A Ford deu mais um passo no mundo das competições, a marca norte-americana escalou o elenco para seu caminho até a Classe Hypercar do Mundial de Endurance da FIA. O time contará com Mike Rockenfeller, Sebastian Priaulx – dois pilotos de fábrica na classe GTD, além do ex-Fórmula 1, Logan Sargeant.
A escolha orbita entre a experiência e a juventude, onde a equipe vai se preparar para enfrentar uma classe extremamente competitiva no WEC. Anteriormente, Sargeant já tinha participado de um teste de novatos organizado pela categoria no Bahrein, em novembro, após o encerramento do campeonato. O norte-americano completou algumas voltas no Ford Mustang GT3.
Após deixar a Fórmula 1 por conta do desempenho muito abaixo do esperado, Sargeant foi cotado para disputar a temporada 2025 da European Le Mans Series pela IDEC Sport, mas o competidor mudou de ideia. Ainda no ano passado, em meados de agosto, aceitou o convite da PR1 Mathiasen para fazer as etapas finais do IMSA SportsCar.
Ao lado de Sargeant, Priaulx e o experiente piloto de endurance Rockenfeller, já fazem parte da família Ford, tendo se unido ao volante do Mustang da equipe Multimatic Motorsport na categoria GTD Pro da IMSA em 2025. Foram obtidas vitórias em Detroit e no Indianapolis Motor Speedway, para fechar o campeonato na terceira colocação do IMSA na GTD Pro.
Foi determinado que antes de 2027, eles disputarão juntos a classe LMP2 na European Le Mans Series deste ano. Priaulx e Sargeant também farão parte da equipe Proton na classe LMGT3 em 2026. O primeiro se juntará ao britânico Ben Tuck e Eric Powell no carro #77, enquanto o segundo correrá ao lado dos italianos Giammarco Levorato e Stefano Gattuso no carro irmão #88.
“Seb é um talento puro e natural, ‘Rocky’ é o veterano que já viu e ganhou de tudo, enquanto Logan traz um nível de sofisticação técnica e experiência em alta pressão aerodinâmica que é vital para um programa desta escala”, comentou Dan Sayers, gerente do programa de Hypercars da Ford Racing.
O prazo é curto, já que dentro de 12 meses eles estarão no grid do WEC competindo.
“No mundo do automobilismo global, esse é um prazo de tirar o fôlego. Construir um programa de Hypercar do zero até a linha de partida de Le Mans em apenas dois anos é, por qualquer medida objetiva, quase impossível, mas na Ford Racing, tornar o impossível possível é a única maneira que sabemos trabalhar. Passamos o último ano na linha de frente, e embora o evento principal ainda esteja por vir, a alma desta máquina já começa a rugir.”
“Essa alma é o motor. É mais do que apenas um componente – é a identidade do carro. Quando você ouve um Ford vindo pela reta Mulsanne às três da manhã, você não deveria precisar olhar para o emblema para saber de quem se trata. É por isso que escolhemos o Coyote. Quando você tem um motor tão icônico em seu arsenal – um propulsor que já define nossos programas Dark Horse R, GT4 e GT3 – você não procura alternativas. Você se entrega ao seu DNA.”
A Ford aproveitou o dia de revelações para confirmar que o motor usado no carro será um V8 de 5,4 litros, naturalmente aspirado – que pela primeira vez na história da empresa será produzido inteiramente pela própria Ford, mas em parceria com a Red Bull Ford Powertrains. Compartilhando a mesma arquitetura do Mustang LMGT3 e acoplado a um sistema híbrido padrão, essa escolha coloca a Ford apenas como o terceiro carro sem turbo do grid dos hypercars em 2027, assim como Cadillac V-Series.R e do Aston Martin Valkyrie.
A plataforma de desenvolvimento do projeto contará com a empresa francesa ORECA, para fabricação do chassi.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.