Para o GP de Mônaco de 2023, a Fórmula 1 vai assumir a cobertura televisiva da prova. Com o novo contrato que foi estabelecido em 2022, a Télé Monte Carlo (TMC) não vai gerar as imagens que são enviadas ao público.
A informação foi reportada pelo site Motorsport Broadcasting. A alteração do contrato permite pela primeira vez a Fórmula 1 ter controle das imagens que serão geradas durante toda uma temporada. A corrida de 2023 em Monte Carlo acontece depois que um novo contrato foi estabelecido para manter o GP de Mônaco no calendário ao menos até 2025. O contrato tem duração de três anos e foi estabelecido entre a F1 e o Automóvel Clube de Mônaco (ACM).
Na década de 1990, várias emissoras locais eram responsáveis por gerar as imagens do GP. Com isso, elas também tinham um controle de mostrar mais vezes os seus pilotos locais. O Japão foi o penúltimo país a permanecer no controle da geração de imagens.
Nos últimos anos, a transmissão do GP de Mônaco sofreu algumas críticas do público, já que várias disputas se perdiam ao longo da transmissão, como aconteceu em 2021, quando erros de Lance Stroll eram destacados enquanto Sebastian Vettel e Pierre Gasly batalhavam. Com o contrato antigo, Mônaco ainda mantinha o controle da geração de imagens.
Com a Fórmula 1 assumindo o controle, é esperado que mais câmeras estejam espalhadas pelo circuito, podendo contemplar mais partes do traçado como tem acontecido em outros circuitos presentes no calendário.
Enquanto os fãs sentiram que a qualidade das imagens melhorou ao longo dos anos, o GP de Mônaco era o único que andava na contramão.
O GP de Mônaco será disputado no próximo dia 28 de maio, com largada prevista para acontecer às 10h (pelo horário de Brasília).