ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fórmula 1 avalia o melhor cenário para os testes de pré-temporada de 2025 e 2026

Com o início da temporada 2025 programada para acontecer na Austrália, categoria avalia não apenas as condições climáticas, mas a logistíca para realizar a pré-temporada em Barcelona ou no Bahrein

Na última semana tem se falado sobre os testes de pré-temporada de 2025 e 2026. A Fórmula 1 já divulgou o calendário do próximo campeonato, mas ainda não existe nada concreto sobre o local que receberá os testes.

A categoria realizou uma mudança importante no calendário de 2025, por conta do Ramadã, desta forma, o GP da Austrália será disputado como a primeira prova do ano. Nos últimos campeonatos, os testes de pré-temporada aconteceram no circuito do Sakhir, depois que a categoria deixou de usar Barcelona; as atividades avaliativas acontecem cerca de uma semana antes da primeira prova do campeonato.

Acredita-se que o Bahrein poderá ser a sede dos testes de 2025, mesmo não sendo a primeira prova. O Bahrein oferece um pouco mais de tranquilidade para as equipes, por ter condições climáticas mais próximas do que a Fórmula 1 enfrenta ao longo da temporada.

Para as equipes é um pouco mais fácil testar e correr na mesma pista, se tornando logisticamente mais agradável.

Fórmula 1 avalia o melhor cenário para os testes de pré-temporada de 2025 e 2026 – Foto: reprodução Red Bull

Barcelona que já foi usada tantas vezes pela categoria, poderia ser o local dos testes de pré-temporada de 2025, mas como foi revelado pelo site Auto Motor und Sport, a maioria das equipes tem preferência pelo Bahrein permanecer como sede dos testes em 2025, enquanto apenas três times gostariam que a atividade acontecesse na Espanha. A aposta é que o circuito de Barcelona-Catalunha seja o local a receber os testes em 2026, por conta da introdução dos novos regulamentos.

Os testes devem ser realizados em três dias, a previsão é que a sessão seja agendada para os dias 26 a 28 de fevereiro no Bahrein. O Ramadã tem início no dia 28 de fevereiro, sendo um período importante para os muçulmanos. A categoria escolheu não realizar as provas no Bahrein e Arábia Saudita neste período para respeitar este momento. Além disso, seria necessário começar a temporada muito mais cedo, prejudicando o cronograma dos times.

Se a pré-temporada acontecer no final de fevereiro, os times devem regressar para a Europa com os seus carros, tendo um tempo para trabalhar nos equipamentos até que o GP da Austrália seja disputada em 16 de março – praticamente voltando aos velhos tempos…

A logística para realizar a pré-temporada no Bahrein é mais complicada, além de ser mais cara, mas os times conseguiriam aproveitar mais tempo de pista e em um traçado mais quente. Barcelona é mais próximo para os times, mas no começo do ano a Europa enfrenta o inverno e as temperaturas mais baixas, atrapalhando um pouco a coleta de dados das equipes.

Para 2026, Barcelona seria mais atrativa. A pré-temporada deve ser um pouco mais longa, para possibilitar as equipes de ter um entendimento melhor dos seus equipamentos, pois além da mudança estrutural do carro, também acontece a alteração nos motores. Com a Espanha sendo mais próxima das fábricas, as equipes conseguem enviar com mais frequência novas peças para testes. Também é necessário pensar que algumas equipes sempre enfrentam problemas de produção, provocando a entrega tardia de peças. O Bahrein se torna um desafio mais complicado se for usado para os teste em 2026.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo