A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (16) o primeiro revezamento dentro do calendário. A prova de Barcelona conseguiu a renovação de contrato, desta forma a corrida no Circuito de Barcelona-Catalunha acontecerá nos anos pares – 2028, 2030 e 2032, enquanto a pista de Spa-Francorchamps ficará com os anos ímpares – 2027, 2029 e 2031.
Para permanecer com algumas corridas no calendário, sem aumentar o número de 24 provas ao ano, a Fórmula 1 optou por realizar o revezamento entre alguns circuitos. A demanda para receber a categoria cresceu muito nos últimos anos, a ideia é ter novas praças recebendo a competição, mas com a possibilidade de fazer um calendário mutável para atender o interesse dos países e do público.
Barcelona então recebe a extensão de múltiplos anos do seu contrato, a corrida também mudará de nome para atender própria demanda comercial e valorizar o local será disputada. A partir deste ano, a prova passará a se chamar GP de Barcelona Catalunha, pois a competição também passará por Madri.
Nos anos pares, a categoria disputará duas provas na Espanha, portanto, a alteração do nome da corrida também faz sentido, pois o país será representado por duas corridas.
A extensão do contrato acontece após o investimento significativo de obras para melhorar a pista, incluindo a construção do Circuit Rooftop, um novo espaço com vista para as curvas 9, 10 e 11.
Inaugurado em 1991 como parte do legado estrutural dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, o Circuito de Barcelona-Catalunha combina trechos de alta exigência aerodinâmica com curvas mais técnicas e lentas, formando um traçado completo e desafiador, ideal para uma série de testes e importante para as equipes de Fórmula 1. Ao longo dos anos, o palco catalão foi cenário de capítulos marcantes da Fórmula 1, entre eles a primeira vitória de Max Verstappen na categoria, em 2016.
Na temporada de 2025, cerca de 300 mil torcedores passaram pelo autódromo durante o fim de semana de corrida, que terminou com triunfo de Oscar Piastri, seguido por seu companheiro de equipe, Lando Norris. Entre os pilotos do grid atual, Lewis Hamilton e Fernando Alonso também já celebraram vitórias no circuito espanhol.
Nos últimos anos, os organizadores intensificaram esforços para elevar a experiência do público e aproximar ainda mais a cidade do espetáculo da Fórmula 1. Como parte dessa estratégia, a tradicional Plaça de Catalunya passou a receber, nas duas temporadas mais recentes, um festival dedicado aos fãs na semana que antecede o Grande Prêmio — iniciativa que já tem retorno confirmado para 2026 e reforça a integração entre o evento e a comunidade local.
“Barcelona é uma cidade incrível, e os fãs da Fórmula 1 sempre nos recebem com muita paixão, por isso estou muito feliz que continuaremos a correr no Circuito de Barcelona-Catalunha nos próximos anos”, disse Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1.
“A equipe investiu muito no circuito e organizou festivais fantásticos para os fãs nos últimos anos, então estamos ansiosos para ver como eles continuarão a desenvolver a experiência, tanto para os participantes da corrida quanto para a cidade como um todo.”
“Gostaria de agradecer a Salvador Illa, Presidente do Governo da Catalunha, a Pol Gibert, CEO da Circuits de Catalunya SL e Secretário-Geral do Departamento de Negócios e Emprego, pelo seu compromisso inabalável em acolher a Fórmula 1, e a Oriol Sagrera, antigo CEO da Circuits de Catalunya SL e antigo Secretário-Geral do Departamento de Negócios e Emprego, que foi fundamental para garantir a renovação. Mal posso esperar para ver os nossos brilhantes fãs em Barcelona em junho!”
“Acoeitamos com satisfação a renovação do Grande Prêmio de Fórmula 1 na Catalunha, pelo menos até 2032″, falou Pol Gibert, CEO da Circuits de Catalunya SL e Secretário-Geral do Departamento de Negócios e Emprego.
“Acolhemos com satisfação a renovação do Grande Prêmio de Fórmula 1 na Catalunha, pelo menos até 2032.
“Gostaríamos de expressar nossa gratidão à Fórmula 1 pela confiança depositada no Circuito de Barcelona-Catalunha e na região ao longo de todos esses anos. Esta renovação é fruto de uma relação sólida e estreita colaboração, e representa um passo muito importante para consolidar ainda mais a Catalunha como um evento fundamental no calendário internacional.”
“A Fórmula 1 gera um impacto econômico de mais de 300 milhões de euros por edição, mas acima de tudo é um evento estratégico que ajuda a projetar a Catalunha mundialmente como um país capaz de sediar competições esportivas de alto nível.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







