rodada dupla na Áustria, o que significa que a nossa temporada continua com 23 corridas.”
“Quero agradecer ao promotor e às autoridades na Turquia por todos os seus esforços nas últimas semanas e quero agradecer aos promotores na França e na Áustria por sua rapidez, flexibilidade e entusiasmo em acomodar esta solução. Tivemos conversas muito boas com todos os outros promotores desde o início do ano e continuamos a trabalhar de perto com eles durante este período.”
Grande parte dos times tem suas bases técnicas na Inglaterra, desta forma fica inviável realizar a corrida.
O promotor do GP da Turquia pediu para a Fórmula 1 analisar a possibilidade de realizar uma corrida na Turquia ao final da temporada. O GP da China também está nesta lista de espera da categoria.